Corsa Sedan 2.4 Blower (Compressor)
-
- Membro Class (Nível 5)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Corsa Sedan 2.4 Blower (Compressor)
Chega Segunda - feira !!!! não preciso dizer mais nada, tenta fazer o que a galera já pediu!
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
opa amigo, não consegui ver porque to no trabalho, mas se for o que eu to pensando deve estar muito loko, chegando em casa eu vejo....mas hoje é terça e não teve ficha completa, kkkk......acho que o pessoal vai cobrar...rsrsrs...Abraços
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)
VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278
Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106
Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278
Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106
Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
-
- Membro SL/E (Nível 3)
Opa fiquei curioso tambem pra saber mais, o Rafaelo parece manja bem de compressores poderia fala um pouco deles pra nos tambem neh, tipo vantagens e desvantagens, coisa assim neh.
Não sou fã de turbos pois diminuem a vida util do motor sera que compressor tambem faz isso? queria saber mais sobre quem sabe nao coloco um no meu monzao rss.
Não sou fã de turbos pois diminuem a vida util do motor sera que compressor tambem faz isso? queria saber mais sobre quem sabe nao coloco um no meu monzao rss.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Nenhum turbo diminui vida útil do motor, o que diminui é preparação, principalmente as mal feitas que é a maioria... Um turbo bem projetado e comandado eletronicamente por ECU programavel e ainda mais por uma MegaSquirt não afeta a vida útil do motor.LeandroConstantino escreveu:Opa fiquei curioso tambem pra saber mais, o Rafaelo parece manja bem de compressores poderia fala um pouco deles pra nos tambem neh, tipo vantagens e desvantagens, coisa assim neh.
Todo sistema de compressão de ar em um motor a combustão tem por finalidade empurrar o ar com uma maior pressão fazendo entrar mais ar do que a aspiração do motor, e ainda pode ter a vantagem de conseguir admitir o ar mais frio por conta da velocidade de compressão, e quanto mais frio o ar mais particulas de oxigênio é admitida dentro da camera de combustão. Com mais ar, a queima fica mais homogenia e gera maior potencia por conta da quantidade de ar admitida, é um tema bem complicado que entra em equação estequiométrica e eu não entendo muito tecnicamente sobre isso, o Rafaelo com certeza sabe muito mais que eu.
Então, tanto o compressor quanto o turbo, são compressores de ar. A diferença é que o compressor do tipo blower que é este do corsa utiliza o próprio giro do motor para comprimir o ar através de correia, o famoso turbo, utiliza da saida de escape e denpende totalmente dela.
O Blower na minha opinião (que não vale muito) é mais vantajoso, pois ele funciona desde o momento da partida, ou seja ligou o carro ele ta atuando, pode ser de maneira mansa mas tá. Pisou ele abre e através de uma helice do tipo parafuso começa a admitir ar e quanto mais sobe o giro mais ar entra, o giro sobe MUITO rapido.
Como o Rafaelo disse a diferença funcional entre o blower e o turbo é que o blower entrega muito torque em baixa, enquanto o turbo não atua enquanto atingir determinada rotação.
O Blower entrega mais torque em baixa do que potencia em alta, deixa o carro bem cavaludo sem alterar muito o consumo, alias ele até auxilia no consumo podendo manter o mesmo de original, claro que se pisar ele responde e o consumo vai embora...
A única coisa que acho ruim é que ele é muito grande, precisa de adaptar mais uma correia, o que implica em mais carga no motor em lenta, e consequentemente consome um pouco mais para deixar ele funcionando mesmo em lenta.
O Turbo necessita de ser instalado no escape, necessitando um coletor projetado, o que já facilita e já viabiliza o uso de escape todo projetado para a nova vazão de escape, o turbo pede mais adaptação de ínicio mas em lenta se for um turbo gerenciado por uma megasquirt não altera a lenta, não afeta o consumo quando o mesmo não é solicitado, ou seja se voce quiser colocar um botão no painel e só funcionar o turbo quando acionar esse botão, é possível, com um blower não sei se vale a pena por conta dele já aumentar o consumo por estar ligado na correia.
O Blower erroneamente parece ser mais facil, mas não é, de nada adianta colocar mais ar, se não abrir o escape, é ai que muita gente acha o blower mais vantajoso, porém o custo de um blower já da para colocar um sistema turbo com o escape dimensionado, tranquilamente.
O Fiesta Supercharger tinha um desses, é um carrinho muito valente, anda tranquilo com carro 1.6 e da trabalho para 2.0, mas perde em final, CLARO!
