Tipo de Óleo Correto para o cambio manual e a DH.

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
LeandroMiguel
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Tipo de Óleo Correto para o cambio manual e a DH.

Mensagem não lida por LeandroMiguel »

Olá pessoal, estive lendo alguns tópicos sobre os tipo de óleos tanto para direção hidraulica quanto para a caixa e cambio manual, bom para a caixa de cambio o correto de se usar é o IPIRANGA ISA FLUÍDO 556 de coloração vermelha, mas o óleo da Direção Hidraulica é que fiquei na dúvida, qual seria o óleo corret de colocar no reservatório da DH? Segundo o manual do proprietário se diz que é o DEXRON II, mas não tem numeração, existe algun outro óleo que substitui este DEXRON II ?

Agradeço a ajuda do Monzeiros de plantão.

Leandro Miguel
sle1989
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Re: Tipo de Óleo Correto para o cambio manual e a DH.

Mensagem não lida por sle1989 »

LeandroMiguel,

A especificação do óleo da DH é o ATF DEXRON II, nunca ouvi falar que tinha numeração. Conheço duas marcas que tem esse óleo ATF, o da Ipiranga e da Texaco (Texamatic), dizem que o texamatic é melhor que o da Ipiranga, mas os dois DEXRON II atendem bem a DH.
Fotos do automatic -> viewtopic.php?f=33&t=22514

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Leocastro
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Re: Tipo de Óleo Correto para o cambio manual e a DH.

Mensagem não lida por Leocastro »

Complementando, o óleo para o Cambio Manual recomendado pela GM, é o ISAFLUIDO 556 d Ipiranga, e, vão 2 litros no cambio.

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frfavoreto
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Re: Tipo de Óleo Correto para o cambio manual e a DH.

Mensagem não lida por frfavoreto »

Não estou encontrando óleo Dexron II (2) para direção hidráulica conforme recomenda o manual, só encontro à venda óleo ATF-TIPO A.

Eles são equivalentes?
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
sle1989
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Re: Tipo de Óleo Correto para o cambio manual e a DH.

Mensagem não lida por sle1989 »

frfavoreto escreveu:Não estou encontrando óleo Dexron II (2) para direção hidráulica conforme recomenda o manual, só encontro à venda óleo ATF-TIPO A.

Eles são equivalentes?
O ATF Tipo A tem especificação diferente do Dexron II:

http://www.ipiranga.com.br/wps/portal/! ... EdFAHt2zDE!/

O Dexron II eu sempre encontro fácil por aqui, tanto o da Ipiranga como o da Texaco (Texamatic).
Já procurou nos postos Ipiranga?
Fotos do automatic -> viewtopic.php?f=33&t=22514

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frfavoreto
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Re: Tipo de Óleo Correto para o cambio manual e a DH.

Mensagem não lida por frfavoreto »

sle1989 escreveu: O ATF Tipo A tem especificação diferente do Dexron II:

http://www.ipiranga.com.br/wps/portal/! ... EdFAHt2zDE!/

O Dexron II eu sempre encontro fácil por aqui, tanto o da Ipiranga como o da Texaco (Texamatic).
Já procurou nos postos Ipiranga?
O Texamatic que você se refere é o Texamatic-B? Este é um ATF - Tipo A.

Gostaria de compartilhar esse conteúdo que achei em minhas pesquisas:
Afinal, óleo de transmissão não é tudo igual?
Certa vez um e-mail de suporte nos perguntava se todos os ATFs (óleos de transmissão) eram a mesma coisa, pois de acordo com o frentista do posto onde ele abastece há mais de 20 anos, o que muda é só a marca.
Bem, então vamos quebrar este tabu de uma vez por todas:
Regra um: Se adicionarmos um ATF diferente da marca e características exigidas pelo fabricante da transmissão, ela pode até funcionar, em contrapartida o tempo de vida dela que vai mudar sem que ninguém perceba.
Regra dois: Se as propriedades do ATF usado, for diferente do recomendado a transmissão pode mudar seu comportamento (trancos, patinações e ruídos) e não vai existir mecânico que vai conseguir repara-la, pois não se trata de um defeito.
Regra três: Depois de colocada na caixa, é praticamente impossível se saber qual tipo de ATF foi usado, exceto pela cor exclusiva de alguns fabricantes.
Regra quatro: Saiba de antemão qual tipo é usado pelo seu carro e como verificá-lo.
Regra cinco: Não existem ATFs vitalícios, seja qual for a marca do carro.

Mas afinal para que serve o ATF?
O ATF é um fluido de multi-propósito que, dentre várias finalidades, ele:
- Resfria a transmissão;
- Limpa as peças;
- Lubrifica o sistema;
- Ajuda a transmitir força;
- Garante a pressão interna necessária;
- Inibe depósitos de verniz e impurezas;
- Protege os metais contra oxidação.
O ATF não se deteriora como o óleo do motor que com o uso é esperado ficar escuro, portanto se o fluído de sua transmissão ficar escuro, pare imediatamente pois, algo está errado!
Qualquer ATF contém ingredientes em sua fórmula que melhoram consideravelmente sua estabilidade quanto à oxidação e possui também aditivos inibidores de corrosão e borbulhamento. Com o uso e intempéries, estes aditivos e ingredientes deterioram-se causando a perda da capacidade e viscosidade do óleo. É justamente esta perda que leva a transmissão a funcionar incorretamente até quebrar. Trocar o ATF em intervalos de quilometragem de 40 a 60 mil ou a cada 2 ou 3 anos é extremamente recomendável. Os ATFs mais modernos são mais estáveis e resistentes, podem durar mais, mas também devem ser trocados.

Onde compro ATF?
Nas concessionárias da marca, nas distribuidoras de óleos, no posto de gasolina, nas oficinas especializadas, porém exija somente o que seja do mesmo tipo e aplicação, pois as características devem ser iguais ou superiores ao recomendado.

E quais são os tipos de ATF?
Ao longo dos anos sempre houve uma confusão geral sobre este assunto em função da quantidade de marcas oferecidas. Então vamos conhecer a maioria deles:
Type F – Introduzido pela Ford em 1967 e que foi usado também pela Toyota.
Type CJ – Especial para linha Ford C6. É similar ao Dexron II e não deve ser usado em carros com Type F
Type H – Mais um ATF designado pela Ford e não é igual ao Type F ou Type CJ.
Mercon – Designação atual da Ford, introduzido em 1987. É similar ao Dexron II. Substitui os fluidos Ford anteriores exceto Type F
Mercon V – É o nível mais alto da Ford atualmente. Foi introduzido em 1997 e é destinado à Ranger, Explorer V6 e Aerostar, assim como para os carros Windstar, Taurus/Sable e Continental a partir de 1998. Não deve ser usado em veículos anteriores da Ford.
Dexron – Designação GM para o ATF de seus veículos automáticos.
Dexron II – ATF melhorado com controle de viscosidade superior e inibidores de oxidação adicionais. Pode substituir o Dexron.
Dexron IIE – Fluído GM criado especialmente para suas primeiras transmissões eletrônicas.
Dexron III – Substitui o fluido Dexron IIE e implementa melhor controle de oxidação e corrosão. Foi desenvolvido para uso nas transmissões GM eletrônicas.
Dexron III (H) – Introduzida em 2003, é um nível superior com novos aditivos resiste a alto impacto.
Dexron III/Saturn – ATF diferenciado quimicamente para uso em veículos Saturn da divisão GM.
Dexron-IV – Sem informações até a presente data exceto que foi desenvolvido para uso em muito baixas temperaturas.
Dexron-V – Sem informações até a presente data.
Dexron-VI – Introduzido em 2006 para as transmissões GM Hydra-Matic 6L60/6L80 6-marchas com tração traseira. Pode ser usado como substituto dos ATF Dexron III e III(H).
Chrysler 7176 – Quando de sua apresentação ao mercado era o ATF versão Chrysler para seus veículos de tração dianteira (FWD)
Chrysler 7176D (ATF+2) – Introduzido em 1997, implementa aditivos que permitem circulação do fluxo em baixas temperaturas.
Chrysler 7176E (ATF+3) – Implementa melhor estabilidade para o ponto de ruptura das propriedade do ATF. Passa a usar uma base lubrificante de qualidade superior. Indicado para as caixas de 4 marchas e não deve ser substituído por ATF tipo Merkon ou Dexron exceto quando aditivados para tal.
Chrysler ATF+4 (ATE) – Introduzido em 1998, o ATF+4 é sintético e substituto do ATF+3 anterior. Usado primariamente para os veículos 2000 e 2001, pode substituir e ser usado nas transmissões anteriores, (exceto nas minivans anteriores a 1999 inclusive, equipadas com a 41TE/AE). Neste último caso o ATF+3 é o indicado por ter características que evitam a trepidação do conversor de torque em determinadas situações.

