Dica sobre a água do radiador...

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Adriano Chaves
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por Adriano Chaves »

waldir escreveu:O Petroplus (rosa e verde) frascos de 500ml é para completar o sistema:
DESCRIÇÃO E APLICAÇÃO
O ANTIRUST é um produto com ação anticorrosiva e antiferrugem, indicado para completar o nível do sistema de arrefecimento. Formulado com componentes sintéticos de última geração.

Aplique o produto para completar o nível do sistema. Para completar a troca do fluido no sistema recomendamos seguir a instrução manual do veículo. Este produto é uma solução anticorrosiva. Se o manual do seu veículo exige um produto a base de etileno glicol recomendamos o uso do Petroplus All Season Life.

BENEFÍCIOS
- O ANTIRUST possui ação antiferrugem e anticorrosão, especialmente para alumínios e metais
- Auxilia a prevenir o superaquecimento

O produto que segue é a base de etileno glicol concentrado

ADITIVO ANTICORROSIVO PARA RADIADOR 609BR

DESCRIÇÃO E APLICAÇÃO O ADITIVO PARA RADIADOR contém aditivos anticorrosivos, antiferrugem e antiespumante para tratamento do radiador.

Aplique com o motor frio, adicionar um frasco do produto ao reservatório de água do radiador para tratar até 9 litros de liquido do sistema.

Após diluído e aplicado no sistema o produto tem prazo de validade de 1 ano.

BENEFÍCIOS
- Aumenta a vida útil do sistema de arrefecimento.
- Excelente na ação contra cavitação.
- Protege alumínio, latão, cobre, ferro, sem prejudicar borrachas e componentes do sistema.
- Indicado na troca ou para completar o nível do sistema.

http://www.uniriodistribuidora.com.br/p ... _stp03.asp
Oi Walmir, onde vc achou informações da aplicação do produto? pois no meu caso não foi diluido foi adicionado somente o produto 8 frascos, será que isso implica em algum dano? ou posso ficar tranquilo??? :smt017
--------------------------------
Monza GLS 94/95 Completo
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Adriano,
pelo que li no site, os frascos de 500ml ( do rosa e do verde) são para completar o sistema, isto é, se houve vazamento. Então é o produto diluído numa proporção que não consta na apresentação do produto.

O sistema de arrefecimento do Monza tem 7 a 7,5l (com ar) e a proporção é de 60% de água e 40% de aditivo.
Por exemplo, quem usa o Paraflu coloca 3 litros e 4 de água
Eu uso o HiTech concentrado e coloco 1 litro e 6 de água filtrada com baixo cloro) e custa menos de 10 reais o litro do aditivo

Sugiro medir a condutividade eletrica e se estiver no padrão rode por uns tempos e vá medindo uma vez por mês e se estiver alta acima de 0,30VDC lave o sistema e coloque uma marca reconhecida como boa.

viewtopic.php?f=15&t=16501

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Adriano Chaves
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Adriano Chaves »

frfavoreto escreveu:
Adriano Chaves escreveu:Bom dia,

Carlos,

Você conhece o produto Petroplus ANTIRUST da marca STP? em um posto esvaziamos todo o sistema, passamos água para a limpeza, lavamos o reservatório e adicionamos quase 8 potes de 500ml no sistema desse mesmo produto, no rótulo não tem informação nenhuma de proporção, mas adicionamos somente o produto conforme recomendado pelo funcionário do posto o produto é de boa qualidade???

Obrigado
O Petroplus STP é um produto de baixa qualidade que não cumpre seu papel como aditivo de radiador. Não está em conformidade com a norma brasileira para esse tipo de produto, não contendo etilenoglicol, principal composto químico responsável pela conservação do sistema de arrefecimento. Só no quesito "teor de água", que deve ser de no máximo 5% de acordo com a norma brasileira, o Petroplus STP possui 81%, muito acima do permitido.

Sua composição é basicamente água e óleo mineral. Portanto espere que no máximo este "aditivo" mantenha a bomba d'água lubrificada, nada mais.

