o preparador, sabendo que o carro fora chipado para andar no álcool (informação que obtive com o antigo proprietário do carro) adaptou um sensor de um golf na fiação do sensor do fluxo de ar do Monza, e segundo ele, esta tendo alguma leitura com o modulo de injeção ( andamos um pouco com o carro hoje a tarde), caso contrário, segundo ele, a central isolaria a injeção imediatamente. Um detalhe os bicos que estão no carro, ao que tudo consta, são do Kadett gsi, pois são amarelos e talvez foram abertos para atuar no álcool. isto ainda sera melhor verificado pelo preparador. Uma vez que foi feito a dita adaptação do sensor abastecemos o carro no álcool para ver se a central vai bloquear ou não a injeção e fazermos um teste de media de consumo para ver se tem melhor rendimento, caso o carro ande "normalmente", dai seria feito os ajustes devidos. Bem por hora é isso pessoal, se tiver alguém ai que possa me dizer algo a respeito agradeço de antemão e logo mais direi aqui como se deu isso de "sensor do golf" no Monza
mudança de injeção: mpfi para efi?!
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GLESTONY
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mudança de injeção: mpfi para efi?!
Saudações caríssimos! gente é o seguinte tenho agora algumas duvidas e trago as aqui para que vocês dem deem seu parecer a respeito do tema que me aflige a cuca. Haja vista que muitos aqui no fórum podem ter passado por situação semelhante e tal. O mecanico preparador, cujo fiz uma parceria recente, no intuito de resolver a questão de meu Monza, sensor do fluxo de ar que não funciona, me apontou uma alternativa, em mudar o sistema de injeção, para que eu não venha ter no, futuro, dificuldades com a "problemática" do sistema Le Jetronic. uma delas é mudar de 4 bicos para 1 bico. tenho três perguntas a respeito desta: no geral vale a pena mudar?; caso realmente assim o faça, meu Monza tem painel digital, com esta conversão ficaria o mesmo painel digital?; apos a mudança o carro teria interface com o computador?...
o preparador, sabendo que o carro fora chipado para andar no álcool (informação que obtive com o antigo proprietário do carro) adaptou um sensor de um golf na fiação do sensor do fluxo de ar do Monza, e segundo ele, esta tendo alguma leitura com o modulo de injeção ( andamos um pouco com o carro hoje a tarde), caso contrário, segundo ele, a central isolaria a injeção imediatamente. Um detalhe os bicos que estão no carro, ao que tudo consta, são do Kadett gsi, pois são amarelos e talvez foram abertos para atuar no álcool. isto ainda sera melhor verificado pelo preparador. Uma vez que foi feito a dita adaptação do sensor abastecemos o carro no álcool para ver se a central vai bloquear ou não a injeção e fazermos um teste de media de consumo para ver se tem melhor rendimento, caso o carro ande "normalmente", dai seria feito os ajustes devidos. Bem por hora é isso pessoal, se tiver alguém ai que possa me dizer algo a respeito agradeço de antemão e logo mais direi aqui como se deu isso de "sensor do golf" no Monza
o preparador, sabendo que o carro fora chipado para andar no álcool (informação que obtive com o antigo proprietário do carro) adaptou um sensor de um golf na fiação do sensor do fluxo de ar do Monza, e segundo ele, esta tendo alguma leitura com o modulo de injeção ( andamos um pouco com o carro hoje a tarde), caso contrário, segundo ele, a central isolaria a injeção imediatamente. Um detalhe os bicos que estão no carro, ao que tudo consta, são do Kadett gsi, pois são amarelos e talvez foram abertos para atuar no álcool. isto ainda sera melhor verificado pelo preparador. Uma vez que foi feito a dita adaptação do sensor abastecemos o carro no álcool para ver se a central vai bloquear ou não a injeção e fazermos um teste de media de consumo para ver se tem melhor rendimento, caso o carro ande "normalmente", dai seria feito os ajustes devidos. Bem por hora é isso pessoal, se tiver alguém ai que possa me dizer algo a respeito agradeço de antemão e logo mais direi aqui como se deu isso de "sensor do golf" no Monza
Editado pela última vez por GLESTONY em 03 Dez 2013, 13:52, em um total de 1 vez.
"O homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira."
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Re: mudança de injeção: mpfi para efi?!
Não vá ficar com raiva de mim, mas vamos às respostas... :smt023
O MPFI sem EZK tem 116cv (com EZK tem 121cv).
O EFI à gasolina, com 9,2:1 de taxa, tem 110cv na gasolina e 116cv no álcool.
Mas não adianta achar que "ah! então é só colocar a EFI e rodar com álcool que terei os 116cv de volta".
Para chegar nesta potência, a mesma que o MPFI tem com taxa de 8,8:1 e distribuidor à vácuo/centrífugo, vai ter que abrir o motor e trocar os pistões.
Scaner, teria assim como todos os outros EFI.
Não são de GSi e não vão funcionar direito na sua injeção, porque são de alta impedância.
Daqui de longe, minha primeira sugestão é fugir deste prepara-a-dor gambiarreiro aí.
É perfeitamente possível reparar sua le-jetronic. Só que pode dar trabalho por ter que testar sensores manualmente (multímetro) e não com um scaner. Por isso a maioria dos mexânicos fogem dela (preguiça ou falta de conhecimento).
Mas é óbvio que a escolha é sua.
Boa sorte aí e qualquer novidade, vá postando aqui no fórum. :smt023
Problemático é ele... kkkkkkkkGLESTONY escreveu:Saudações caríssimos! gente é o seguinte tenho agora algumas duvidas e trago as aqui para que vocês dem deem seu parecer a respeito do tema que me aflige a cuca. Haja vista que muitos aqui no fórum podem ter passado por situação semelhante e tal. O mecanico preparador, cujo fiz uma parceria recente, no intuito de resolver a questão de meu Monza, sensor do fluxo de ar que não funciona, me apontou uma alternativa, em mudar o sistema de injeção, para que eu não venha ter no, futuro, dificuldades com a "problemática" do sistema Le Jetronic.
Vai perder uns 7 ou 8cv de cara.uma delas é mudar de 4 bicos para 1 bico. tenho três perguntas a respeito desta: no geral vale a pena mudar?;
O MPFI sem EZK tem 116cv (com EZK tem 121cv).
O EFI à gasolina, com 9,2:1 de taxa, tem 110cv na gasolina e 116cv no álcool.
Mas não adianta achar que "ah! então é só colocar a EFI e rodar com álcool que terei os 116cv de volta".
Para chegar nesta potência, a mesma que o MPFI tem com taxa de 8,8:1 e distribuidor à vácuo/centrífugo, vai ter que abrir o motor e trocar os pistões.
Acho que não muda nada para o PD. O sensor de velocidade já está lá mesmo e as outras funções não dependem da injeção. Aliás, passaria a ter as funções da lâmpada de marcha ascendente e luz de anomalia da injeção operando.caso realmente assim o faça, meu Monza tem painel digital, com esta conversão ficaria o mesmo painel digital?;
Computador de bordo: Não. Teria que trocar por um CB para EFI.apos a mudança o carro teria interface com o computador?...
Scaner, teria assim como todos os outros EFI.
Chipar uma LE-jetronic não tem como. Se fizeram alguma coisa, arrisco a dizer que fizeram gambiarra... heheheo preparador, sabendo que o carro fora chipado para andar no álcool (informação que obtive com o antigo proprietário do carro)
Não falei? Quais as chances de um sensor de vazão de ar, feito para outro carro, com outra injeção, funcionar direito no seu monza?adaptou um sensor de um golf na fiação do sensor do fluxo de ar do Monza, e segundo ele, esta tendo alguma leitura com o modulo de injeção ( andamos um pouco com o carro hoje a tarde), caso contrário, segundo ele, a central isolaria a injeção imediatamente.
Tudo errado.Um detalhe os bicos que estão no carro, ao que tudo consta, são do Kadett gsi, pois são amarelos
Não são de GSi e não vão funcionar direito na sua injeção, porque são de alta impedância.
