Isolar ar cond para melhor rendimento
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Mensagens: 204
- Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
Bom, esse meu amigo trabalhou na parte de sorvete aqui no rj. não sabia desse retorno de líquido..
a diferença dentro do carro é pouca, mas sensível. vou instalar uma segunda ventoinha dps posto foto de td..
ah, frfavoreto sorte a nossa que é anti chama.. hauhauhauh pq eu tb não sabia que não aguentava o calor da descarga..
de repente, isolando o coletor com aquela manta térmica de fibra, dê pra manter a espuma lá..
a diferença dentro do carro é pouca, mas sensível. vou instalar uma segunda ventoinha dps posto foto de td..
ah, frfavoreto sorte a nossa que é anti chama.. hauhauhauh pq eu tb não sabia que não aguentava o calor da descarga..
de repente, isolando o coletor com aquela manta térmica de fibra, dê pra manter a espuma lá..
93' SL/E completo
2.0 Gas.
2.0 Gas.
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 143
- Registrado em: 13 Jun 2012, 19:28
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
Já que vc falou que tem um termômetro a disposição do seu amigo, fica fácil isolar e conferir se terá problemas com retorno de líquido. Apenas comente com seu amigo que ele saberá como fazer já que atua/atuou na área. Peça ajuda para ele para medir o superaquecimento do sistema. Você precisará de um Manifold (manômetros para medir a pressão do sistema) a tabela de evaporação do gás utilizado e um termômetro. Se ele tiver estas ferramentas/materiais fica fácil.Leonarjoe 2.0 escreveu:Bom, esse meu amigo trabalhou na parte de sorvete aqui no rj. não sabia desse retorno de líquido..
a diferença dentro do carro é pouca, mas sensível. vou instalar uma segunda ventoinha dps posto foto de td..
ah, frfavoreto sorte a nossa que é anti chama.. hauhauhauh pq eu tb não sabia que não aguentava o calor da descarga..
de repente, isolando o coletor com aquela manta térmica de fibra, dê pra manter a espuma lá..
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Mensagens: 204
- Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
Carlos, com respeito a caixa de ventilação externa, valeria apena retira-la e isolar por dentro? Tem algum passo a passo (tipo ter que tirar o coletor de adm) pq o espaço é bem pequeno ali.
Vi um classic 89 sem motor e sem a caixa de ventilação e com o evaporador exposto. Não me pareceu complicado, sem o motor no lugar..
Vi um classic 89 sem motor e sem a caixa de ventilação e com o evaporador exposto. Não me pareceu complicado, sem o motor no lugar..
93' SL/E completo
2.0 Gas.
2.0 Gas.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17868
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
Não vejo necessidade de isolar internamente. Penso em isolar como é o Diplomata, Blaser e S-10.
A caixa de ventilação é interna, dentro do painel. A passagem de metal externa apenas liga a ventoinha e entrada de ar. A peça que viu em fotos não é o evaporador. Ali fica o filtro de água do evaporador.
Não tenho nenhum passo a passo, mas pela lógica não parece difícil fazer manutenção ou remover essa capa metálica. Eu nunca mexi ali, e como disse anteriormente, não isolei ainda para não ficar com aspecto de gambiarra.
Abs,
Carlos Freire
A caixa de ventilação é interna, dentro do painel. A passagem de metal externa apenas liga a ventoinha e entrada de ar. A peça que viu em fotos não é o evaporador. Ali fica o filtro de água do evaporador.
Não tenho nenhum passo a passo, mas pela lógica não parece difícil fazer manutenção ou remover essa capa metálica. Eu nunca mexi ali, e como disse anteriormente, não isolei ainda para não ficar com aspecto de gambiarra.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Mensagens: 204
- Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
essa é justamente a idéia. deixar com aspecto original por fora, e por dentro (aonde circula o ar) "forrar" com manta asfáltica.
A minha meta é chegar a um rendimento proximo ou igual ao do Corolla
A minha meta é chegar a um rendimento proximo ou igual ao do Corolla
93' SL/E completo
2.0 Gas.
2.0 Gas.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17868
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
O ar do meu Monza não deve nada ao Corolla ou outro carro que tenha A/C convencional.
Creio que seria mais eficaz o isolamento externo. Pensei em usar a mesma manta que o Diplomata e Blaser usam.
Se fizer por dentro, além de acumular sujeira, vai diminuir a passagem.
Abs,
Carlos Freire
Creio que seria mais eficaz o isolamento externo. Pensei em usar a mesma manta que o Diplomata e Blaser usam.
Se fizer por dentro, além de acumular sujeira, vai diminuir a passagem.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Mensagens: 6510
- Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
Confirmo o que o Carlos, disse, e ainda reforço, ainda não vi um carro com um A/C tão BOM quanto o do monza, meu pai, teve D-20, Vectra A, tem um honda Fit, meu irmão tem um corolla, mas nenhum deles chega perto do rendimento do ar do monza, o monza gela até doer as canelas, esses carros que meu pai teve, todos foram em excelente estado de conservação, praticamente novos, o Fit ele ainda tem, e ele cuida sempre mantendo o carro com revisões preventivas, e nenhum deles chega perto do monza em questão do A/C.
A única coisa que o monza não tem, é controle de ar digital, só isso, no monza, precisa ficar dosando o ar, ou ligando e desligando ele manualmente, enquanto que em carros com ar digital isso é automatico...
A única coisa que o monza não tem, é controle de ar digital, só isso, no monza, precisa ficar dosando o ar, ou ligando e desligando ele manualmente, enquanto que em carros com ar digital isso é automatico...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2086
- Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
Eu muitas vezes ligo o compressor do AC no Frio Normal/Máximo e fico ajustando a temperatura da ventilação com a chave seletora de ar quante/frio.
O curioso é que em muitas oportunidades deixo a chave de temperatura toda no vermoelho/quente (justamente quando a patroa começa a tremer de frio e reclamar, rs rs) ai o ar sai mais quente, mesmo com AC ligado.
Nesta situação, será que o compressor fica ligado direto ou liga/desliga de tempos em tempos pra ajudar o radiador de ar quente a 'amenizar' o frio do A/C ?
Essa jogada de misturar AC com ar quente eu já fazia na Suprema da minha mãe, rs rs, é show vc deixa a temp do ar do jeito que vc quer, mesmo não sendo AC digital !
=D
O curioso é que em muitas oportunidades deixo a chave de temperatura toda no vermoelho/quente (justamente quando a patroa começa a tremer de frio e reclamar, rs rs) ai o ar sai mais quente, mesmo com AC ligado.
Nesta situação, será que o compressor fica ligado direto ou liga/desliga de tempos em tempos pra ajudar o radiador de ar quente a 'amenizar' o frio do A/C ?
Essa jogada de misturar AC com ar quente eu já fazia na Suprema da minha mãe, rs rs, é show vc deixa a temp do ar do jeito que vc quer, mesmo não sendo AC digital !
=D
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!