Bom, esse fds eu levei o velho Fit aqui de casa para troca das velas.
O Fit tem 2 velas por cilindro.
Quando o mecânico tirou as velas, eu fiquei surpreso por 2 motivos: O primeiro, é que na revisão anterior, o mecânico colocou 2 jogos de velas de marcas diferentes. Um NGK e um Bosch. Ambos os jogos de velas comuns, apropriadas ao modelo. Nada de velas com núcleos especiais, eletrodos ultra-super... nada de especial. Velas que encontramos no dia a dia em qualquer auto-peças.
O segundo ponto foi a diferença de desgaste entre ambas as velas.
Os eletrodos se desgastaram de maneira muito diferente. O Bosch chega a ter quase 1 mm a menos de desgaste entre os eletrodos. O desgaste na NGK foi acentuado. Ambas as velas da foto são do mesmo cilindro.
O conector da vela com o cabo é outro ponto interessante. As 4 velas NGK apresentavam um conector meio enzinabrado. Os conectores da Bosch estavam irrepreensíveis.
Não medi condutividade nem nada, mas pelo visual, a vela Bosch é bem mais durável que a NGK. Acho que vela é como futebol. Cada um tem a sua marca preferida. Mas pelo que vi, me parece que a Bosch vence em durabilidade e em desempenho, visto que tanto o conector quanto os eletrodos estavam perfeitos, e isso influencia na intensidade da faísca, e por consequência, no consumo.
Se alguém tiver mais comparações ou dados para compartilhar sobre as velas mais comuns (nada de velas ultra hiper tech nuclear de metais preciosos... kkkk!), acho legal compartilhar aqui.
Abaixo as fotos.