Gasolina comum, aditivada ou premium?

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Mensagem não lida por Rafaelo »

sim, no VHC ele vai bem mesmo tendo curva de avanço desenhada pra gasolina e mapa de igniçao idem, devido a taxa ser "ideal" pra alcool ele vai muito bem ate um certo ponto. nesse teu exemplo do scanner certamente nao era em toda area de atuaçao do motor é impossivel isso e explico pq. na area esteoquemetrica, ou mesmo levemente pobre como a de cruzeiro por exemplo a correçao completa a defasagem da AFR do alcool qu é de 9 pra 1 E100. no teu caso deveria de ser 11:1 E75 se estava usando mais alcool do que gasolina. 75% etanol e 25% gasolina.

ae que ta na area da carga e rpm alta onde começa a pedir mistura de entre 12.5~13:1 AF/R nao exite correçao que supri isso vai ficar no debito mesmo, e muito menos os injetor vao conseguir suprir 75% alcool é muita coisa. alias o injetor tem uma vazao de reserva como tu mesmo viu na pratica. mais a reservar nao supli um consumo alcool por exemplo. o meus injetores flex a reserva estourando na regulagem da pra por 160cv alcool.

pra quem tem curiosidade de ver como funciona a programaçao de um motor generico aspirado gasolina este é o mapa AF/R basico.
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

Rafaelo escreveu: Ricardo, E75 é 75% alcool e 25% gasolina. o E é de Etanol. essa tua referencia ae 25% de álcool seria o E25 :smt023
Faz as contas:
RicardoDS escreveu: Aí o rabo de galo funcionava assim:
-13 litros de gasolina.
-30 litros de álcool.
Como na época a gasolina tinha aprox. 25% de álcool, essa mistura ficava próxima a um E75~E80.
- 13 litros de gasolina, descontando os 25% de álcool: 9,75litros de gasolina
- 30 litros de álcool + os 3,25litros aqui de cima= 33,25litros de alcool

33,25/(13+30)= 77% de álcool.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Rafaelo
MODERADOR

ja corri tirando a citaçao. respondeu antes de eu tirar ela rsrsrs.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Injeção: EFi

Mensagem não lida por dutra s a »

dutra s a escreveu:
nota : o governo federal tem prenteçoes de aumentar a quantidade de alcool na gasolina de 15 para 20% quem sabe ainda este ano.

abs estamos ai
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

ricardo e pessoal , de fato errei em informaçoes erradas me perdoem, como o ricardo disse é isso mesmo a proporçao de etanol na gasosa pode chegar a 25% em 2013 e na minha opniao acho que ja determinaram isso e agora so estao preparando o pais pra isso pois a dilma vai aprovar isso se ja nao aprovou, (minha fonte de dados diarios esta desatualizada) entao era isso que iria dizer acima mas como a presa é inimiga da perfeiçao informei errado.

confirmaçao por net:

http://igepri.org/news/2012/10/governo- ... o-de-2013/

http://carplace.virgula.uol.com.br/perc ... ltar-a-25/
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
sobre o teste, é um teste basico facil,pratico e rapido , instruçoes :
http://educador.brasilescola.com/estrat ... solina.htm

http://www.alunosonline.com.br/quimica/ ... olina.html

tambem pode ser feito com luva cirurgica de boa qualidade , e se for boa sendo comum a luva ira se enrugar e se rasgar em ate 2 minutos.

e pra fechar com chave de ouro , ou melhor !,com chave de monza segue minhas citaçoes :

http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=7kh ... =endscreen

http://www.youtube.com/watch?feature=en ... g1p8w8kBlY

se comum por si ja limpa imaginem com aditivos que a longo prazo como pode ficar todo o sistema de alimentaçao ?!

