Barulho/Trepidação muito forte

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
paulo_mts
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Barulho/Trepidação muito forte

Mensagem não lida por paulo_mts »

Bom dia amigos, meu Monza S/L 1993 está com uma trepidação muito forte internamente, treme praticamente todo o painel e teto do carro.
Quando comprei ele era um carro bem silencioso, quase não se ouvia o motor do carro quando em ponto morto.
De uns anos para cá esse barulho foi aparecendo e está a um nível insuportável, minha esposa quer que eu venda ele...

Vou tentar descrever o que acontece e o que já fiz nele:
-É uma trepidação com barulho na frequência dos graves, daquelas que faz tremer a janela da casa.
-Ficou 30 dias no mecânico, trocou 3 coxins do motor originais gm, verificado escapamento, desmontou o painel e trocou bomba de água que estava
muito desgastada e as correias.
-Vi relatos de barulho na correia do ar condicionado, mas não é meu caso pq ele não possui ar.
-O mecânico disse que o motor está normal e funcionando macio, e também está assim como eu intrigado com esse barulho que o carro faz.
-Em ponto morto fica bem nítido a trepidação e barulho, em movimento diminui um pouco mas não muito.
-Com o carro quente melhora um pouco também, mas bem longe do normal de um monza.
-O mecanico levou o carro novamente para ver se o barulho vem do cambio ou embreagem, ja recebi o carro novamente mas ainda não falei com ele
e o barulho continua...

Enfim ta um misterio isso, pra mim e para o mecanico. Agradeço desde já quem puder ajudar, dar uma dica ou apoio moral, abraços!
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Barulho/Trepidação muito forte

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Pode ser varias coisas, mas parece que vc disse que faz barulho parado (c fosse andando poderia ser balanceamento) :

Liga o carro a noite com o capô aberto e apaga as luzes, bem no escuro e observe com atençao c nao esta "roubando" faisca em algum ponto.

E as velas, como estao ? voce ja fez aquele teste que vc vai tirando os cabos, um por vez para ver c ta com falha em algum cilindro ? (vela) (o que nao alterar está com problema)

Pode ser até que algum came do comando de valvula esteja muito gasto, para isso c vai ter que comprar uma junta de tampa de válvulas nova (baratinho), abrir, olhar e depois fechar com a junta nova.

E o ponto ? (acredito que nas analizes dos mecanicos deve ter sido visto isso) mas nao custa perguntar.

Sincronismo da correia dentada e estado dela (pode ter "pulado" dente por excesso de desgaste)

A parte de modulo hey estas coisas (IE), deixo para outro que entende melhor.

Ajudei com o que sei,(acredito que a maioria deles ja foi feita né)
boa sorte :smt023
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por WALDSR »

Uma trepidação assim parece indicar que o conjunto motor/ câmbio está encostando na estrutura.
Aplique o freio de mão, calçe as rodas, engate a 1ª como fosse sair. MUITO CUIDADO NESTA OPERAÇÂO.
Ao mesmo tempo, com o capô aberto, peça ou observe se o motor se desloca muito (dança no berço) e se sente e ouve a transmissão bater no assoalho.
Se acontecer, revise o estado e a fixação dos coxins, assim como, se o agregado (subchassi aonde estão os coxins) está em penado ou trincado.
O mesmo, (inspeção rigorosa), é válido para a parede corta fogo (em especial abaixo da fixação da caixa de direção), o tunel e as torres da suspensão (ou seja, trincas no monobloco), e tb a fixação da barra estabilizadora e as bieletas.
V1, V2, T.O.Imagem
paulo_mts
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Obrigado aos amigos DÉCO e WALDSR ! Estou aprendendo muito com vcs aqui.
Então amigos, verifiquei alguns itens que vcs mencionaram e o mecânico disse que checou tudo tb... :smt017
Meu carro está tirando o sono dele e o meu tb, rs.
Mas ele me fez uma observação, a trepidação vem do lado direito (passageiro) e que a polia do virabrequim apresenta um certo empenamento.
Disse que vai arrumar uma polia para testar se resolve o problema, tomara que seja isso. O que vcs acham?
Mais uma vez obrigado e uma ótima semana a todos, abraço!
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

paulo_mts

Um motor de 4 cilindros treme se a queima não estiver igual em todos os 4.
O que pode causar isso é vela, cabo de vela, válvulas.
Como é dificil testar cabos quentes (testar frio pode não indicar problemas), eu trocaria logo o jogo de cabos e as velas.

Depois disso, se continuasse a tremedeira, poder-se-ia partir para coisas mais difíceis.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
paulo_mts
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Luiz Carlos (Rio), valeu pela dica amigo!
Então troquei velas e cabos... e continua...rs
O engraçado é que fora do carro ele esta ate que relativamente silencioso, mas dentro fica aquele huuummmm terrivel.
Aí hoje apareceu um Astra Elite que confesso que me balançou, pensei em pegar outro monza mais novo mas está dificil encontrar,
e quem tem um monza em bom estado não quer saber de vender. O meu está conservado mas esse barulho esta me deixando doido já.
Aliás vcs viram o Opel Monza conceito? Parece que vai ser lançado em 2016, vou começar a juntar dinheiro já, rs
Abraço!
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
DUAS COISAS :

O Luiz Carlos, fez um diagnostico parecido com o meu, e o cara ta aqui desde 2006 :shock: , tem know how (norau) para ser levado muuuito em conta, apesar de eu ser totalmente contra qq troca de peças sem certeza de problema especifico naquele lugar.
C chegou a fazer os 2 testes que te sugerí (o do escuro e o de tirar um cabo de cada vez com o motro ligado) ?

Quanto ao lançamento do monza conceito, assunto polêmico e que ja causou controversia na qual eu estava envolvido, realmente foi divulgado e existe até video sobre o assunto.
Nao é muito correto isso, (pedir para fazer pesquisa) mas da uma pesquisada aqui e no monza clube que vc vai ver materias sobre o assunto e tire suas conclusoes.

Quanto a comprar outro monza, c realmente vc decidir fazer isso, tenha paciencia e pesquise bastante, c quiser "filé mignon" vai ter que pagar por isso, e o carro do jeito que vc quer vai "cair no seu colo"
Quando comprei o meu, nao tive paciencia e logo depois apareceu um exatamente do jeito que eu queria : 88, 2.0, alcool 4 portas, turbo, suspensao a ar e ainda por apenas 1000 conto a mais que paguei no meu :smt010 . Aprendi uma bela liçao.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
paulo_mts
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Fala DÉCO! Vc tem razão, seu diagnóstico e do Luiz Carlos são parecidos. Sei que aqui só tem fera no assunto, demorei muito pra entrar no forum, vacilo meu...Então eu fiz o teste que vc me indicou e não encontrei nada de anormal. Aparentemente não tem fugas e as velas antigas até que estavam relativamente boas, uso só gasolina aditivada qdo posso , mesmo assim troquei por desencargo. Na verdade as velas e cabo eu já tinha trocado por conta propria antes de levar ao mecanico, falha minha não ter citado isso no primeiro post.
Inclusive dei até uma geral no módulo, trabalho com eletronica no setor de projetos embora não seja da area automotiva, mas enfim ja gastei neste mes uns 1000R$ no precioso tentando sanar o defeito, sei que parece estranho mas to tentei de tudo ate agora. Trabalhei com manutenção (linha branca) 17 anos e vez em qdo aparecia uns casos bizarros sem solução aparente, e muitas vezes a solução era algo bem simples.

Sobre o novo monza... vi que o assunto é tenso pelo jeito, vou pesquisar e ler com cuidado sobre.

Mais uma vez obrigado pela ajuda e os conselhos, eu também sou meio impulsivo quase comprei o Astra hj kkkkk, vai que aparece um Monza com "M" maiusculo logo depois, rs. Também já perdim muuito dinheiro sendo assim, mas enfim...

Vou dar um tempinho por enquanto pra mim e pro mecanico, tirando o barulho o carro está muito bom.

Grande abraço e até +
Responder