Conversão p/ alcool

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
junior_mauro
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 18
Registrado em: 15 Ago 2012, 20:39
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Conversão p/ alcool

Mensagem não lida por junior_mauro »

Olá pessoal. Tenho um Sl/e 90 gasolina que está com o carburador precisando de uma revisão, pois está bem beberrão, marcha lenta irregular, etc. Então como vou mecher já pensei em converter pra alcool, visando economia. A questão é: como ficaria o carro convertido sem rebaixar o cabeçote ou usar pistões pra alcool? Iria seguir esse tópico pra fazer o serviço: http://www.kadetteiros.com/forum/viewto ... f=8&t=2406.

Obrigado desde já :smt023
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conversão p/ alcool

Mensagem não lida por 500EF »

Se fizer sem elevar a taxa (seja por rebaixamento do cabeçote, seja pela troca dos pistões), não vai ficar tão eficiente quanto deveria.

Mas é possível fazer sim.

Precisará acertar o carburador para os parâmetros do à álcool original e adiantar o ponto em cerca de 6 graus no distribuidor, em relação ao seu original.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
ricardoclassic
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 11
Registrado em: 20 Fev 2013, 13:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conversão p/ alcool

Mensagem não lida por ricardoclassic »

tem como passar meu monza a alcool?
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conversão p/ alcool

Mensagem não lida por 500EF »

Qualquer carro tem jeito.

No seu caso, como é um MPFI Le-jetronic, ou corre atrás de 4 bicos vermelhos de omega/suprema 2.0 à álcool, ou então de bicos de kadett gsi retrabalhados (furos maiores para aumentar a vazão em cerca de 35%) e adianta o ponto inicial pelo distribuidor em mais 6 graus.

Se puder investir mais, não adiante o ponto e troque os pistões pelos do monza à álcool e/ou mande rebaixar o cabeçote.77

O meu também é um MPFI Le-jetronic e roda no álcool. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
junior_mauro
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 18
Registrado em: 15 Ago 2012, 20:39
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conversão p/ alcool

Mensagem não lida por junior_mauro »

500EF escreveu:Se fizer sem elevar a taxa (seja por rebaixamento do cabeçote, seja pela troca dos pistões), não vai ficar tão eficiente quanto deveria.

Mas é possível fazer sim.

Precisará acertar o carburador para os parâmetros do à álcool original e adiantar o ponto em cerca de 6 graus no distribuidor, em relação ao seu original.
Eduardo, como disse meu carro está bem gastão, com bastante excesso de combustivel, dando até pra sentir o cheiro forte, e algumas vezes saindo até uma fumaça preta. O motor é recém feito, então a solução rápida que encontrei foi colocar uns 35% de alcool no tanque junto da gasolina.

Como disse vou fazer o uma boa revisão, então acha que vale a pena passar pra alcool? Aqui o alcool custa R$1,90 e a gasolina R$2,74. Meu medo é não ficar bom, tipo ruim de partida, falhando...
junior_mauro
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 18
Registrado em: 15 Ago 2012, 20:39
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conversão p/ alcool

Mensagem não lida por junior_mauro »

Ah, e além de gastão, esqueci de citar que a marcha lenta está bem irregular, oscilando demais. As vezes pisando no freio chega até 1500rpm. Isso também está me incomodando.
esmael chechenski
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 01 Dez 2012, 13:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conversão p/ alcool

Mensagem não lida por esmael chechenski »

pisando no freio? isso em ponto morto né? quanto por litro ta fazendo?
a lenta tem um macete provisório
tem o giclê do ar na parte de cima do carbura tirando a tampa é aquele q pega com uma fenda
pegue u arame esmaltado pra q não enferruje, tire de um radio ou qualquer equipamento elétrico velho, amarre no prisioneiro e uma ponta coloque no furo do giclê e regule a lenta é um quebra galho
motor retificado ate amaciar bebe um pouco mais não muito ate uns 1000 km
junior_mauro
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 18
Registrado em: 15 Ago 2012, 20:39
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conversão p/ alcool

Mensagem não lida por junior_mauro »

esmael chechenski escreveu:pisando no freio? isso em ponto morto né? quanto por litro ta fazendo?
a lenta tem um macete provisório
tem o giclê do ar na parte de cima do carbura tirando a tampa é aquele q pega com uma fenda
pegue u arame esmaltado pra q não enferruje, tire de um radio ou qualquer equipamento elétrico velho, amarre no prisioneiro e uma ponta coloque no furo do giclê e regule a lenta é um quebra galho
motor retificado ate amaciar bebe um pouco mais não muito ate uns 1000 km
Então Esmael, eu sei que é normal subir um pouco o giro quando se pisa no freio no ponto morto, mas como a lenta já está em 1000rpm sobe muito a mais. Não entendi bem esse macete. Mais precisamente na parte do arame. Só gasolina tava fazendo uns 4~5, agora com alcool misturado não cheguei a medir, mas parece estar melhor.
Outra coisa, estou com as mangueiras de avanço e canister desligadas, e quando for fazer o bura o cara vai ligar certinho pra mim. Isso afeta muito o consumo?
Responder