[DÚVIDA] desmontar motor

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
guijgl
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

[DÚVIDA] desmontar motor

Mensagem não lida por guijgl »

Faaala galera apaixonada pelo Monza!!!

Criei coragem para abrir o motor do monza (pois está saindo fumaça pela vareta de oleo), como sou estudando de Eng Automotiva achei que conseguiria de forma "fácil" tirar o coração da fera, um monza GL 1994 duas portas (2.0 a alcool).
Pensei que teria só que fazer o cabeçote (imaginei uma junta queimada).
Quando tirei o cabeçote (com muito esforço) vi que a coisa está feia, feia mesmo!! kkkkkkkkk
só que não pretendo e não vou me desfazer da minha barca, acho que só vendo por um opala, mais antigo.. rs

Como é meio que um sonho (sonho esquisito) eu que vou reformar ele inteiro, levando o minimo para terceiros (somente o que for necessário, usinagem por exemplo)
Agora vamos a pergunta, o cabeçote ja está devidamente guardado, estou com o capô aberto e vejo a cabeça dos pistoes, e agora? como tiro a parte de baixo do motor??
não achei lugar nenhum, nenhum video mostrando como tirar o motor (só achei um video de um meliante em um golf dando ré e tirando o motor de uma forma... meio bruta)
se precisar de um guincho hidraulico, onde devo passar a corrente, o que devo soltar (pois tem a embreagem a direita, algumas outras coisas..) ou se eu consigo tirar a parte de baixo sem guincho, talvez colocando um calço abaixo do carter..

Alguém me da uma luz???
(anoite posto fotos)
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: [DÚVIDA] desmontar motor

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se remover por cima, solte o coxim dianteiro esquerdo e o câmbio do motor.
Perto da bobina de ignição, há um local para passar a cinta para erguer o motor.

Se soltar por baixo, o procedimento é o mesmo, só que o uso de um macaco jacaré ajuda nesse serviço.

No manual de reparações do Monza 90, disponível aqui no fórum na seção de manuais, ou mesmo na internet, pode ser muito útil para essa manutenção que tem de fazer.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
guijgl
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Carlos A. Freire escreveu:Se remover por cima, solte o coxim dianteiro esquerdo e o câmbio do motor.
Perto da bobina de ignição, há um local para passar a cinta para erguer o motor.

Se soltar por baixo, o procedimento é o mesmo, só que o uso de um macaco jacaré ajuda nesse serviço.

No manual de reparações do Monza 90, disponível aqui no fórum na seção de manuais, ou mesmo na internet, pode ser muito útil para essa manutenção que tem de fazer.

Abs,

Carlos Freire

Carlos, então se eu colocar um "jacarezinho" no carter (após ter tirado o oleo) tirar os parafusos da embreagem (lado direito do motor) e o parafuso do coxim do lado esquerdo o motor fica suspenso, eu consigo com a ajuda de mais um após levantar no braço? imagino estouurando uns 50 kg, certo?

Vou fazer o download do manual técnico do monza, obrigadão!!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

É o coxim do lado direito. Lado esquerdo é onde fica o câmbio, lado do motorista.

Tem ainda aqueles suportes que fixa as bandejas. Se for por baixo tem que remove-los.
Não deixe todo o peso em cima do carter.

Se não estiver enganado, o Diego Paiva fez dessa forma para remover o motor do Monza dele.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

guijgl

Eu nunca precisei remover o motor do meu Monza, mas se precisar fazer isso penso em seguir o seguinte procedimento:

-Remover o capô do motor
-Estacionar o carro sob uma árvore ou travessa de telhado que aguente os quase 100 kg de peso do motor (imagino que pese de 80 para cima)
-arranjar uma corda bem forte e algumas roldanas, para poder fazer pouca força

O resto é auto elucidativo.

Fácil era remover o motor do meu DKW Vemag.
- remover a grade dianteira, que era presa com algumas borboletinhas que saíam com a mão.
- remover os parafusos que prendiam a caixa de marchas ao motor
- remover algumas miudezas, como cabo de acelerador, etc
- colocar uma cadeira sob o motor.
- empurrar o carro para trás. O motor ficava 'sentadinho' na cadeira.
Fiz isso uma vez, veio uma chuvarada, a cadeira começou a afundar na lama, tive de correr e segurar a danada senão o motor ia rolar na lama. :lol:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por arnaldo silva »

o aluguel de um girafinha hidráulica é coisa 50 conto/dia, nem compensa tanta mão de obra e esforço.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Arnaldo

1- O que é uma girafinha hidráulica? :lol:

2- Aqui na minha terra eu nunca ouvi dizer que se alugam ferramentas ou equipamentos para trabalhar em mecânica de carro.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
guijgl
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Faaala galeeera!!!
Então, tive que parar esse projeto, cai de moto e como consequencia coloquei 6 parafusos na perna, com isso fiquei de molho!

como eu ja tirei a admissao, escape e o cabeçote do motor acho que vou fazer a idéia original.
vou colocar um macaco fazendo uma leeve força no motor, vou desparafusar o cambio e a bucha do lado esquerdo com uns 2 ou 3 caboclinhos de academia... rs

Agora uma outra dúvida, sobre aperto, eu só acho o valor de aperto para o cabeçote, alguem tem de todas as partes móveis (mancal, biela...)?
Responder