Vai saber o que fizeram com os bicos...e talvez foram abertos para atuar no álcool.
Numa boa... Eu acho que seguindo por este caminho obscuro, montando um sistema todo frankstein (sensor errado, bicos errados e vai saber mais em que fuxicaram), você vai ter despesa e dor-de-cabeça por muito tempo ainda.isto ainda sera melhor verificado pelo preparador. Uma vez que foi feito a dita adaptação do sensor abastecemos o carro no álcool para ver se a central vai bloquear ou não a injeção e fazermos um teste de media de consumo para ver se tem melhor rendimento, caso o carro ande "normalmente", dai seria feito os ajustes devidos. Bem por hora é isso pessoal, se tiver alguém ai que possa me dizer algo a respeito agradeço de antemão e logo mais direi aqui como se deu isso de "sensor do golf" no Monza
Daqui de longe, minha primeira sugestão é fugir deste prepara-a-dor gambiarreiro aí.
É perfeitamente possível reparar sua le-jetronic. Só que pode dar trabalho por ter que testar sensores manualmente (multímetro) e não com um scaner. Por isso a maioria dos mexânicos fogem dela (preguiça ou falta de conhecimento).
Mas é óbvio que a escolha é sua.
Boa sorte aí e qualquer novidade, vá postando aqui no fórum. :smt023
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Re: mudança de injeção: mpfi para efi?!
ou, mantém mpfi e coloca logo uma IE programável
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
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Re: mudança de injeção: mpfi para efi?!
Cara realmente eu estou no lugar certo rs, se tem algo que gosto muito e a possibilidade de dialogo, de modo dialético.
certo então, na verdade me satisfaz bem o mpfi, por tudo isso que você pontuou aqui, o que ta pegando mesmo é que aqui em Goiânia aqui são poucos Monzas com este motor, estou com o carro a quase um ano e ainda não encontrei nenhum Monza mpfi nas "andanças" que fiz para adquirir mais informações sobre sua mecânica, talvez por isso os profissionais da área tenham lá suas dificuldades.
Como ja disse aqui em outro momento o "Tubarão" é meu primeiro carro ( e que satisfação, apesar de tudo até aqui), ou seja ainda sou "leigo" sobre a mecânica básica mesmo, porém tenho aprendido bastante desde de que estou com o carro, graças ao interesse que tenho em deixa lo ok, as boas dicas e orientações encontradas aqui no clube e também a literatura disponível de modo geral (ler é fundamental). Sabe, este mecânico que agora me da um suporte tem propriedades sim sobre mecânica. Pois, o pouco que pude observar nele denota certa competência naquilo que faz. No entanto, mediante o meu Monza ele próprio assumiu que nunca tinha ficado diante de uma situação igual (dificil de resolver). Ele sabe mesmo regular o fluxo, digo isto porque comprovei com as coisas que eu já havia descobrido a respeito desta questão. Ele também mediu cada sensor com um multímetro, tanto é que trocamos tps e sensor de temperatura, antes disso para poder funcionar o carro, depois de uma pane onde eu não consegui de jeito algum. ele pediu que trocássemos as velas, que eram de Monza carburado, tampa do distribuidor que esta com o carvão ruim, enfim fez uma serie de observações que outros "mexanicos" que estiveram diante do carro não fiseram. detalhe, o camarada tem um Vectra gsi muito bacana mesmo, e segundo ele quando ainda morava no sul preparou muitos Monzas mpfi. Mas eu entendo oque tu diz a respeito do sensor de outro carro no Monza que tenho, foi uma falta mesmo, nada a ver, talvez isto se deva ao fato de ele desconhecer de maneira mais aprofundada a dita injeção Le Jetronic. Ontem baixei um manual sobre este sistema e deixei com o "Gaucho" (mecânico) para que desse uma lida e tira-se conclusões. Tentarei a parceria com ele um pouco mais, para ver se somando as experiencias que ele tem com informações seguras que vou obtendo, principalmente aqui no clube e levando até ele, ele possa ser favorável com o ajuste do motor de meu Monza. Mesmo porque estou sem opção melhor entende?! levarei até ele a minha vontade em solucionar a questão "custe o que custar" para que talvez prossigamos em melhor caminho.
