Aditivo de radiador
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Aditivo de radiador
Olá Pessoal,
Necessito de uma ajuda.
Eu nunca coloquei aditivo de radiador no Monza, a semana passada tive que trocar a bomba d'água e o mecânico perguntou se colocava aditivo no radiador e fiquei em dúvida, disse a ele que nunca havia usado este aditivo.
Vcs me indicam que devo usar o aditivo no radiador do Monza 87?
Aguardo respostas.
Obrigado.
Marcos- Curitiba/Pr
Necessito de uma ajuda.
Eu nunca coloquei aditivo de radiador no Monza, a semana passada tive que trocar a bomba d'água e o mecânico perguntou se colocava aditivo no radiador e fiquei em dúvida, disse a ele que nunca havia usado este aditivo.
Vcs me indicam que devo usar o aditivo no radiador do Monza 87?
Aguardo respostas.
Obrigado.
Marcos- Curitiba/Pr
- luiz sle
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Re: Aditivo de radiador
Radiador é item de série em qualquer carro, não opcional. Tem que usar e trocar periodicamente como recomenda o fabricante.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
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Re: Aditivo de radiador
Olá Luiz,
Infelizmente não tenho o manual do fabricante, então vc sugeri que eu passe a utilizar o aditivo no radiador?
Obrigado pelo retorno.
Marcos- Curitiba
Infelizmente não tenho o manual do fabricante, então vc sugeri que eu passe a utilizar o aditivo no radiador?
Obrigado pelo retorno.
Marcos- Curitiba
- luiz sle
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Re: Aditivo de radiador
O fabricante do líquido de arrefecimento!Marcos Zambotti escreveu:olá Luiz,
Olá Luiz,
Infelizmente não tenho o manual do fabricante, então vc sugeri que eu passe a utilizar o aditivo no radiador?
Obrigado pelo retorno.
Marcos- Curitiba
É obrigatório o uso, é algo vital para o motor. Sem ele, a vida útil de algumas peças é reduzida drasticamente, como bomba d'água, radiador, bloco, cabeçote, selos do motor, etc.
Utilize sempre aditivo de boa marca, seguindo as recomendações do fabricante no rótulo do produto.
Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.
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Re: Aditivo de radiador
Marcos, o correto é fazer uso de aditivo. Como você já não usa há muito tempo, seria ideal fazer uma boa limpeza no sistema antes de começar a fazer uso.
Abraço,
Rafael
Abraço,
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Re: Aditivo de radiador
Como disseram o uso do aditivo é imprescindível, porém para quem não usa há muito tempo terá de fazer uma limpeza muito bem feita em todo o sistema de arrefecimento e ficar ligado que após a adição do aditivo, pode haver vazamentos nas mangueiras e em suas conexões, porquê a sujeira acumulada com o tempo se encarrega de tampar micro buracos e rachaduras nessas mangueiras. Quando o aditivo passar por elas, vai arrancar sujeiras e pode aparecer o vazamento.
Use aditivo orgânico a base de etilenoglicol. Algumas boas marcas são Paraflu e Radiex, mas você pode optar pelo aditivo original AC Delco nº93201700 encontrado nas concessionárias, porém ele é muito caro (cerca de 45,00 cada litro) e precisa de 3 litros ao todo. A Radiex fabrica alguns aditivos em embalagens de 1 litro que são bem concentrados, nesse caso basta adicionar esse frasco e completar com água, geralmente custa na faixa de uns 50,00.
Use aditivo orgânico a base de etilenoglicol. Algumas boas marcas são Paraflu e Radiex, mas você pode optar pelo aditivo original AC Delco nº93201700 encontrado nas concessionárias, porém ele é muito caro (cerca de 45,00 cada litro) e precisa de 3 litros ao todo. A Radiex fabrica alguns aditivos em embalagens de 1 litro que são bem concentrados, nesse caso basta adicionar esse frasco e completar com água, geralmente custa na faixa de uns 50,00.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
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- luiz sle
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Re: Aditivo de radiador
Pelo que postaram no fórum, foram feitas pesquisas com aditivos e, o Radiex não atende os padrões brasileiros de aditivos.
Monza, a relação do homem e a máquina.
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- waldir
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Re: Aditivo de radiador
Marcos, tudo o que escreveram aqui tem muita verdade.
A minha sugestão é: Tirar o radiador e fazer uma boa limpeza nele com uma mangueira de jardim com boa pressão. Chacoalhe, injete água pela saída, pela entrada, até sair água limpa.
Depois injete água pelo cavalete da válvula termostática e depois pela mangueira debaixo do radiador até sair água limpa.
Feche o sistema, ou seja, recoloque o radiador e encaixe as mangueiras no lugar, complete com água ligue o motor por 2 minutos, e depois esvazie novamente.
Compre um aditivo concentrado para ser diluído em 6 litros, ou ponha dois frascos para serem diluídos em 3 litros cada e complete com água, antes colocando e apertando as abraçadeiras no radiador. Tire o sensor de temperatura para ajudar a sair o ar do sistema e vazar um pouco do liquido refrigerante. Aperte e dê a partida.
Na minha opinião eu só faria a limpeza com aditivos específicos quando estivesse preparado para gastar com enchimento de solda no cabeçote, eventual troca dos selos do motor e colocar aditivo e acompanhar.
Não vejo problema colocar aditivo sem fazer a limpeza profunda com aditivos específicos... ele vai neutralizar o liquido do arrefecimento e reduzir muito a corrosão por condutividade elétrica. Mesmo assim o liquido de arrefecimento voltará a ficar barrento por que crostas de ferrugem vão se soltando gradativamente... e deve ser trocado novamente (6 meses) por que o liquido já deve estar conduzindo eletricidade devido o óxido de ferro em suspensão no liquido de arrefecimento.
Com ou sem aditivo, você terá que em breve recuperar o cabeçote, porque você afirmou que há anos o sistema de refrigeração não vê um colorido diferente (verde, ou azul, ou rosa) e a condutividade elétrica não perdoa o alumínio e nem o banho de níquel ou cromo dos selos do motor.
De qualquer forma fique esperto.
viewtopic.php?f=15&t=16501&p=186536&hil ... ca#p186536
Abs
waldir
A minha sugestão é: Tirar o radiador e fazer uma boa limpeza nele com uma mangueira de jardim com boa pressão. Chacoalhe, injete água pela saída, pela entrada, até sair água limpa.
Depois injete água pelo cavalete da válvula termostática e depois pela mangueira debaixo do radiador até sair água limpa.
Feche o sistema, ou seja, recoloque o radiador e encaixe as mangueiras no lugar, complete com água ligue o motor por 2 minutos, e depois esvazie novamente.
Compre um aditivo concentrado para ser diluído em 6 litros, ou ponha dois frascos para serem diluídos em 3 litros cada e complete com água, antes colocando e apertando as abraçadeiras no radiador. Tire o sensor de temperatura para ajudar a sair o ar do sistema e vazar um pouco do liquido refrigerante. Aperte e dê a partida.
Na minha opinião eu só faria a limpeza com aditivos específicos quando estivesse preparado para gastar com enchimento de solda no cabeçote, eventual troca dos selos do motor e colocar aditivo e acompanhar.
Não vejo problema colocar aditivo sem fazer a limpeza profunda com aditivos específicos... ele vai neutralizar o liquido do arrefecimento e reduzir muito a corrosão por condutividade elétrica. Mesmo assim o liquido de arrefecimento voltará a ficar barrento por que crostas de ferrugem vão se soltando gradativamente... e deve ser trocado novamente (6 meses) por que o liquido já deve estar conduzindo eletricidade devido o óxido de ferro em suspensão no liquido de arrefecimento.
Com ou sem aditivo, você terá que em breve recuperar o cabeçote, porque você afirmou que há anos o sistema de refrigeração não vê um colorido diferente (verde, ou azul, ou rosa) e a condutividade elétrica não perdoa o alumínio e nem o banho de níquel ou cromo dos selos do motor.
De qualquer forma fique esperto.
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waldir
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