nem sei o que dizer , mas com certeza nao recomendo a ninguem usar combustivel aditivado apos 3 anos a 6 ou 40.000 km com frequencia ou nao, pois eu nao uso no meu a nao ser numa extrema emergencia no fim do mundo , pois nao quero arriscar a intupir nada por mais pequena que seja a sujeira.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
juliano estevao
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por juliano estevao »

coloquei gasolina podium no monza e a lenta ficou uma merd@, depois de tanque quase vazio coloquei comum de qualidade e voltou a normal, lenta digna de injeção :D

porque sera :smt017 :?:
Rafaelo
MODERADOR

pq esse tipo de gasolina altera a relaçao AF/R. e como carburador nao tem autoajuste(sonda,sensores,programaçao,etc) pode ser que fique ruim como fique bom. carburador so funcionaria bem com podium se calibrado com instrumentos especiais pra isso. agora colocar a podium dentro do tanque assim no mais pode ser que fique ruim como fique bom, teu caso foi negativo. vai depender da regulagem que estiver no carburador. o ideal é como falei, regular usando um analizador de gases,pistola c/avanço. ae sim fica super bom ate mais economico... alem de mais potente.

se coloca-se essa gasolina dentro de um carro com injeçao digital closedloop nao aconteceria isso, pelo contrario.
Danilo
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por Danilo »

vrsilva escreveu:Eles fazem isso aproveitando dos carros Flex, quem vai sofrer serão os carros que não são flex, carros importados sem modificações, como bmw e mercedez por exemplo.
Sem falar que eu acho que isso é jogada de governo pra subir o preço do alcool, acho que eles querem é ferrar as usinas de alcool...

Se fosse realmente por questão de poluição, eles tomariam outro rumo, pois carro a gasolina com alcool misturado, acaba por gastando mais e poluindo mais do que se fosse gasolina 100% pura, ou se eles ainda aumentassem a porcentagem de alcool na gasolina pra reduzir o valor da mesma, e até incentivando as usinas a aumentarem suas produções, aumentando o numero de empregos nessas regiões, mas passa muito longe disso, é tudo interesse de $$$ dos corruptos malditos...
Questão de poluição, na europa os carros mais ecologicos são movidos a diesel, se o governo brasileiro realmente quisesse investir em redução do nível de poluição do ar nacional, eles iriam justamente contra a gasolina apoiando muito e incentivando o uso do alcool... E ainda tem a questão do povão que muitos acham o alcool ruim, que é ruim de manhã, e tals... mals eles sabem que mesmo um carro a gasolina, se tiver turbo, tem necessidade de aquecer o motor por alguns minutos para não dar problema na turbina, que para desligar o motor tem que esperar o mesmo estabilizar a temperatura para não cortar a refrigeração do motor antes mesmo deste baixar a temperatura...
Ou seja, povo brasileiro não está AINDA preparado para o 1º mundo, não adianta nos trazer tecnologia, que a massa da população não ta preparada... infelizmente nosso brasil...
pior que é verdade.
Polisel

Mensagem não lida por Polisel »

Bom dia Pessoal!

Tenho um monza caixote 89 com injeção EFI alcool e GNV G5 com controle automatico de seleção. Modéstia a parte, um sistema fenomenal! Injeta automaticamente alcool quando piso forte ou de tempos em tempos para manter a injeção funcionando perfeitamente.
O detalhe é que encho o tanque do carro a cada 6 meses (quando viajo pro litoral onde não tem GNV) como o combustivel fica muuuuito tempo no tanque sempre adiciono Bardahl Proal (para carros apenas a alcool). Está cada vez mais dificil de achar o proal.
Desmontei o TBI recentemente e fiquei boquiaberto. O TBI está mais limpo que quando instalamos o sistema. Nem meu mecânico acreditou.

Dou todo apoio para o uso de aditivo, mas não compro gasolina aditivada. Prefiro adicionar por direto no tanque.
Tem posto que sei que pega a gasolina comum adiciona 0.1% de acetona (ou menos) e vende como aditivada. O motor rende melhor e anda muito, mas em 6 meses ou um ano acaba com todo o conjunto de injeção.

Abração!
Responder