Caro Waldmann, tudo bem?
Seu carro tem mais coisa do que a gente imagina. Até a milha como opcional original!! E os símbolos (ideograma) estão em perfeito estado de conservação.
Este opcional de farol de milha é muito raro nos Monza SL/E. É um acessório de série dos Classic SE e dos GLS. Este interior azul é extraordinário e raríssimo para esta versão, modelo e ano de Monza, apesar do carro ser azul por fora. Geralmente, esta versão tem a forração interna, tapeçaria e teto aveludado na cor preta. Por sinal, os locais que aparecem na imagem estão muito bem conservados. De fato, é um carro muito mais simples de ser restaurado do que eu previa. Bem planejada, a sua restauração ser concluída com um orçamento de 30% a 40% menor.
Se o seu carro já vem equipado com a milha original, basta um eletricista fazer o teste. Mas lembre-se: o farol de milha não fica aceso à toa. Originalmente, ele só acende se o botão dele (este que você felizmente tem e me mostrou) estiver assim como ele está na foto, para cima, e desde que você acenda a luz alta. Se baixar a luz alta, desliga a milha automaticamente. Se não quiser usar milha, só baixar o botão e o farol de milha será desligado. A finalidade do milha é ampliar o poder de alcance da luz alta, auxiliando-a.
Para esta revisão, creio que você não necessita sacar o botão. Basta testar os fusíveis e lâmpadas. Mas, em todo caso, o acesso a este botão você faz da seguinte forma:
Passo 1:
- abra e retire a tampa do acendedor de cigarros (force para baixo, suavemente, a aleta da mola que fica no lado direito do cinzeiro);
- retire o parafuso do compartimento de acendedor de cigarros. Fica no lado esquerdo do acendedor.
- depois de retirar o parafuso, retire o conjunto acendedor/cinzeiro. Para isso, você terá se soltar os fios do acendedor de cigarros e da iluminação interna do cinzeiro.
- depois disso, você terá acesso ao botão do farol pela parte de baixo.
- retire o plug do botão.
- retire o botão.
Se for difícil acessar o botão assim, siga o Passo 2.
Passo 2:
- retire o parafuso que fica escondido em cima do botão do desembaçador;
- retire o parafuso que fica escondido em cima do botão do farol de milha;
- retire dois parafusos que ficam escondidos dentro de uma tampinha falsa que fica na lado esquerdo das alavancas de direção da ventilação interna.
- retire os dois parafusos inferiores que prendem ao painel principal, a moldura dos botões centrais do painel.
Feito isso, você vai conseguir retirar toda a moldura plástica onde ficam fixados todos os botões do centro do painel, abaixo do rádio. É mais fácil você ter acesso ao botão do farol de milha mediante este procedimento.
Veja no meu tópico como ficará o painel e o acesso ao botão depois deste procedimento de desmontagem da moldura:
viewtopic.php?f=33&t=27843
Cuidado para não machucar a mão nas roscas dos parafusos que ficam viradas para dentro do painel, para não tirar nenhum fio do lugar e nem deslocar alguma das lâmpadas.
Só mais um detalhe: nas fotos do meu tópico, você vai encontrar o meu ideograma, que é aquela pecinha que contém a impressão dos símbolos do desembaçador, pisca alerta e farol auxiliar, da esquerda para a direita. Você vai notar que o símbolo do farol auxiliar do seu carro é diferente do meu. No seu, tem a meia lua e os riscos para frente, que significa farol de
milha. No meu, tem a meia luz mais estreitinha, com os riscos virados para baixo, que significa farol de
neblina.
A diferença: o farol de neblina é aquele que vem abaixo do parachoque. O milha, assim como o seu, é aquele que vem embutido no farol principal.
O motivo da diferença: Esta diferença existe porque, nos Monza caixote (82/90), não havia farol de milha, mas apenas de neblina, que vinha abaixo do parachoque. Os modelos Tubarão (91/96) possuem faróis do modelo do seu carro, que já vem com espaço para farol de neblina. Desta forma, esta diferença existe mesmo e o símbolo do farol de milha tomou o lugar do símbolo do farol de neblina a partir de 1991.
Aí você me pergunta: Mas Chico, o Monza Classic SE 91, mesmo ano que o meu, vinha com o farol de milha em cima e com o farol de neblina embaixo, embutido no parachoque. Neste caso, onde foi parar o botão do farol de neblina?
E eu te respondo: No modelo Classic SE, o botão do farol de milha fica no centro do painel, conforme ocorre no seu Monza SL/E, que possui este precioso opcional. Desta forma, o botão do farol de neblina, que tem a luz verde claro embaixo, foi parar no lado esquerdo do painel, abaixo da chave/botão de luz. Você encontrará duas tampinhas: Lado esquerdo, farol de neblina. Lado direito, luz de neblina, que é uma luz vermelha, que fica na lanterna traseira esquerda do Monza, na primeira faixa vermelha da lanterna, contada de baixo para cima. Este dispositivo é semelhante à luz de neblina do Kadett GS/GSi, mas, ao invés de vir instalada no parachoque, no Monza, esta luz veio embutida na lanterna. Neste caso, o botão da luz de neblina também acende amarelo.
Os símbolos são os seguintes: farol de neblina: meia lua no lado direito e riscos para baixo. Luz traseira de neblina: meia luz no lado esquerdo com riscos para frente. Neste caso, é muito raro vir o ideograma sem os botões. Por isso, não se assuste se no seu carro não tiver estes símbolos no local de instalação dos botões de faróis e luz de neblina. Isso é normal.
Veja a figura:
Havendo dúvida, pergunte à vontade
Boa sorte! Se precisar de ajuda é só chamar. Estou cada vez mais empolgado com seu carro rsrsrs......