Gente valeu mesmo as devolutivas aqui, serei sempre grato a vcs todos espero ainda contribuir com outros companheiros depois de tudo resolvido. Essa será minha contrapartida aqui. Abraço e ate logo. :smt023
P.S. A propósito, oque eu precisaria fazer para ter uma injeção programável em meu Monza ? e o custo aproximado para isso? :smt017
certo então, na verdade me satisfaz bem o mpfi, por tudo isso que você pontuou aqui, o que ta pegando mesmo é que aqui em Goiânia aqui são poucos Monzas com este motor, estou com o carro a quase um ano e ainda não encontrei nenhum Monza mpfi nas "andanças" que fiz para adquirir mais informações sobre sua mecânica, talvez por isso os profissionais da área tenham lá suas dificuldades.
Como ja disse aqui em outro momento o "Tubarão" é meu primeiro carro ( e que satisfação, apesar de tudo até aqui), ou seja ainda sou "leigo" sobre a mecânica básica mesmo, porém tenho aprendido bastante desde de que estou com o carro, graças ao interesse que tenho em deixa lo ok, as boas dicas e orientações encontradas aqui no clube e também a literatura disponível de modo geral (ler é fundamental). Sabe, este mecânico que agora me da um suporte tem propriedades sim sobre mecânica. Pois, o pouco que pude observar nele denota certa competência naquilo que faz. No entanto, mediante o meu Monza ele próprio assumiu que nunca tinha ficado diante de uma situação igual (dificil de resolver). Ele sabe mesmo regular o fluxo, digo isto porque comprovei com as coisas que eu já havia descobrido a respeito desta questão. Ele também mediu cada sensor com um multímetro, tanto é que trocamos tps e sensor de temperatura, antes disso para poder funcionar o carro, depois de uma pane onde eu não consegui de jeito algum. ele pediu que trocássemos as velas, que eram de Monza carburado, tampa do distribuidor que esta com o carvão ruim, enfim fez uma serie de observações que outros "mexanicos" que estiveram diante do carro não fiseram. detalhe, o camarada tem um Vectra gsi muito bacana mesmo, e segundo ele quando ainda morava no sul preparou muitos Monzas mpfi. Mas eu entendo oque tu diz a respeito do sensor de outro carro no Monza que tenho, foi uma falta mesmo, nada a ver, talvez isto se deva ao fato de ele desconhecer de maneira mais aprofundada a dita injeção Le Jetronic. Ontem baixei um manual sobre este sistema e deixei com o "Gaucho" (mecânico) para que desse uma lida e tira-se conclusões. Tentarei a parceria com ele um pouco mais, para ver se somando as experiencias que ele tem com informações seguras que vou obtendo, principalmente aqui no clube e levando até ele, ele possa ser favorável com o ajuste do motor de meu Monza. Mesmo porque estou sem opção melhor entende?! levarei até ele a minha vontade em solucionar a questão "custe o que custar" para que talvez prossigamos em melhor caminho.
Gente valeu mesmo as devolutivas aqui, serei sempre grato a vcs todos espero ainda contribuir com outros companheiros depois de tudo resolvido. Essa será minha contrapartida aqui. Abraço e ate logo. :smt023
P.S. A propósito, oque eu precisaria fazer para ter uma injeção programável em meu Monza ? e o custo aproximado para isso? :smt017
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Re: mudança de injeção: mpfi para efi?!
Que bom que não se ofendeu com as minhas observações.GLESTONY escreveu:Cara realmente eu estou no lugar certo rs, se tem algo que gosto muito e a possibilidade de dialogo, de modo dialético.
certo então, na verdade me satisfaz bem o mpfi, por tudo isso que você pontuou aqui, o que ta pegando mesmo é que aqui em Goiânia aqui são poucos Monzas com este motor, estou com o carro a quase um ano e ainda não encontrei nenhum Monza mpfi nas "andanças" que fiz para adquirir mais informações sobre sua mecânica, talvez por isso os profissionais da área tenham lá suas dificuldades.
