"Re-Reforma" Monza Classic Se 1992 - Quase pronto pág. 33.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: "Re-Reforma" Monza Classic Se 1992 - Quase pronto pág. 3
Sim, sempre usar o óleo com viscosidade recomendada no manual e com API mais avançado ou mais moderno. Isso também foi falado no curso. Mas não usem óleo de viscosidade diferente da recomendada, pois o projeto do motor está prevendo a viscosidade recomenda.
O que não pode ocorrer é se o projeto recomenda óleo sintético e colocam mineral. Isso não é bom. Ao contrário, não terá muito benefício. O custo benefício não vale a pena já que o prazo de troca do óleo é o mesmo e o motor não exige esse tipo de óleo.
Eu uso AC Delco SAE20W50 API SL.
Sempre usei esse óleo, desde quando comprei o carro em 1999, quando estava com 30.000km. Naquela época não tinha API SL e eu usava o SJ mesmo.
Abs,
Carlos Freire
O que não pode ocorrer é se o projeto recomenda óleo sintético e colocam mineral. Isso não é bom. Ao contrário, não terá muito benefício. O custo benefício não vale a pena já que o prazo de troca do óleo é o mesmo e o motor não exige esse tipo de óleo.
Eu uso AC Delco SAE20W50 API SL.
Sempre usei esse óleo, desde quando comprei o carro em 1999, quando estava com 30.000km. Naquela época não tinha API SL e eu usava o SJ mesmo.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Carlos, mas no manual do Monza tem indicações de outros óleos também como o 15W40 salvo engano... ou 10W40... alguma coisa assim...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Carlos,
sem avançar na discussão sobre o óleo para não 'atrapalhar' a sequencia das publicações de reforma do Diego, eu já usei Castrol em 98 a 2000 (eu o achava bom com uma visão de leigo) Depois usei o Helix 20w50 e umas duas vezes o Lubrax 20w50(1/2 ano em 2012) e hoje já há 5 trocas ( mais de um ano) uso o Helix 5, 15w50 API SL Como troco no prazo de 3 no max. 4 meses (só rodo cidade 95%) continua saindo claro. Eu mesmo faço a troca e meço se houve variação na queima(+/-300 ml).
Não vai nenhuma critica à preferência de marcas. Eu gosto da Shell, como já gostei da Castrol, como também por enquanto não vou usar semi-sintético por que o mineral está de bom tamanho não só pelo especificado pela montadora, mas sim por que me obrigo a trocar no prazo devido o regime pesado, que também ocorreria com o semi-sintético e que o custo é só de 17,50 por litro.
O semi-sintético esta cerca de 19~21,00 reais p/litro
desculpae Diego
Abs
sem avançar na discussão sobre o óleo para não 'atrapalhar' a sequencia das publicações de reforma do Diego, eu já usei Castrol em 98 a 2000 (eu o achava bom com uma visão de leigo) Depois usei o Helix 20w50 e umas duas vezes o Lubrax 20w50(1/2 ano em 2012) e hoje já há 5 trocas ( mais de um ano) uso o Helix 5, 15w50 API SL Como troco no prazo de 3 no max. 4 meses (só rodo cidade 95%) continua saindo claro. Eu mesmo faço a troca e meço se houve variação na queima(+/-300 ml).
Não vai nenhuma critica à preferência de marcas. Eu gosto da Shell, como já gostei da Castrol, como também por enquanto não vou usar semi-sintético por que o mineral está de bom tamanho não só pelo especificado pela montadora, mas sim por que me obrigo a trocar no prazo devido o regime pesado, que também ocorreria com o semi-sintético e que o custo é só de 17,50 por litro.
desculpae Diego
Abs
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
SAE15W40, SAE20W40 ou SAE20W50 essas são as recomendações para óleo do motor Monza, que consta no manual. São três recomendações que em teoria não teria problemas. Acima e abaixo da viscosidade é que começa a complicar.vrsilva escreveu:Carlos, mas no manual do Monza tem indicações de outros óleos também como o 15W40 salvo engano... ou 10W40... alguma coisa assim...
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
waldir escreveu:Carlos,
desculpae Diego
Abs
Não se esqueça que o motor do seu Monza é álcool, como está no seu perfil e do meu Monza é gasolina.
Motores a álcool o óleo fica mais claro mesmo, desde que esteja com motor bom e regulado.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Carlos A. Freire escreveu:Então, Waldir...
Estamos falando do mesmo carro, mesmo motor, mesmo motorista, mesmo combustível, mesmas condições de tráfego, pista, mesmo prazo de troca de óleo, filtro e óleos diferentes, mas do mesmo fabricante Chevron e mesma configuração. Faço a troca de óleo e filtro de óleo a cada 4.000km. O motor do meu Monza hoje está com 272.000km
Antes de usar o Havoline, o motor era limpo por dentro, bem como o óleo. Ao remover a tampa de válvulas, a parte de cima do cabeçote era amarela por conta da cor do óleo. Com o uso desse óleo Havoline começou a escurecer rapidamente o óleo e o cabeçote foi ficando cinza claro até cinza escuro.
Voltando a usar o AC Delco, aos poucos o motor foi limpando e voltando a ficar amarelo, bem como o óleo foi clareando.
Eu nunca usei óleo sintético ou semi sintético por não ver necessidade, já que o fabricante não indica esse tipo de óleo para esse motor.
Em um curso que fiz na Metal Leve/Mahle, disseram para sempre usar o óleo recomendado no manual do veículo. Não importa se é mineral, semi sintético ou sintético. O prazo de troca é o mesmo indicado pelo fabricante. Se o fabricante indica óleo mineral e eu usar o sintético, o prazo de troca é o mesmo do mineral e não mais longo por ser sintético.
Essa informação veio dos instrutores do curso e, a Metal Leve/ Mahle são antigos em peças de motores e também motores.
Abs,
Carlos Freire
Eu sigo sempre esta recomendação do Prof. Carlos. O meu atual carro de uso urbano e diário, um Astra 2010, faço uso do óleo AC Delco 5W30 e sempre troco com, no máximo, 5.000km. Mesmo quando eu viajava a trabalho, com o carro sempre na pista, mantinha a troca com os 5.000km. Meu amigos tiram sarro de mim dizendo que eu jogo óleo fora, mas o carro tem hoje 50.000km e o motor parece estar novo. E aqueles que ficaram esticando o tempo de trocas de óleo, quando o motor vai chegando perto dos 70.000km, vai ficando barulhento, principalmente nas partidas a frio. Já tive carros de marcas diferentes, inclusive com motor 16v, com motor 1.0, que rodei bem mais de 100.000km, com as trocas de óleo sempre rigorosíssimas nos 5.000km e jamais tive problema. Nem mesmo nas partidas a frio os motores chiavam. Nem batidinhas tinham.
Em 2008, quando comprei um Gol 1.6, a Volks recomendava a troca de óleo apenas a cada 10.000km. Quando o carro estava com 5.000km, ainda na garantia, fui lá na concessionária e eles não quiseram trocar o óleo do meu carro. Insisti em trocar e eles insistiram em se recusar a trocar o óleo antes dos 10.000km. O que eu fiz? Comprei o óleo recomendado pelo fabricante, fui no posto de gasolina de um amigo e troquei óleo do motor e filtro, com 5.000 km. E assim sempre o fiz com esse carro. Trocava com 10.000km, 20.000km na concessionária, e com 15.000km, 25.000km no posto.
Depois vieram nos Gol G5, com recomendação para trocar de óleo com 15.000km. Aí, deu no que deu, recalls, motores batendo ou chiando, até que o fabricante voltou a recomendar a troca de óleo a cada 10.000km.
Sou leigo em mecânica, mas não acredito naquela máxima de óleo para 5.000km e óleo para 10.000km. Acredito que, o que manda é o regime de uso. Como uso o carro só na cidade atualmente, mesmo se eu tivesse um Cruze, cuja troca de óleo não sai por menos de R$250,00, eu continuaria trocando a cada 5.000km.
E mais: jamais uso aditivo no óleo do motor ou no tanque de combustível. Aditivo, só o recomendado pelo fabricante e no sistema de arrefecimento do motor.
Como sou leigo, sigo apenas as minhas intuições.

Valeu, abraço a todos!
- rafael_club
- Membro Classic SE (Nível 8)
tbm uso 15w50 api-sl exelente oleo e otimo custo x beneficio se no manual do monza tivesse a viscosidade do sintetico concerteza iria utilizara mais botar por botar pra min é jogar dinheiro no ralo até pq não é recomendado pra esse motor :smt023
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Na época do Monza não era recomendado simplesmente porque não existia tal óleo no Brasil... simples assim...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.