Restauração SL/E 1991 - Carburado

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
S h E e Q u O
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Re: Restauração SL/E 1991 - Carburado

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Ah, eu acho que você deve se preocupar mais com a telinha. Basta lavar bem o plástico com sabão de coco e uma escovinha de roupa. Você vai se surpreender com o resultado. Depois de lixar, pintar e fixar a telinha no lugar, espere uns 10 dias após a pintura para realizar nova lavagem do conjunto. Após fixá-la na porta em caráter definitivo (após a restauração da porta, incluindo realização de pintura, instalação e teste de máquina do vidro, trava elétrica etc), aí vc instala o alto-falante e a caixinha de som. Depois de tudo isso você analisa a diferença de tonalidade (mais clara ou mais escura) da caixinha de som com relação à forração da porta e, se houver diferença (o que eu acho pouco provável), aí sim estudaremos uma forma de você passar um produto para disfarçá-la.

Veja no meu tópico como eu fiz com a limpeza das peças plásticas e note a diferença: viewtopic.php?f=33&t=27843&start=25

Recomendo que você compre uma escovinha de roupa macia e pequena para estas lavagens ou limpezas delicadas. O sabão de coco é excelente para desencardir estas peças e a escovinha servirá para recuperar o acabamento e a limpeza das ranhuras. Só não se esqueça de enxaguar bem a peça, porque o sabão de coco, se não enxaguar bem, deixa uma resíduo branco na peça, parecido com um embaçamento. Mas, se isso ocorrer, basta você esfregar a escovinha de roupa no local, sem sabão, só com água limpa, que a mancha some. Ah, e tem mais: livre-se de todo e qualquer produto do tipo silicone. Ele empastela a peça plástica e a encarde. Nos painéis e peças cinza, o silicone deixa tudo amarelado, quase dourado. Lave-a desta forma e me conte depois o que você achou da experiência :D

Com relação ao Car System, digo, sinceramente, que só vi as propagandas na TV. Não conheço o sistema pessoalmente e nem o funcionamento. Interessante o fato que você contou. :!:
Waldmann
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Re: Restauração SL/E 1991 - Carburado

Mensagem não lida por Waldmann »

Obrigado pelas dicas! Com certeza farei isso sim!
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Marcelo Lazzaroni
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Re: Restauração SL/E 1991 - Carburado

Mensagem não lida por Marcelo Lazzaroni »

O azul voce pode mandar fazer e quanto a textura, voce da uma demao da rhaifer convertedor de ferrugem em primer, o que vai evitar que a peça enferruje no futuro e vai servir como fundo sem engrossar ou fechar os furos... depois de seco, passa uma demao de azul, deixa secar, passa mais uma demão e depois de uns 5 minutos e com um puncel a 90 graus, vc fica dando lev es "batidinhas" na pintura... ele vai deixar a ranhura... notei que existem pontos de ferrugem na tela e nao sabemos ate que profundidade ela está e por ser muito fina nao vale a pena correr o risco em lixar... acho que voce deve deixar a peça mergulhada em thiner pois ele vai remover toda a tinta e o rhaifer faz o trabalho final quanto a ferrugem, a qual deve sair ja com o thiner. Quanto ao plastico, lave com sabao de coco conforme orientou o S h E e Q u O, e depois sugiro que voce passe vaselina na peça pra hidratar bem o plastico... depois de uns dois dias vc lava ela novamente, monta a tela e estará pronta para montagem no carro.

:)
Monza não é apenas um carro, é uma vantagem! Simples carro tem quem quer, um Monza, tem quem pode! :D
Waldmann
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Re: Restauração SL/E 1991 - Carburado

Mensagem não lida por Waldmann »

Respondendo ao S h E e Q u O, ele tem sim o farol de milha, com a portinhola escrito Arteb! :D
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S h E e Q u O
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Re: Restauração SL/E 1991 - Carburado

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Waldmann escreveu:Respondendo ao S h E e Q u O, ele tem sim o farol de milha, com a portinhola escrito Arteb! :D
Considere-se sortudo então. Quando eu tive o Monza GL 94, os faróis eram Cibié. Não tinha a moldura interna que o seu tem, de modo que os refletores da luz alta e do farol de milha eram soltos. Por fora, não tinha portinhola para a milha e o cara tentou furar o farol para poder adaptá-la. Resultado: não ficou bom, fiquei sem a milha e com o farol entrando água :cry:

Dê mais uma procurada aí. Vai que numa dessa você encontra mais coisa boa :D

Se você tiver intenção de instalar no futuro os faróis de neblina originais, vá procurando o botão original que vai encaixado no lado esquerdo do botão do pisca alerta. Pegue uma chave de fenda pequena e bem fininha e retire a tampinha do painel, pela parte de baixo (não tente tirar por cima da tampinha para não correr o risco de riscar o acabamento da iluminação que fica por dentro), com cuidado para não machucar o acabamento (ranhuras) do painel. Você verá que o símbolo original do farol de neblina já vem no painel, inclusive com a iluminação. Ao acender as luzes do painel, ele ficará aceso também. Vai ficar faltando apenas o botão, que é igual ao do desembaçador. No ML você acha novo, por cerca de R$60,00. Comprar novo é melhor, porque pode durar mais do que um usado. A diferença é que o botão do desembaçador, quando você liga, o botão sobe e desce (e acende uma lâmpada laranja embaixo). Ao desligar, o botão sobe e desce de novo. No caso do milha, o botão sobe e fica para cima ligado, com uma lâmpada amarela embaixo. Para desligar, o botão desce e apaga a luzinha amarela. Com o botão para cima, originalmente falando, o farol de neblina vai ligar automaticamente quando você acionar a luz alta e vai desligar automaticamente quando você desligar a luz alta. É o sonho de todo Monzeiro que possui o modelo tubarão. Depois, os relés e lâmpadas são mais fáceis de serem encontrados. :D

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Existe deste mesmo modelo de botão do farol de neblina com uma lâmpada verde. Mas, neste caso, se a luz verde é mais clarinha, o botão pertence ao farol de neblina dos Monza Classic, Classic SE, Classic 500 EF, S/R ou GLS. Se for verde um pouco mais escuro, é do desembaçador do vidro traseiro dos Monza caixote 82/87 (salvo engano, a partir de 88 a luz do desembaçador já é laranja). Portanto, não é o botão que você precisa. Dê preferência àquele que eu expliquei acima ;D

Seu Monzão é muito bom. Com estes detalhes, ficará melhor ainda. E com a sorte que você tem de encontrar estes itens originais, imagine que carro você vai ter. E a versão SL/E é uma das melhores versões que o Monza já teve em todo o projeto. 8)
Waldmann
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Re: Restauração SL/E 1991 - Carburado

Mensagem não lida por Waldmann »

Pô Chico, então você tá dizendo que esse botão que sempre teve no meu monza é RARIDADE? :lol:
Olha, pela primeira vez estou tendo sorte em algo!
(Desculpe a qualidade das fotos, foram feitas com o celular)

Imagem

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Fui testar agora, e infelizmente não está funcionando, não acende nem o farol de milha, nem a lâmpada amarela (portanto, é original!). Porém, isto é algo recente, me lembro de vê-los funcionando e as lâmpadas do farol de milha estão lá! (Esse veículo trocou de farol recentemente, irei verificar os contatos).
Ah, a iluminação do símbolo (semi círculo com três traços horizontais) funciona!

Fiquei com dúvida sobre como retirar esse botão. Eu faço isso direto nele? Sem tirar o tabelier?

Obrigado pela dica, abração!
Monza SL/E 2.0 1991 -Azul Drava / Interior Azul
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Re: Restauração SL/E 1991 - Carburado

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Caro Waldmann, tudo bem?

Seu carro tem mais coisa do que a gente imagina. Até a milha como opcional original!! E os símbolos (ideograma) estão em perfeito estado de conservação.

Este opcional de farol de milha é muito raro nos Monza SL/E. É um acessório de série dos Classic SE e dos GLS. Este interior azul é extraordinário e raríssimo para esta versão, modelo e ano de Monza, apesar do carro ser azul por fora. Geralmente, esta versão tem a forração interna, tapeçaria e teto aveludado na cor preta. Por sinal, os locais que aparecem na imagem estão muito bem conservados. De fato, é um carro muito mais simples de ser restaurado do que eu previa. Bem planejada, a sua restauração ser concluída com um orçamento de 30% a 40% menor.

Se o seu carro já vem equipado com a milha original, basta um eletricista fazer o teste. Mas lembre-se: o farol de milha não fica aceso à toa. Originalmente, ele só acende se o botão dele (este que você felizmente tem e me mostrou) estiver assim como ele está na foto, para cima, e desde que você acenda a luz alta. Se baixar a luz alta, desliga a milha automaticamente. Se não quiser usar milha, só baixar o botão e o farol de milha será desligado. A finalidade do milha é ampliar o poder de alcance da luz alta, auxiliando-a.

Para esta revisão, creio que você não necessita sacar o botão. Basta testar os fusíveis e lâmpadas. Mas, em todo caso, o acesso a este botão você faz da seguinte forma:

Passo 1:

- abra e retire a tampa do acendedor de cigarros (force para baixo, suavemente, a aleta da mola que fica no lado direito do cinzeiro);
- retire o parafuso do compartimento de acendedor de cigarros. Fica no lado esquerdo do acendedor.
- depois de retirar o parafuso, retire o conjunto acendedor/cinzeiro. Para isso, você terá se soltar os fios do acendedor de cigarros e da iluminação interna do cinzeiro.
- depois disso, você terá acesso ao botão do farol pela parte de baixo.
- retire o plug do botão.
- retire o botão.

Se for difícil acessar o botão assim, siga o Passo 2.

Passo 2:

- retire o parafuso que fica escondido em cima do botão do desembaçador;
- retire o parafuso que fica escondido em cima do botão do farol de milha;
- retire dois parafusos que ficam escondidos dentro de uma tampinha falsa que fica na lado esquerdo das alavancas de direção da ventilação interna.
- retire os dois parafusos inferiores que prendem ao painel principal, a moldura dos botões centrais do painel.

Feito isso, você vai conseguir retirar toda a moldura plástica onde ficam fixados todos os botões do centro do painel, abaixo do rádio. É mais fácil você ter acesso ao botão do farol de milha mediante este procedimento.

Veja no meu tópico como ficará o painel e o acesso ao botão depois deste procedimento de desmontagem da moldura: viewtopic.php?f=33&t=27843

Cuidado para não machucar a mão nas roscas dos parafusos que ficam viradas para dentro do painel, para não tirar nenhum fio do lugar e nem deslocar alguma das lâmpadas.

Só mais um detalhe: nas fotos do meu tópico, você vai encontrar o meu ideograma, que é aquela pecinha que contém a impressão dos símbolos do desembaçador, pisca alerta e farol auxiliar, da esquerda para a direita. Você vai notar que o símbolo do farol auxiliar do seu carro é diferente do meu. No seu, tem a meia lua e os riscos para frente, que significa farol de milha. No meu, tem a meia luz mais estreitinha, com os riscos virados para baixo, que significa farol de neblina.

A diferença: o farol de neblina é aquele que vem abaixo do parachoque. O milha, assim como o seu, é aquele que vem embutido no farol principal.

O motivo da diferença: Esta diferença existe porque, nos Monza caixote (82/90), não havia farol de milha, mas apenas de neblina, que vinha abaixo do parachoque. Os modelos Tubarão (91/96) possuem faróis do modelo do seu carro, que já vem com espaço para farol de neblina. Desta forma, esta diferença existe mesmo e o símbolo do farol de milha tomou o lugar do símbolo do farol de neblina a partir de 1991.

Aí você me pergunta: Mas Chico, o Monza Classic SE 91, mesmo ano que o meu, vinha com o farol de milha em cima e com o farol de neblina embaixo, embutido no parachoque. Neste caso, onde foi parar o botão do farol de neblina?

E eu te respondo: No modelo Classic SE, o botão do farol de milha fica no centro do painel, conforme ocorre no seu Monza SL/E, que possui este precioso opcional. Desta forma, o botão do farol de neblina, que tem a luz verde claro embaixo, foi parar no lado esquerdo do painel, abaixo da chave/botão de luz. Você encontrará duas tampinhas: Lado esquerdo, farol de neblina. Lado direito, luz de neblina, que é uma luz vermelha, que fica na lanterna traseira esquerda do Monza, na primeira faixa vermelha da lanterna, contada de baixo para cima. Este dispositivo é semelhante à luz de neblina do Kadett GS/GSi, mas, ao invés de vir instalada no parachoque, no Monza, esta luz veio embutida na lanterna. Neste caso, o botão da luz de neblina também acende amarelo.

Os símbolos são os seguintes: farol de neblina: meia lua no lado direito e riscos para baixo. Luz traseira de neblina: meia luz no lado esquerdo com riscos para frente. Neste caso, é muito raro vir o ideograma sem os botões. Por isso, não se assuste se no seu carro não tiver estes símbolos no local de instalação dos botões de faróis e luz de neblina. Isso é normal.

Veja a figura:

Imagem

Havendo dúvida, pergunte à vontade ;)

Boa sorte! Se precisar de ajuda é só chamar. Estou cada vez mais empolgado com seu carro rsrsrs...... :mrgreen:
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 25 Nov 2013, 22:24, em um total de 1 vez.
Waldmann
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Re: Restauração SL/E 1991 - Carburado

Mensagem não lida por Waldmann »

Chico, agradeço pelas informações e até peço desculpas...
ELAS NÃO SERÃO NECESSÁRIAS!
Como mexi na pressa, esqueci de ligar o farol alto. Fui lá agora, e o farol de milha está funcionando perfeitamente! (Moro numa vila, o carro fica estacionado a aprox. 25m do meu portão, são 22:00 e consegui ver o portão nítidamente) Além disso, a luzinha amarela também acende! Ótimo!

Falei com meu pai, ele disse que é assim desde que comprou, só teve que pedir pro eletricista consertar a fiação.

A questão de não ser necessário foi uma brincadeira. Acho que a lâmpada do cinzeiro queimou. Irei trocar as lâmpadas internas amanhã, a comprarei. Sabe me dizer se aquele anel verde do acendedor tem iluminação?

A respeito da restauração, fico feliz que sairá barato! Me formei técnico em Automobilística/Manutenção Automotiva no começo do ano, portanto, Mão de Obra sairá de graça, Já falei com meu professor de elétrica (que também foi de Carburação) e ele falou que é só marcar que faremos!

Li seu tópico todo e me encorajou a fazer muita coisa!

Em breve vai sair!
Monza SL/E 2.0 1991 -Azul Drava / Interior Azul
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