Como ja disse aqui em outro momento o "Tubarão" é meu primeiro carro ( e que satisfação, apesar de tudo até aqui), ou seja ainda sou "leigo" sobre a mecânica básica mesmo, porém tenho aprendido bastante desde de que estou com o carro, graças ao interesse que tenho em deixa lo ok, as boas dicas e orientações encontradas aqui no clube e também a literatura disponível de modo geral (ler é fundamental). Sabe, este mecânico que agora me da um suporte tem propriedades sim sobre mecânica. Pois, o pouco que pude observar nele denota certa competência naquilo que faz. No entanto, mediante o meu Monza ele próprio assumiu que nunca tinha ficado diante de uma situação igual (dificil de resolver). Ele sabe mesmo regular o fluxo, digo isto porque comprovei com as coisas que eu já havia descobrido a respeito desta questão. Ele também mediu cada sensor com um multímetro, tanto é que trocamos tps e sensor de temperatura, antes disso para poder funcionar o carro, depois de uma pane onde eu não consegui de jeito algum. ele pediu que trocássemos as velas, que eram de Monza carburado, tampa do distribuidor que esta com o carvão ruim, enfim fez uma serie de observações que outros "mexanicos" que estiveram diante do carro não fiseram. detalhe, o camarada tem um Vectra gsi muito bacana mesmo, e segundo ele quando ainda morava no sul preparou muitos Monzas mpfi. Mas eu entendo oque tu diz a respeito do sensor de outro carro no Monza que tenho, foi uma falta mesmo, nada a ver, talvez isto se deva ao fato de ele desconhecer de maneira mais aprofundada a dita injeção Le Jetronic. Ontem baixei um manual sobre este sistema e deixei com o "Gaucho" (mecânico) para que desse uma lida e tira-se conclusões. Tentarei a parceria com ele um pouco mais, para ver se somando as experiencias que ele tem com informações seguras que vou obtendo, principalmente aqui no clube e levando até ele, ele possa ser favorável com o ajuste do motor de meu Monza. Mesmo porque estou sem opção melhor entende?! levarei até ele a minha vontade em solucionar a questão "custe o que custar" para que talvez prossigamos em melhor caminho.
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Se pretender continuar com a le-jetronic, posso indicar uma pessoa que faz revisão nos sensores de vazão de ar. Inclusive já mandei o do meu carro lá.
Se chama Rafael Bakker, do RJ.
http://transporte-veiculo.mercadolivre. ... utenco-_JM
EU começaria a restauração por aí: Sensor original revisado pelo Bakker, bicos originais de volta no carro (de baixa impedância), revisão geral dos sensores da le-jetronic e gasolina no tanque. Só com isso certamente eliminará várias fontes de dor-de-cabeça que está tendo agora.
Aí já não é comigo... Eu sou da turma que prefere as originais... heheheP.S. A propósito, oque eu precisaria fazer para ter uma injeção programável em meu Monza ? e o custo aproximado para isso? :smt017
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Re: mudança de injeção: mpfi para efi?!
:smt023 Cara é isso mesmo que farei, já já mando o fluxo para o Bakker consertar, dai continuo o processo de restauração do Classic. Valeu meu velho.
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Re: mudança de injeção: mpfi para efi?!
Enquanto isso, já pode ir procurando os bicos originais do carro também.
Pode tentar passar os amarelos na troca, apesar de terem sido retrabalhados...
Recentemente discutimos sobre os bicos do 500EF neste tópico:
viewtopic.php?f=50&t=28698
Pode tentar passar os amarelos na troca, apesar de terem sido retrabalhados...
Recentemente discutimos sobre os bicos do 500EF neste tópico:
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Re: mudança de injeção: mpfi para efi?!
corpo de metal e amarelo. . não seriam tb do golf. Coloquei do golf e são amarelos mas com corpo de metal, não aqueles amarelos inteiros de plástico.
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