Segue o teste com este e outros produtos do ramo: http://xa.yimg.com/kq/groups/20007123/8 ... adores.pdf
Putz pessoal, me ferrei legal nessa heim... :smt011
--------------------------------
Monza GLS 94/95 Completo
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Valew Carlos, mas você sabe me dizer se existem produtos que não são diluidos? Estou achando muito estranho ter que adicionar somente o produto sem diluir em água
Sim, a grande maioria dos aditivos a venda são concentrados, onde se coloca 40% ou 50% de aditivo e restante de água.

Há também aditivos mais concentrados com 1 litro para 8l de água.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Ano: 1994

Mensagem não lida por rafamts »

Pessoal, recentemente foi trocada minha bomba dágua e agora vou providenciar a colocação do aditivo para radiador. Eu fazia da seguinte forma: limpava o sistema; encaixava as mangueiras e colocava água até sair bastante ali pelo local onde vai o sensor de temperatura. Depois disso é que colocava o aditivo no sistema. Está correto, ou deveria primeiro colocar o aditivo para somente depois completar com água?
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por frfavoreto »

O ideal é fazer a mistura total de água + aditivo num balde limpo e adicionar no sistema, usando um funil para evitar desperdício. Coloque a mistura lentamente, com o sensor de temperatura removido para a água entrar e já sair o ar ao mesmo tempo. Quando começar a sair somente o líquido pelo buraco, sem bolhas de ar, enrosque novamente o sensor no lugar, ligue o motor e desenrosque só um pouco e deixe sair mais um pouco da mistura pois pode haver bolha de ar nas galerias do motor. Feito isso está pronto o serviço. Acho que não se perde mais que 0,5L de líquido nesse processo de sangria.

Lembre-se de usar água desmineralizada ou destilada, nunca use água torneiral por causa da presença de sais e cloro.

Se você não usava aditivo a algum tempo, ou usava algum de baixa qualidade, ao adicionar um aditivo bom ele vai fazer uma limpeza geral e vai ficar na cor de ferrugem dentro de uns 20 dias. Seria ideal realizar uma nova troca após isso acontecer. Foi o que aconteceu comigo, antes só usava aditivo ruim vendido em postos de gasolina, ao usar um da Petrobrás na cor verde ele ficou laranja de tanta ferrugem que desprendeu do motor após 2 semanas.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Ano: 1994

Mensagem não lida por rafamts »

Valeu frfavoreto, obrigado pela dica. Final de semana vou providenciar o serviço.

Abraço,
Rafael
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

O ideal é fazer a mistura total de água + aditivo num balde limpo e adicionar no sistema, usando um funil para evitar desperdício.
Favoretto,

Como vc faz para esgotar os 7,5 litros de água do sistema de arrefecimento?

Na minha opinião, lavando ou não vai sobrar liquido nas partes baixas do motor e do radiador, do radiador de ar quente.

Penso que pode-se considerar 2 litros de residual nas partes baixas e na melhor das hipóteses 1 litro e a partir daí colocar proporcionalmente a quantidade de aditivo para 7 litros e completar com água...

Há a possibilidade de efetuar uma troca maior expulsando a água residual colocando uma mistura de 40/60 (9 litros por exemplo) que será mais densa expulsando a de menor densidade e colocar o radiador seco.

Lembrando também que a água deionizada ao misturar-se com a água residual que foi usada para lavar o sistema (1l ou 2l)
deixará de ser deionizada...

O importante é não usar água torneiral/clorada ou básica, mas, até pode, só que a neutralização do aditivo 'poderá' ser prejudicada e vencer antes do prazo.

Quando eu for trocar o aditivo vou medir quanto liquido de arrefecimento sairá do sistema ao soltar a mangueira baixa do radiador e postar no forum. Confesso que é algo que tenho pendente na memória.

Abs

waldir
Editado pela última vez por waldir em 25 Out 2012, 10:50, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder