Dica sobre a água do radiador...
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Dica sobre a água do radiador...
Rafael,
não é zinabre. É um pequeno vazamento do aditivo que ressecou ali.
Acho que é em função do ressecamento da mangueira ou do plástico do tubo. Se o tubo for muito velho é arriscado reapertar a abraçadeira pq pode trincar o tubo pelo novo esforço. Quando vc for dar a manutenção no sistema de refrigeração troque o tubo que é barato +/- 10 reais
Esta semana apareceu um vazamento na coluna plastica do radiador mais para o meio do lado da mangueira S VT/Radiador
Pensei que estava trincado e com uma lanterna fui examinar e vi que o vazamento era mais acima onde tem um bujão onde entraria o interruptor térmico dos carburados. Acho que ali tem uma guarnição de borracha que ressecou. Cacei uma chave Alen com o meu filho deve ser de 12mm e apertei o bujão e cessou o vazamento.
Quanto a coloração pode ser sim ferrugem (óxido de ferro) Meça a condutividade do liquido e se estiver maior que 30VDC providencie a troca.
Abs
waldir
não é zinabre. É um pequeno vazamento do aditivo que ressecou ali.
Acho que é em função do ressecamento da mangueira ou do plástico do tubo. Se o tubo for muito velho é arriscado reapertar a abraçadeira pq pode trincar o tubo pelo novo esforço. Quando vc for dar a manutenção no sistema de refrigeração troque o tubo que é barato +/- 10 reais
Esta semana apareceu um vazamento na coluna plastica do radiador mais para o meio do lado da mangueira S VT/Radiador
Pensei que estava trincado e com uma lanterna fui examinar e vi que o vazamento era mais acima onde tem um bujão onde entraria o interruptor térmico dos carburados. Acho que ali tem uma guarnição de borracha que ressecou. Cacei uma chave Alen com o meu filho deve ser de 12mm e apertei o bujão e cessou o vazamento.
Quanto a coloração pode ser sim ferrugem (óxido de ferro) Meça a condutividade do liquido e se estiver maior que 30VDC providencie a troca.
Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- rafamts
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GL
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
Valeu mesmo Waldir, vou dar uma verificada mais amiúde, inclusive na condutividade do líquido.
Abraço,
Rafael
Abraço,
Rafael
- frfavoreto
- Membro GLS (Nível 6)
- Modelo: - SELECIONE --------
Senhores, hoje fiz a limpeza do sistema de arrefecimento do meu Kadett. Ele já estava com um aditivo vagaba, então resolvi colocar o Lubrax SAE J 1034, muito bom e barato. Vi testes realizados com ele e atualmente é um dos melhores do mercado brasileiro, comprei na Nafil por R$12,65 cada litro.
Na hora de fazer a limpeza do radiador, para não ter a trabalheira enorme de retirá-lo do lugar eu usei uma mangueira fina para sugar o que estava no "fundo" do radiador, pois a mangueira mais abaixo dele não drena completamente a água, pois ela fica um pouco acima do nível mais baixo do radiador. Enfiei a mangueirinha por ali, até o fundo, e suguei toda a sujeira. Galera, saiu MUITA sujeira, parece que toda a sujeira fica acumulada no fundo do radiador, saiu uma espécie de cascalho de pequenas dimensões, aparentemente é o resultado do desgaste das pás da bomba d'água. E olha que a água não estava suja, saiu limpinha quando retirei a mangueira, porém a sujeira fica escondida ali no fundo do radiador.
Bom, feito isso eu adicionei o aditivo na proporção de 45% para 55% de água desmineralizada, ele tem coloração verde e ao colocar minha mão em contato com ele percebe-se que ele tem uma característica lubrificante, parecia que eu estava em contato com óleo. Isso é bom para lubrificar a bomba d'água e reduzir a cavitação!
Na hora de fazer a limpeza do radiador, para não ter a trabalheira enorme de retirá-lo do lugar eu usei uma mangueira fina para sugar o que estava no "fundo" do radiador, pois a mangueira mais abaixo dele não drena completamente a água, pois ela fica um pouco acima do nível mais baixo do radiador. Enfiei a mangueirinha por ali, até o fundo, e suguei toda a sujeira. Galera, saiu MUITA sujeira, parece que toda a sujeira fica acumulada no fundo do radiador, saiu uma espécie de cascalho de pequenas dimensões, aparentemente é o resultado do desgaste das pás da bomba d'água. E olha que a água não estava suja, saiu limpinha quando retirei a mangueira, porém a sujeira fica escondida ali no fundo do radiador.
Bom, feito isso eu adicionei o aditivo na proporção de 45% para 55% de água desmineralizada, ele tem coloração verde e ao colocar minha mão em contato com ele percebe-se que ele tem uma característica lubrificante, parecia que eu estava em contato com óleo. Isso é bom para lubrificar a bomba d'água e reduzir a cavitação!
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
-
- Membro SL (Nível 1)
Bom dia,Carlos A. Freire escreveu:Ramon Neves escreveu:Não coloquei aditivo, por que esse carro não tem aditivo a anos e se eu colocar agora vai vazar em um monte de lugar e eu não to podendo $$ mexer com isso agora...
Aditivo não é corrosivo e sim uma proteção contra corrosão. Se colocar aditivo e apresentar vazamentos, foi por conta da limpeza feita recente e não pelo aditivo. Esses vazamentos em geral ocorre por falta de manutenção no sistema de arrefecimento e falta de uso de aditivo de boa qualidade, na proporção correta.
