Dúvidas com a Ventoinha

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
monza_silver
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Dúvidas com a Ventoinha

Mensagem não lida por monza_silver »

Boa tarde monzeiros....

venho lhes pedir auxilio quanto a ventoinha do meu monza 85 á alcool !!!
É normal a ventoinha do carro ficar muito tempo armada e demorar para desarmar????
Sei que por ele ser a alcool ele esquenta mais do que o motor a gasolina!!!!

quando ligo o carro e deixo ele esquentando até a ventoinha armar,a temperatura baixa e ele desliga...mas quando eu rodo bem com o carro,a ventoinha arma e dá para ver que o ponteiro vai baixando....mas quando chega pra desarmar ela esta demorando para desarmar!!!

fica muito tempo armada!!!! Mas a temperatura nao sobe!!!! Estou preocupado pq tenho medo do motor da ventoinha acabar queimando!!!! O que devo fazer???

Meu sistema só usa agua,pq tenho medo de colocar aditivo e acabar aparecendo vazamentos!!!! Já fiz o cabeçote uns 4 meses atras!!!! Será que devo trocar o sistema de arrefecimento por completo??? Trocar radiador,bomba d'agua,valvula termostatica,ventoinha..motor da ventoinha,e sensores de temperatura????

desculpe pelo longo texto...hehehe
phablo sartori
Membro GL (Ní­vel 2)

Re: Dúvidas com a Ventoinha

Mensagem não lida por phablo sartori »

tente limpar a agua do sistema derepente nao esta muito barenta . o ideal seria uma limpeza no radiador
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Olha primeiramente vou falar sobre o mito de que aditivo de água do radiador causa vazamentos....

Existem dois produtos distintos muito diferentes entre si, mas que ambos são usados junto no líquido refrigerante, ou água do radiador.

Um deles é o aditivo anti-congelante, este tem por finalidade reduzir a temperatura máxima de congelamento da água, para países frios isso é BEM crítico, portanto esses aditivos reduzem a temperatura de congelamento da água para que mesmo abaixo de zero graus célsius a água não congele.
Outra finalidade do aditivo é aumentar a temperatura mínima de ebulição da água, ou seja, aumenta o ponto de fervura da água, pois água comum, ferve a 100 graus célsius, com pressão a temperatura sobre um pouco, coisa de 5 graus, com o aditivo o ponto de fervura pode subir para mais de 120 graus célsius a depender do produto e qualidade utilizado.
SEMPRE use a proporção recomendada pelo fabricante do aditivo...

O outro produto ao qual também pode ser adicionado no líquido refrigerante é um limpador do sistema, esse SIM pode encontrar vazamentos no sistema, seja em mangueiras, radiador, ou até mesmo cabeçote.

Mas se tu fez o cabeçote a pouco tempo, não vejo porque ter medo de colocar aditivos, aliás, eu até recomendo que passe a usar aditivos, mas é bom que o sistema esteja limpo para garantir a qualidade do produto.

É fácil ver se seu sistema está limpo ou não, basta observar a água que fica no reservatório, se ela é transparente ou turva, se estiver turva é porque tem coisa suja no sistema, se estiver limpa é sinal de que não tem problemas no sistema, claro que se faz pouco tempo que roda com o carro com essa água ela não estará suja já, espere rodar um pouco com o carro e sempre observe a água.

O reservatório também é um indicador de sistema sujo, se ele tiver a metade inferior dele bem mais escura que a superior indica que o sistema trabalhou muito tempo com contaminações, e que tem coisa ruim no sistema. Já se o reservatório estiver homogêneo em sua coloração, indica que não tem problemas no sistema, lembrando que reservatório original de fábrica é comum ficar amarelado o plástico, mas não avermelhado ou cor de terra.

Agora vamos ao fato do seu carro não estar desligando a ventoinha... Isso é simples, válvula termostática, provavelmente ela não está abrindo por completo, por este motivo a água do sistema não é suficiente para refrigerar o motor por completo e desligar a ventoinha para reiniciar o ciclo de refrigeração. Cuidado que com o passar do tempo a válvula pode ir travando cada vez mais fechada, troque-a o quanto antes.

Pra limpar o radiador de maneira eficiente, basta retirar ele do carro e com uma mangueira com boa pressão dágua, colocar numa entrada e deixar passando água até sair água limpa do outro lado.... No motor é o mesmo procedimento, lembrando de fazer isso COM O MOTOR COMPLETAMENTE FRIA, para não dar choque térmico e correr o risco de empenar algo...

E não vejo motivos para trocar TODO o sistema de arrefecimento sem motivos... Troque somente se for necessário, faça uma limpeza passando água forçada pelo sistema e depois complete com água e aditivo.
Lembrando que o ideal é usar água desmineralizada, existem marcas que já vendem o produto devidamente diluído com água destilada e aditivo.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
monza_silver
Membro SL (Ní­vel 1)

phablo sartori escreveu:tente limpar a agua do sistema derepente nao esta muito barenta . o ideal seria uma limpeza no radiador
valeu parceiro...vou fazer isso!!!!
monza_silver
Membro SL (Ní­vel 1)

vrsilva escreveu:Olha primeiramente vou falar sobre o mito de que aditivo de água do radiador causa vazamentos....

Existem dois produtos distintos muito diferentes entre si, mas que ambos são usados junto no líquido refrigerante, ou água do radiador.

Um deles é o aditivo anti-congelante, este tem por finalidade reduzir a temperatura máxima de congelamento da água, para países frios isso é BEM crítico, portanto esses aditivos reduzem a temperatura de congelamento da água para que mesmo abaixo de zero graus célsius a água não congele.
Outra finalidade do aditivo é aumentar a temperatura mínima de ebulição da água, ou seja, aumenta o ponto de fervura da água, pois água comum, ferve a 100 graus célsius, com pressão a temperatura sobre um pouco, coisa de 5 graus, com o aditivo o ponto de fervura pode subir para mais de 120 graus célsius a depender do produto e qualidade utilizado.
SEMPRE use a proporção recomendada pelo fabricante do aditivo...

O outro produto ao qual também pode ser adicionado no líquido refrigerante é um limpador do sistema, esse SIM pode encontrar vazamentos no sistema, seja em mangueiras, radiador, ou até mesmo cabeçote.

Mas se tu fez o cabeçote a pouco tempo, não vejo porque ter medo de colocar aditivos, aliás, eu até recomendo que passe a usar aditivos, mas é bom que o sistema esteja limpo para garantir a qualidade do produto.

É fácil ver se seu sistema está limpo ou não, basta observar a água que fica no reservatório, se ela é transparente ou turva, se estiver turva é porque tem coisa suja no sistema, se estiver limpa é sinal de que não tem problemas no sistema, claro que se faz pouco tempo que roda com o carro com essa água ela não estará suja já, espere rodar um pouco com o carro e sempre observe a água.

O reservatório também é um indicador de sistema sujo, se ele tiver a metade inferior dele bem mais escura que a superior indica que o sistema trabalhou muito tempo com contaminações, e que tem coisa ruim no sistema. Já se o reservatório estiver homogêneo em sua coloração, indica que não tem problemas no sistema, lembrando que reservatório original de fábrica é comum ficar amarelado o plástico, mas não avermelhado ou cor de terra.

Agora vamos ao fato do seu carro não estar desligando a ventoinha... Isso é simples, válvula termostática, provavelmente ela não está abrindo por completo, por este motivo a água do sistema não é suficiente para refrigerar o motor por completo e desligar a ventoinha para reiniciar o ciclo de refrigeração. Cuidado que com o passar do tempo a válvula pode ir travando cada vez mais fechada, troque-a o quanto antes.

Pra limpar o radiador de maneira eficiente, basta retirar ele do carro e com uma mangueira com boa pressão dágua, colocar numa entrada e deixar passando água até sair água limpa do outro lado.... No motor é o mesmo procedimento, lembrando de fazer isso COM O MOTOR COMPLETAMENTE FRIA, para não dar choque térmico e correr o risco de empenar algo...

E não vejo motivos para trocar TODO o sistema de arrefecimento sem motivos... Troque somente se for necessário, faça uma limpeza passando água forçada pelo sistema e depois complete com água e aditivo.
Lembrando que o ideal é usar água desmineralizada, existem marcas que já vendem o produto devidamente diluído com água destilada e aditivo.
hummm...entendi cara.....já tinha trocado a VT..mas fiquei desconfiado do mecanico...a agua do reservatorio esta meio barrenta mesmo....pq quando eu fiz o cabeçote o mecanico nao limpou o reservatorio.....estava cheio de oleo!!! mas vou comprar uma VT nova e mandar trocar e fazer a limpeza do sistema!!!

Me diga uma coisa: qual a temperatura da VT que devo comprar????? Meu monza é a alcool!!!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Qualquer loja de auto-peças boa tem catálogo onde indica qual a peça correta para a aplicação do seu carro... Eu não me recordo qual era exatamente...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Sergio Rodrigues
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Sergio Rodrigues »

Estou com dúvidas, pois disseram que a ventoinha do Monza 96 é de 05 Pá na Hélice então prq o meu tem 06 pás?
Posso deixar assim mesmo ou isso altera em algo no funcionamento desse sistema de arrefecimento?
Como faço pra testar esse motor e a resistencia com o multímetro pra ver se tá funcionando corretamente?
Eis os componentes e creio que não tem nada original aqui:
Imagem
Imagem
Imagem
Esse motor é da marca Valeo
Imagem
Imagem
Imagem

Ao menos a limpeza nessas peças eu já fiz com limpa contato e car 80, não sei se pode usar mas usei!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Essa ventoinha acima, nas fotos, não é de Monza. Foi aplicado ventoinha de outro carro.

A ventoinha do Monza com A/C de fábrica tem sim 5 pás e sem A/C tem 4 pás.

As pás da ventoinha passam bem rente ao defletor e não tem aquela ligação (círculo) entre elas.

O motor se testa aplicando tensão de 12V com corrente suficiente para suportar o funcionamento da ventoinha. A resistência pode ser medida através de tensão no circuito ou medir resistência ôhmica com multi teste.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder