VICIOS NO VOLANTE
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 141
- Registrado em: 08 Jan 2008, 11:14
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
VICIOS NO VOLANTE
ALGUNS VÍCIOS E MANIAS QUE DEVEM SER ESQUECIDOS:
EMBREAGEM:
Muitos brasileiros deixam o pé apoiado sobre o pedal da embreagem
quando dirigem. É um dos vícios mais comuns e difícil de ser superado.
As alavancas desse sistema são responsáveis por multiplicar de oito
para 400 quilos o peso aplicado sobre o pedal e separar o disco de
embreagem do platô. O pé constantemente apoiado sobre o pedal
acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%.
MÃO NA ALAVANCA DE CÂMBIO:
Dirigir com a mão pesando sobre a alavanca de marchas força o
trambulador (peça fundamental na ligação entre o câmbio e as
engrenagens da transmissão) e seus terminais, que podem
desgastar-se excessivamente.
QUEBRA-MOLAS:
Outro mau hábito é o de passar em uma lombada
transversalmente (cada roda de uma vez). Essa prática
pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores
e rolamentos. Além disso, provoca maior torção da carroceria,
o que pode empenar o monobloco.
BANGUELA:
Na ânsia por economizar, alguns motoristas deixam o carro
em ponto morto nas descidas. Nos veículos que têm injeção
eletrônica, essa prática aumenta o consumo, além de sobrecarregar
o sistema de freios, que não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo.
PEGAR NO TRANCO:
Deve ser evitado em carros com injeção eletrônica, pois, se a bateria
estiver arriada, a central eletrônica não funcionará com menos de 8 volts.
Nesse caso, mesmo que o motor funcione, há ainda o risco da correia
dentada não suportar o tranco e “pular alguns dentes”, quebrando a harmonia
de funcionamento do motor e criando o sério risco de empenar as válvulas.
Nesse caso, o prejuízo é grande, pois o motor terá que ser aberto em sua
parte superior. Outro problema decorrente deste hábito é que o combustível
não queimado que descer pelo coletor de escape pode danificar de forma
irreversível o catalisador (os mais baratos custam cerca de R$ 400).
Por fim, se for fazer a famosa “chupeta” (ligar uma bateria em bom estado
na descarregada), tome cuidado para não inverter os pólos. Isso poderia
queimar a central eletrônica, que custa mais de R$ 1.000,00.
MANIAS QUE PESAM NO BOLSO:
ÚLTIMA ACELERADA: Motoristas que têm esse hábito antes de
desligar o carro não sabem que isso só serve para desperdiçar
gasolina e aumentar as chances de danificar o motor. Isso porque
o combustível não queimado irá “lavar” o óleo das paredes do cilindro
do motor. Quando ligar o carro novamente, anéis e pistão vão funcionar,
por alguns instantes, sem lubrificação e desgastar mais rápido.
BRAÇO NA JANELA:
Além do perigo de não conseguir fazer uma manobra de emergência,
pode custar multa bem cara e perda de quatro pontos no prontuário.
NÃO ESQUENTE O MOTOR:
Veículos mais novos, que têm injeção eletrônica, não precisam ser
aquecidos antes de entrar em movimento. O sistema programa a
lubrificação e a mistura ar/combustível. Além disso, a maior eficiência
da bomba de óleo e de gasolina proporcionam o desempenho adequado
mesmo com o motor frio.
ENCOSTAR O PNEU NA GUIA AO ESTACIONAR:
Apoiar o pneu no passeio faz com que ele sofra a pressão do peso do
veículo. Isso pode gerar uma deformação na estrutura, alterar a capacidade
de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições
balanceamento do conjunto rodas/pneus.
SUSPENÇÃO:
Ao ver um buraco na estrada, alguns motoristas têm a péssima mania
de frear bruscamente. Com a roda travada, o impacto é muito maior, o que
sobrecarrega a suspensão e o próprio sistema de freios. A roda venceria
este obstáculo muito mais facilmente, se estivesse em movimento.
DIREÇÃO HIDRÁULICA:
Não gire o volante com direção hidráulica com o motor desligado.
Isso pode forçar a tampa do reservatório, causando derramamento de
fluído ou, até mesmo, deslocar a tampa. Mesmo com o motor funcionando,
não se deve deixar o volante completamente virado por mais de 15 segundos.
Nessa condição, o óleo é bastante aquecido pela bomba da direção hidráulica,
o que pode causar danos no sistema e ruídos.
ENCHENTE:
Passar por trechos alagados pode ser bastante oneroso para o proprietário do
carro, caso o motor aspire água em vez de ar, provocando o calço hidráulico:
como o pistão recebe água, que não se comprime, pode travar o motor e entortar
as bielas, danificando-as seriamente. Evite passar por locais alagados quando a
água ultrapassar a metade da roda.
“Cuide bem do seu carro, e ele cuidará bem de você”
EMBREAGEM:
Muitos brasileiros deixam o pé apoiado sobre o pedal da embreagem
