"Re-Reforma" Monza Classic Se 1992 - Quase pronto pág. 33.

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: "Re-Reforma" Monza Classic Se 1992 - Quase pronto pág. 3

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sim, sempre usar o óleo com viscosidade recomendada no manual e com API mais avançado ou mais moderno. Isso também foi falado no curso. Mas não usem óleo de viscosidade diferente da recomendada, pois o projeto do motor está prevendo a viscosidade recomenda.
O que não pode ocorrer é se o projeto recomenda óleo sintético e colocam mineral. Isso não é bom. Ao contrário, não terá muito benefício. O custo benefício não vale a pena já que o prazo de troca do óleo é o mesmo e o motor não exige esse tipo de óleo.

Eu uso AC Delco SAE20W50 API SL.

Sempre usei esse óleo, desde quando comprei o carro em 1999, quando estava com 30.000km. Naquela época não tinha API SL e eu usava o SJ mesmo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Carlos, mas no manual do Monza tem indicações de outros óleos também como o 15W40 salvo engano... ou 10W40... alguma coisa assim...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Carlos,
sem avançar na discussão sobre o óleo para não 'atrapalhar' a sequencia das publicações de reforma do Diego, eu já usei Castrol em 98 a 2000 (eu o achava bom com uma visão de leigo) Depois usei o Helix 20w50 e umas duas vezes o Lubrax 20w50(1/2 ano em 2012) e hoje já há 5 trocas ( mais de um ano) uso o Helix 5, 15w50 API SL Como troco no prazo de 3 no max. 4 meses (só rodo cidade 95%) continua saindo claro. Eu mesmo faço a troca e meço se houve variação na queima(+/-300 ml).
Não vai nenhuma critica à preferência de marcas. Eu gosto da Shell, como já gostei da Castrol, como também por enquanto não vou usar semi-sintético por que o mineral está de bom tamanho não só pelo especificado pela montadora, mas sim por que me obrigo a trocar no prazo devido o regime pesado, que também ocorreria com o semi-sintético e que o custo é só de 17,50 por litro.
O semi-sintético esta cerca de 19~21,00 reais p/litro
desculpae Diego

Abs
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Carlos A. Freire
MODERADOR

vrsilva escreveu:Carlos, mas no manual do Monza tem indicações de outros óleos também como o 15W40 salvo engano... ou 10W40... alguma coisa assim...
SAE15W40, SAE20W40 ou SAE20W50 essas são as recomendações para óleo do motor Monza, que consta no manual. São três recomendações que em teoria não teria problemas. Acima e abaixo da viscosidade é que começa a complicar.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

waldir escreveu:Carlos,
sem avançar na discussão sobre o óleo para não 'atrapalhar' a sequencia das publicações de reforma do Diego, eu já usei Castrol em 98 a 2000 (eu o achava bom com uma visão de leigo) Depois usei o Helix 20w50 e umas duas vezes o Lubrax 20w50(1/2 ano em 2012) e hoje já há 5 trocas ( mais de um ano) uso o Helix 5, 15w50 API SL Como troco no prazo de 3 no max. 4 meses (só rodo cidade 95%) continua saindo claro. Eu mesmo faço a troca e meço se houve variação na queima(+/-300 ml).
Não vai nenhuma critica à preferência de marcas. Eu gosto da Shell, como já gostei da Castrol, como também por enquanto não vou usar semi-sintético por que o mineral está de bom tamanho não só pelo especificado pela montadora, mas sim por que me obrigo a trocar no prazo devido o regime pesado, que também ocorreria com o semi-sintético e que o custo é só de 17,50 por litro.
O semi-sintético esta cerca de 19~21,00 reais p/litro
desculpae Diego

Abs

Não se esqueça que o motor do seu Monza é álcool, como está no seu perfil e do meu Monza é gasolina.

Motores a álcool o óleo fica mais claro mesmo, desde que esteja com motor bom e regulado.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Carlos A. Freire escreveu:Então, Waldir...