NOTA: A regra a ser seguida é a seguinte: O ATF+4 Chrysler deve ser usado sempre que a especificação do manual assim o exigir. A coloração vermelha original deste óleo não é permanente. Diferente dos outros, ele vai mudando de cor até ficar escuro e ficar marrom. Possui um odor peculiar que modifica-se com o tempo. Por este motivo com o ATF+4 original, não baseie-se na cor e odor, pois é impreciso qualquer julgamento. Use sempre a tabela de troca regular do fabricante, mas que não deve exceder a 60 mil quilômetros.
Chrysler ATF+5 - Desenvolvido para veículos a partir de 2002.

APLICAÇÕES IMPORTANTES:

BMW LT71141 ou LA2634 – ATF especialmente formulado para transmissões BMW.
Genuine Honda ZL ATF – Desenvolvido para transmissões Honda, exceto CVT.
Mitsubishi Diamond SP-II & SP-III – Fórmula especial para Mitsubishi.
Nissan J-Matic - Fórmula criada pela Nissan pra suas transmissões.
Toyota Type T, T-III & T-IV – É o fluido original desenvolvido pela fábrica para suas transmissões Lexus/Toyota.
NOTA: É fácil confundir-se com as inúmeras quantidades de fabricantes e palpiteiros sobre o assunto ATF ou fluido de transmissão automática. Preço é um fator que convida ao erro, portanto siga as especificações técnicas escritas nos rótulos e classificações SAE e API ou então use exclusivamente o óleo original de seu fabricante. Ele pode custar mais caro, mas é o único que não apresenta dúvidas. Como dito no começo deste artigo, usar o ATF errado pode diminuir consideravelmente o tempo de vida de sua transmissão.
Fonte: http://www.joaodascaixas.com.br/noticias.php?id=6
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Re: Tipo de Óleo Correto para o cambio manual e a DH.

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frfavoreto escreveu:
sle1989 escreveu: O ATF Tipo A tem especificação diferente do Dexron II:

http://www.ipiranga.com.br/wps/portal/! ... EdFAHt2zDE!/

O Dexron II eu sempre encontro fácil por aqui, tanto o da Ipiranga como o da Texaco (Texamatic).
Já procurou nos postos Ipiranga?
O Texamatic que você se refere é o Texamatic-B? Este é um ATF - Tipo A.
É o Texamatic-B mesmo, igual desse anúncio:

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http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... texaco-_JM

Na embalagem fala que serve:

APLICAÇÕES
Texamatic B é recomendado para a lubrificação de
transmissões automáticas de automóveis, caminhões,
ônibus e equipamentos pesados, quando requerido pelo
fabricante ou óleo do tipo Dexron IID, ou ainda as
especificações anteriores Dexron II ou Dexron.
Fotos do automatic -> viewtopic.php?f=33&t=22514

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