quando dirigem. É um dos vícios mais comuns e difícil de ser superado.
As alavancas desse sistema são responsáveis por multiplicar de oito
para 400 quilos o peso aplicado sobre o pedal e separar o disco de
embreagem do platô. O pé constantemente apoiado sobre o pedal
acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%.
MÃO NA ALAVANCA DE CÂMBIO:
Dirigir com a mão pesando sobre a alavanca de marchas força o
trambulador (peça fundamental na ligação entre o câmbio e as
engrenagens da transmissão) e seus terminais, que podem
desgastar-se excessivamente.
QUEBRA-MOLAS:
Outro mau hábito é o de passar em uma lombada
transversalmente (cada roda de uma vez). Essa prática
pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores
e rolamentos. Além disso, provoca maior torção da carroceria,
o que pode empenar o monobloco.
BANGUELA:
Na ânsia por economizar, alguns motoristas deixam o carro
em ponto morto nas descidas. Nos veículos que têm injeção
eletrônica, essa prática aumenta o consumo, além de sobrecarregar
o sistema de freios, que não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo.
PEGAR NO TRANCO:
Deve ser evitado em carros com injeção eletrônica, pois, se a bateria
estiver arriada, a central eletrônica não funcionará com menos de 8 volts.
Nesse caso, mesmo que o motor funcione, há ainda o risco da correia
dentada não suportar o tranco e “pular alguns dentes”, quebrando a harmonia
de funcionamento do motor e criando o sério risco de empenar as válvulas.
Nesse caso, o prejuízo é grande, pois o motor terá que ser aberto em sua
parte superior. Outro problema decorrente deste hábito é que o combustível
não queimado que descer pelo coletor de escape pode danificar de forma
irreversível o catalisador (os mais baratos custam cerca de R$ 400).
Por fim, se for fazer a famosa “chupeta” (ligar uma bateria em bom estado
na descarregada), tome cuidado para não inverter os pólos. Isso poderia
queimar a central eletrônica, que custa mais de R$ 1.000,00.
MANIAS QUE PESAM NO BOLSO:
ÚLTIMA ACELERADA: Motoristas que têm esse hábito antes de
desligar o carro não sabem que isso só serve para desperdiçar
gasolina e aumentar as chances de danificar o motor. Isso porque
o combustível não queimado irá “lavar” o óleo das paredes do cilindro
do motor. Quando ligar o carro novamente, anéis e pistão vão funcionar,
por alguns instantes, sem lubrificação e desgastar mais rápido.
BRAÇO NA JANELA:
Além do perigo de não conseguir fazer uma manobra de emergência,
pode custar multa bem cara e perda de quatro pontos no prontuário.
NÃO ESQUENTE O MOTOR:
Veículos mais novos, que têm injeção eletrônica, não precisam ser
aquecidos antes de entrar em movimento. O sistema programa a
lubrificação e a mistura ar/combustível. Além disso, a maior eficiência
da bomba de óleo e de gasolina proporcionam o desempenho adequado
mesmo com o motor frio.
ENCOSTAR O PNEU NA GUIA AO ESTACIONAR:
Apoiar o pneu no passeio faz com que ele sofra a pressão do peso do
veículo. Isso pode gerar uma deformação na estrutura, alterar a capacidade
de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições
balanceamento do conjunto rodas/pneus.
SUSPENÇÃO:
Ao ver um buraco na estrada, alguns motoristas têm a péssima mania
de frear bruscamente. Com a roda travada, o impacto é muito maior, o que
sobrecarrega a suspensão e o próprio sistema de freios. A roda venceria
este obstáculo muito mais facilmente, se estivesse em movimento.
DIREÇÃO HIDRÁULICA:
Não gire o volante com direção hidráulica com o motor desligado.
Isso pode forçar a tampa do reservatório, causando derramamento de
fluído ou, até mesmo, deslocar a tampa. Mesmo com o motor funcionando,
não se deve deixar o volante completamente virado por mais de 15 segundos.
Nessa condição, o óleo é bastante aquecido pela bomba da direção hidráulica,
o que pode causar danos no sistema e ruídos.
ENCHENTE:
Passar por trechos alagados pode ser bastante oneroso para o proprietário do
carro, caso o motor aspire água em vez de ar, provocando o calço hidráulico:
como o pistão recebe água, que não se comprime, pode travar o motor e entortar
as bielas, danificando-as seriamente. Evite passar por locais alagados quando a
água ultrapassar a metade da roda.
“Cuide bem do seu carro, e ele cuidará bem de você”
-
- ADMINISTRADOR
- Mensagens: 1626
- Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
- Cidade: Canoas
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: VICIOS NO VOLANTE
Boas dicas José Eduardo! Obrigado!
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza!
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza!

-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4091
- Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: VICIOS NO VOLANTE
Ainda bem que nenhuma destas situações se aplicam a mim. Tenho a maior raiva dessa da suspensão quando vejo as pessoas batendo com o pneu no meio fio, é o sinal para parar, vai indo, bate com força e desliga o carro, nem sequer olha pelo espelho, eu tento deixar o mais próximo possível do meio fio, mas sempre sem encostar, prefiro deixar a 5cm, 10cm, do que encostar, acho que este ano encostei 1 vez, por descuido mesmo.
Re: VICIOS NO VOLANTE
O pior é que a grande maioria sabe de tudo isso, mas mesmo assim continua fazendo...
Sobre esquentar o motor, já falei inúmeras vezes pro meu pai... todo dia que ele vai sair com a Pathfinder ele cisma em deixar "esquentando" antes de sair. :smt005

Sobre esquentar o motor, já falei inúmeras vezes pro meu pai... todo dia que ele vai sair com a Pathfinder ele cisma em deixar "esquentando" antes de sair. :smt005
-
- MODERADOR
- Mensagens: 11324
- Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
- Cidade: Fortaleza
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: VICIOS NO VOLANTE
Eu sempre deixo os carros aqui de casa esquentando por um minuto +/-.... deixo funcionando na lenta por +/- 1 min... p/ que o óleo chege as partes altas do motor :smt023Thiago.Classic escreveu:O pior é que a grande maioria sabe de tudo isso, mas mesmo assim continua fazendo...![]()
Sobre esquentar o motor, já falei inúmeras vezes pro meu pai... todo dia que ele vai sair com a Pathfinder ele cisma em deixar "esquentando" antes de sair. :smt005
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 1026
- Registrado em: 25 Nov 2007, 20:03
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: VICIOS NO VOLANTE
Boas as dicas, mas com um pouco de bom senso e amor ao seu carro, isso é fácil de seguir.

#MONZA GLS 1996#
----------------------------------
-
- MODERADOR
- Mensagens: 6014
- Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
- Cidade: CWB
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1988
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: VICIOS NO VOLANTE
A única mania que tenho é o cotovelo pra fora da janela e uma só mão no volante (e não raramente nenhuma), não consigo perder essa mania :smt021
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009

-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 1026
- Registrado em: 25 Nov 2007, 20:03
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: VICIOS NO VOLANTE
RicardoDS escreveu:A única mania que tenho é o cotovelo pra fora da janela e uma só mão no volante (e não raramente nenhuma), não consigo perder essa mania :smt021
São dois, meu camarada.... :smt005

#MONZA GLS 1996#
----------------------------------