O Blower é muito usado em carros de arrancada do tipo MuscleCar, lembram do velozes e furiosos 1, que tinha o Vin Diesel com um carro preto (não lembro qual carro era) Então Lembram que o carro tinha uma bocona saindo para fora do capo, então, aquilo é a admissão do blower para motor v8, o blower está logo abaixo e a correia do motor sobe direto no blower, aquilo é um monstro de um blower, esse do corsa é bebezinho perto. As mercedez fazem muita utilização do blower, as mercedez c180 compressor tem deles. O Dodge Charger RT também.
No brasil tem um celta com motor 1.0 forjado com 1 blower e 1 turbina o motorzinho rende só 300cv... fraquinho né...
Mas com injeção programavel eu ainda acho o turbo comum o mais tranquilo, pois voce pode escolher quando ele irá funcionar e como e com qual pressão, ou seja da para controlar totalmente o turbo, gerenciando ele todo, deixar igual os carros originais de fabrica, fazendo bem feito até melhora o consumo.
É que a maioria gasta pra queimar pneu, pra espirrar, as vezes a preparação ta uma m..., mas o infeliz dono do carro só quer espirrar e dar umas esticadinhas, e nisso a marcha lenta fica uma porcaria, tem que ficar acelerando igual moto véia senão morre, e o consumo fica zero... zero km por litro... :smt030
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
So que o turbo ele capta muito ar quente coisa que que os compressores ja nao fazem, o super aquecimento do motor sim diminui a vida util do motor (logico que no turbo da para resolver esse problema porem o custa adicional seria alto), aquestão do custo nao sei se realmente ha tanta diferença pois o turbo ja te obriga a redimencionar o escapamento porem se vc realmente for investir pra ter um turbo de verdade e nao um carros com "riniti" vc tem que investir em comandado eletronicamente de qualidade se nao for elas por elas fica proximo, outra coisa que nao foi citado eh que com turbo, o uso do freio motor tem restições ai acaba gerando um supercarga nos freios, agora nao sei se o compressor tambem tem o mesmo problema.
Seria bacana se fizessemos um topico comparativo entre os dois para termos uma ideia.
Mais eh isso ai a discução aqui ta bacana em... rss
Seria bacana se fizessemos um topico comparativo entre os dois para termos uma ideia.
Mais eh isso ai a discução aqui ta bacana em... rss
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Galera, tem uma pá de conceito errado aí para cima. Depois, com tempo, posso até ir citando cada um e comentando...
Mas só para citar uma das principais vantagens do turbo-compressor em relação ao movido por correia é que grande parte da energia que ele utiliza para movimentar é jogada fora nos aspirados. Isso implica em maior eficiência energética.
Por outro lado, os acionados por correia "roubam" potência direto do eixo o tempo todo...
Aí alguém pode dizer "mas o turbo restringe a descarga". Tudo bem, nada é perfeito nem tem 100% de eficiência. Mas e a parte do movimento gerada pelo calor dos gases, que passa a ser aproveitado e não mais será jogado fora como antes?
Além disso, vejam que a tendência mundial, com a busca incessante por eficiência (isso lá fora, é claro. Porque aqui temos as m!@# dos motores flex e o povo acha que é a maior invenção de todos os tempos) é de motores cada vez menores, com turbo-compressores. A idéia do compressor por correias está em desuso...
Mas só para citar uma das principais vantagens do turbo-compressor em relação ao movido por correia é que grande parte da energia que ele utiliza para movimentar é jogada fora nos aspirados. Isso implica em maior eficiência energética.
Por outro lado, os acionados por correia "roubam" potência direto do eixo o tempo todo...
Aí alguém pode dizer "mas o turbo restringe a descarga". Tudo bem, nada é perfeito nem tem 100% de eficiência. Mas e a parte do movimento gerada pelo calor dos gases, que passa a ser aproveitado e não mais será jogado fora como antes?
Além disso, vejam que a tendência mundial, com a busca incessante por eficiência (isso lá fora, é claro. Porque aqui temos as m!@# dos motores flex e o povo acha que é a maior invenção de todos os tempos) é de motores cada vez menores, com turbo-compressores. A idéia do compressor por correias está em desuso...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
O 500EF tem que levar em conta que a energia que o compressor ropa do eixo e redirecionada para o almente dela e nao como um ar-condicionado que roba potencia para outro fim, e como vc mesmo disse nao tem nem um sistema 100%.
E so lembrando que grande parte dos campeonatos de arrancada nos EUA sao por compressores
E so lembrando que grande parte dos campeonatos de arrancada nos EUA sao por compressores
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
2X Vinícius falou tudo. preparaçao pao com ovo é que detona e tem muitas rodando por ae. nao adianta destachar um motor e colocar 1kg de pressao que isso nao é preparação profissional e muito menos "setup original". turbo e compressor originais exigem um nivel tecnico que a maioria dessas oficininhas reguladores de carburador nao tem... e pra isso precisa uma IE progravel de ponta como a MS que alem de controlar a injeção eletronica, controla a pressao da turbina que é mapeada e autoajustavel, e alem do gerenciamento do turbo na questao dos injetores, e outros recusos de proteçao e ajuste especiais que nao vem ao caso agora. ou seja a confiabilidade e durabilidade é iqual de um carro original sobrealimentado e nao adaptado. é claro tem a parte fisica da coisa peças originais e montagem identica tambem sao nescessarias pra nao ter risco de quebra,etc. a maioria dos boqueta fazem serviço de boqueta mesmo ou por falta de conhecimento(90% das X) ou por falta de equipamento e dinheiro do cliente. esse tipo de projeto que falo sao pra poucos, a maioria so que saber de potencia nem freio os cara se preocupam muito menosvrsilva escreveu:Nenhum turbo diminui vida útil do motor, o que diminui é preparação, principalmente as mal feitas que é a maioria... Um turbo bem projetado e comandado eletronicamente por ECU programavel e ainda mais por uma MegaSquirt não afeta a vida útil do motor.LeandroConstantino escreveu:Opa fiquei curioso tambem pra saber mais, o Rafaelo parece manja bem de compressores poderia fala um pouco deles pra nos tambem neh, tipo vantagens e desvantagens, coisa assim neh.
com a durabilidade e segurança dele.
isso que nao dura é lenda nao da pra generalizar como muitos fazem. eu se quiser posso montar um turbo que vai durar como um original duraria, e nao é de pressao que estou falando e sim de outra coisa mais importante que isso hehehe.
Vinícius, pior que nao... ele so fica "pesado" quando gera pressao assim como um alternador voce gira na mao por conta do rolamento. porem na hora que começar a pressurizar ae sim começa a fica pesado. como o alternador em carga... entao na lenta nao faz diferença alguma ele ligado ou nao,ate pq o bypass esta atuandovrsilva escreveu:A única coisa que acho ruim é que ele é muito grande, precisa de adaptar mais uma correia, o que implica em mais carga no motor em lenta, e consequentemente consome um pouco mais para deixar ele funcionando mesmo em lenta.

Vinícius, ta confundindo booster com turbo. turbo nao tem como desligar ele é cinetico, esse "botao de turbo" que se ve em filmes é o booster que aumenta a pressao do turbo instantaneamente. nenhum sobrealimentador turbo/compressor volumetrico,compressor parafuso,compressor raiz alteram a lenta e o consumo em IDLE seja ela IE prog,Carburador,IE OEM,Gerenciador,etcvrsilva escreveu:o turbo pede mais adaptação de ínicio mas em lenta se for um turbo gerenciado por uma megasquirt não altera a lenta, não afeta o consumo quando o mesmo não é solicitado, ou seja se voce quiser colocar um botão no painel e só funcionar o turbo quando acionar esse botão
é possível, com um blower não sei se vale a pena por conta dele já aumentar o consumo por estar ligado na correia.
O Blower erroneamente parece ser mais facil, mas não é, de nada adianta colocar mais ar, se não abrir o escape, é ai que muita gente acha o blower mais vantajoso, porém o custo de um blower já da para colocar um sistema turbo com o escape dimensionado, tranquilamente.
é isso que vejo muito. ja viu carro original turbo espirrar ou destracionar? da pra montar um turbo totalmente original e sem visar "bandeirada" so precisa de um cara experiente,dinheiro,equipamento correto simples assim. denovo oque exploquei acima, a lenta desregulada(embaralhada) nao é provocada por sobrealimentadores e sim por comando esportivos que fazem perde o vacuo do motor. se tu viu algum turbo com isso é pq tava usando comando esportivo ou polia reg.vrsilva escreveu:É que a maioria gasta pra queimar pneu, pra espirrar, as vezes a preparação ta uma m..., mas o infeliz dono do carro só quer espirrar e dar umas esticadinhas, e nisso a marcha lenta fica uma porcaria, tem que ficar acelerando igual moto véia senão morre, e o consumo fica zero... zero km por litro... :smt030
PROecu - Injeções eletronica para monzas.