Abs,
Carlos Freire
Carlos,
Você conhece o produto Petroplus ANTIRUST da marca STP? em um posto esvaziamos todo o sistema, passamos água para a limpeza, lavamos o reservatório e adicionamos quase 8 potes de 500ml no sistema desse mesmo produto, no rótulo não tem informação nenhuma de proporção, mas adicionamos somente o produto conforme recomendado pelo funcionário do posto o produto é de boa qualidade???
Obrigado
--------------------------------
Monza GLS 94/95 Completo
Monza GLS 94/95 Completo
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Adriano, bom dia.
Infelizmente não conheço tal produto para poder opinar.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
O Petroplus (rosa e verde) frascos de 500ml é para completar o sistema:
DESCRIÇÃO E APLICAÇÃO
O ANTIRUST é um produto com ação anticorrosiva e antiferrugem, indicado para completar o nível do sistema de arrefecimento. Formulado com componentes sintéticos de última geração.
Aplique o produto para completar o nível do sistema. Para completar a troca do fluido no sistema recomendamos seguir a instrução manual do veículo. Este produto é uma solução anticorrosiva. Se o manual do seu veículo exige um produto a base de etileno glicol recomendamos o uso do Petroplus All Season Life.
BENEFÍCIOS
- O ANTIRUST possui ação antiferrugem e anticorrosão, especialmente para alumínios e metais
- Auxilia a prevenir o superaquecimento
O produto que segue é a base de etileno glicol concentrado
ADITIVO ANTICORROSIVO PARA RADIADOR 609BR
DESCRIÇÃO E APLICAÇÃO
O ADITIVO PARA RADIADOR contém aditivos anticorrosivos, antiferrugem e antiespumante para tratamento do radiador.
Aplique com o motor frio, adicionar um frasco do produto ao reservatório de água do radiador para tratar até 9 litros de liquido do sistema.
Após diluído e aplicado no sistema o produto tem prazo de validade de 1 ano.
BENEFÍCIOS
- Aumenta a vida útil do sistema de arrefecimento.
- Excelente na ação contra cavitação.
- Protege alumínio, latão, cobre, ferro, sem prejudicar borrachas e componentes do sistema.
- Indicado na troca ou para completar o nível do sistema.
http://www.uniriodistribuidora.com.br/p ... _stp03.asp
DESCRIÇÃO E APLICAÇÃO
O ANTIRUST é um produto com ação anticorrosiva e antiferrugem, indicado para completar o nível do sistema de arrefecimento. Formulado com componentes sintéticos de última geração.
Aplique o produto para completar o nível do sistema. Para completar a troca do fluido no sistema recomendamos seguir a instrução manual do veículo. Este produto é uma solução anticorrosiva. Se o manual do seu veículo exige um produto a base de etileno glicol recomendamos o uso do Petroplus All Season Life.
BENEFÍCIOS
- O ANTIRUST possui ação antiferrugem e anticorrosão, especialmente para alumínios e metais
- Auxilia a prevenir o superaquecimento
O produto que segue é a base de etileno glicol concentrado
ADITIVO ANTICORROSIVO PARA RADIADOR 609BR
DESCRIÇÃO E APLICAÇÃO
O ADITIVO PARA RADIADOR contém aditivos anticorrosivos, antiferrugem e antiespumante para tratamento do radiador.
Aplique com o motor frio, adicionar um frasco do produto ao reservatório de água do radiador para tratar até 9 litros de liquido do sistema.
Após diluído e aplicado no sistema o produto tem prazo de validade de 1 ano.
BENEFÍCIOS
- Aumenta a vida útil do sistema de arrefecimento.
- Excelente na ação contra cavitação.
- Protege alumínio, latão, cobre, ferro, sem prejudicar borrachas e componentes do sistema.
- Indicado na troca ou para completar o nível do sistema.
http://www.uniriodistribuidora.com.br/p ... _stp03.asp
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- frfavoreto
- Membro GLS (Nível 6)
O Petroplus STP é um produto de baixa qualidade que não cumpre seu papel como aditivo de radiador. Não está em conformidade com a norma brasileira para esse tipo de produto, não contendo etilenoglicol, principal composto químico responsável pela conservação do sistema de arrefecimento. Só no quesito "teor de água", que deve ser de no máximo 5% de acordo com a norma brasileira, o Petroplus STP possui 81%, muito acima do permitido.Adriano Chaves escreveu:Bom dia,
Carlos,
Você conhece o produto Petroplus ANTIRUST da marca STP? em um posto esvaziamos todo o sistema, passamos água para a limpeza, lavamos o reservatório e adicionamos quase 8 potes de 500ml no sistema desse mesmo produto, no rótulo não tem informação nenhuma de proporção, mas adicionamos somente o produto conforme recomendado pelo funcionário do posto o produto é de boa qualidade???
Obrigado
Sua composição é basicamente água e óleo mineral. Portanto espere que no máximo este "aditivo" mantenha a bomba d'água lubrificada, nada mais.
Segue o teste com este e outros produtos do ramo: http://xa.yimg.com/kq/groups/20007123/8 ... adores.pdf
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo
-
- Membro SL (Nível 1)
Carlos A. Freire escreveu:Adriano, bom dia.
Abs,
Carlos Freire
Valew Carlos, mas você sabe me dizer se existem produtos que não são diluidos? Estou achando muito estranho ter que adicionar somente o produto sem diluir em água, foram 8 frascos R$ 15,00 cada... :smt017
--------------------------------
Monza GLS 94/95 Completo
Monza GLS 94/95 Completo