Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza 500EF - Restauração.

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

O volante e o botão de buzina, quando novos, geralmente saem de fábrica num tom fosco, com a impressão de ter até um aspecto impermeável e escorregadio ao toque, mesmas características da manopla do câmbio nova e original. E isso porque recebem um tratamento específico com um pó branco, semelhante a talco, para não "melar" (não ficar pegajosas):

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois, com o tempo e uso, vão ficando mais e mais brilhantes, principalmente nos locais de maior contato do volante e botão de buzina com as mãos do motorista, parecendo ter sido polidas ou tratadas com algum material líquido e oleoso, como o silicone. E isso por causa da gordura natural da nossa pele. Após a fadiga do material, a peça desbota e vai aos poucos ficando porosa, até despedaçar-se. Creio que, do jeito que ficou, após o primeiro tratamento mostrado pelo Evandro, a almofada da buzina não poderia ficar melhor, no que diz respeito ao tempo de uso e aspecto original da peça. Com o nugget, seja em pasta ou líquido, a peça ficará fosca e mais escura do que a tonalidade original. Posteriormente, ficará ressecada e sofrerá trincas e rachaduras irrecuperáveis. Vejo muito isso na almofada do painel (mini tabelier) dos Maverick de amigos que costumam tratar peças espumadas ou emborrachadas com Nugget. :smt017

O que vcs acham??

Abraço
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 03 Ago 2013, 15:10, em um total de 2 vezes.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Eu acho que é isso mesmo, S h E e Q u O.... Basta ver, como exemplo, o couro, que quando novo é fosco... com o uso fica brilhante.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
S h E e Q u O
Estado: Paraná-PR
Ano: 1987
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Diego Paiva escreveu:Eu acho que é isso mesmo, S h E e Q u O.... Basta ver, como exemplo, o couro, que quando novo é fosco... com o uso fica brilhante.

Mas vc tem razão, Diego! Se passar nugget em pasta e depois der lustro, aí fica mesmo brilhante!
Creio que o aspecto da peça vai depender do gosto de cada proprietário, né?
Uns gostam mais fosco e outros mais brilhante.
Como diria um amigo meu, "vamos decidir já: 2 ou 1??" rsrsrsrsrs............... :mrgreen:
Sheldonn
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Sheldonn »

Para resolver a parada da buzina do volante basta limpar a peça com um limpador tipo veja que no fundo é o mesmo que um APC (All Purpouse Cleaner) e depois usem ultime Black da Meguiar's. Pronto, botão da buzina novo de novo.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Diego Paiva escreveu: Eu nunca havia tido carro carburado antes do opala...realmente injetado não tem comparações, muito superior.

Ps.: já está com o carro em casa? A mecânica está revisadinha agora? Falta só a parte estética? Dê mais detalhes...

Abs.
Eu tô apaixonado pela injeção do Monza. Sim, ela é do século 19, mas é bem interessante. O que eu tô gostando é porque tô comparando dois carros iguais, praticamente do mesmo ano, e vendo a diferença diretamente. É outra coisa.

O carro entrou na oficina Silmar há 2 semanas. Como a oficina tava cheia, o carro entrou e ficou meio parado uns dias (isso foi de comum acordo, por que os caras lá são muito profissionais).

Na semana retrasada eles reparam o AC, a elétrica (eliminação dos gatos), a caixa de fusíveis está no lugar (isso é interessante...porque com o tempo a caixa de fusíveis vai pra dentro do painel?) e revisaram o alternador.

Na semana passada refizeram totalmente o freio. Se aproveitou pouco do que estava lá. Panelas e discos novos (vou postar fotos), pastilhas, lonas e burrinhos (cilindros de roda) tudo novo. Só sobrou o hidrovácuo e o cilindro mestre. Correia de utilidades estavam novas.

Essa próxima semana os caras vão atacar o ar quente. O radiador tá furado, então, vão levar para um lugar para refazer a serpentina. Esse ponto vai dar trabalho pois provavelmente vai exigir a retirada do painel. Vamos ver.

Eu acredito que o carro vai ficar mais um mês na oficina.

Abaixo está o orçamento de todo o serviço que está sendo feito. E...claro, não estão incluídas as coisas que vão descobrir no caminho, como o vazamento no radiador do ar quente... :-(

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Evandro Monza SR em 03 Ago 2013, 20:13, em um total de 1 vez.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Evandro, seria interessante umas fotos do processo!
Quanto a injeção, é bem mais interessante que o carburador! Falo isso porque também senti como você essa evolução, e, olha que rodo todo dia no carro! Para o que foi projetada, ela cumpre muito bem o seu papel!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Leocastro escreveu:Evandro, seria interessante umas fotos do processo!
Quanto a injeção, é bem mais interessante que o carburador! Falo isso porque também senti como você essa evolução, e, olha que rodo todo dia no carro! Para o que foi projetada, ela cumpre muito bem o seu papel!
Fala Leo

Pedi ao cara da oficina, que está tirando. Ele está esperando juntar um monte para me enviar tudo de uma vez... calma, calma...kkkk...já já vem um monte de fotos!
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
pablopttm
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por pablopttm »

Evandro, estou sempre acompanhando o tópico , esta ficando demais o carro.

Sobre o radiador de ar quente, não precisa mexer em painel(tabelier) é simples a retirada dele.
Olhe na foto a peça plastica grande a esquerda e a outra a direita perto do fogao.
Imagem
Depois que retira o console central é só retirar elas. com a chave canhao 1/4 vc retira essas capas e tem acesso ao radiador. e ele é fixado por 3 parafusos 1/4 e pronto. não esqueça de retirar as mangueiras la no cofre do motor na parede corta fogo.
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Responder