Estamos falando do mesmo carro, mesmo motor, mesmo motorista, mesmo combustível, mesmas condições de tráfego, pista, mesmo prazo de troca de óleo, filtro e óleos diferentes, mas do mesmo fabricante Chevron e mesma configuração. Faço a troca de óleo e filtro de óleo a cada 4.000km. O motor do meu Monza hoje está com 272.000km
Antes de usar o Havoline, o motor era limpo por dentro, bem como o óleo. Ao remover a tampa de válvulas, a parte de cima do cabeçote era amarela por conta da cor do óleo. Com o uso desse óleo Havoline começou a escurecer rapidamente o óleo e o cabeçote foi ficando cinza claro até cinza escuro.
Voltando a usar o AC Delco, aos poucos o motor foi limpando e voltando a ficar amarelo, bem como o óleo foi clareando.

Eu nunca usei óleo sintético ou semi sintético por não ver necessidade, já que o fabricante não indica esse tipo de óleo para esse motor.

Em um curso que fiz na Metal Leve/Mahle, disseram para sempre usar o óleo recomendado no manual do veículo. Não importa se é mineral, semi sintético ou sintético. O prazo de troca é o mesmo indicado pelo fabricante. Se o fabricante indica óleo mineral e eu usar o sintético, o prazo de troca é o mesmo do mineral e não mais longo por ser sintético.
Essa informação veio dos instrutores do curso e, a Metal Leve/ Mahle são antigos em peças de motores e também motores.

Abs,

Carlos Freire

Eu sigo sempre esta recomendação do Prof. Carlos. O meu atual carro de uso urbano e diário, um Astra 2010, faço uso do óleo AC Delco 5W30 e sempre troco com, no máximo, 5.000km. Mesmo quando eu viajava a trabalho, com o carro sempre na pista, mantinha a troca com os 5.000km. Meu amigos tiram sarro de mim dizendo que eu jogo óleo fora, mas o carro tem hoje 50.000km e o motor parece estar novo. E aqueles que ficaram esticando o tempo de trocas de óleo, quando o motor vai chegando perto dos 70.000km, vai ficando barulhento, principalmente nas partidas a frio. Já tive carros de marcas diferentes, inclusive com motor 16v, com motor 1.0, que rodei bem mais de 100.000km, com as trocas de óleo sempre rigorosíssimas nos 5.000km e jamais tive problema. Nem mesmo nas partidas a frio os motores chiavam. Nem batidinhas tinham.

Em 2008, quando comprei um Gol 1.6, a Volks recomendava a troca de óleo apenas a cada 10.000km. Quando o carro estava com 5.000km, ainda na garantia, fui lá na concessionária e eles não quiseram trocar o óleo do meu carro. Insisti em trocar e eles insistiram em se recusar a trocar o óleo antes dos 10.000km. O que eu fiz? Comprei o óleo recomendado pelo fabricante, fui no posto de gasolina de um amigo e troquei óleo do motor e filtro, com 5.000 km. E assim sempre o fiz com esse carro. Trocava com 10.000km, 20.000km na concessionária, e com 15.000km, 25.000km no posto.

Depois vieram nos Gol G5, com recomendação para trocar de óleo com 15.000km. Aí, deu no que deu, recalls, motores batendo ou chiando, até que o fabricante voltou a recomendar a troca de óleo a cada 10.000km.

Sou leigo em mecânica, mas não acredito naquela máxima de óleo para 5.000km e óleo para 10.000km. Acredito que, o que manda é o regime de uso. Como uso o carro só na cidade atualmente, mesmo se eu tivesse um Cruze, cuja troca de óleo não sai por menos de R$250,00, eu continuaria trocando a cada 5.000km.

E mais: jamais uso aditivo no óleo do motor ou no tanque de combustível. Aditivo, só o recomendado pelo fabricante e no sistema de arrefecimento do motor.

Como sou leigo, sigo apenas as minhas intuições. :mrgreen: Por isso, se eu estiver errado, aceito abertamente as críticas dos amigos experientes. :wink:

Valeu, abraço a todos!
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por rafael_club »

tbm uso 15w50 api-sl exelente oleo e otimo custo x beneficio se no manual do monza tivesse a viscosidade do sintetico concerteza iria utilizara mais botar por botar pra min é jogar dinheiro no ralo até pq não é recomendado pra esse motor :smt023
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Na época do Monza não era recomendado simplesmente porque não existia tal óleo no Brasil... simples assim...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder