Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
sergioelf
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Mensagem não lida por sergioelf »

Bom dia Sheldonn,

O trabalho de limpeza ficou sensacional, no meu não tive tanto capricho para fazer esta limpeza. Caprichei bastante nos conectores, refiz crimpagem, troquei alguns conectores e coloquei o conduíte corrugado.
Acabei de ver um programa sobre a fabricação do Chevy VOLT e a fiação segue extamente o que o Rafaelo disse: mistura de conduites corrugados presos por presilhas e aqueles que ficam do do conduites são presos em sessões. Acho que isto está sendo adotada por todas as montadoras, ontem estava dando um trato no meu outro filho (Corolla) e desmontei todo o porta-malas e os chicotes desta sessão são exatamente desta maneira.

Acompanhado como sempre...

Abs
sergioelf
Ex-Monza SL/E 85/85 1.8 - Álcool - Prata
Monza Classic SE 92/92 EFI 2.0 - Gasolina - Vermelho Ciprius
Visitem meu tópico de restauração
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=10171
Sheldonn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Sheldonn »

sergioelf escreveu:Bom dia Sheldonn,

O trabalho de limpeza ficou sensacional, no meu não tive tanto capricho para fazer esta limpeza. Caprichei bastante nos conectores, refiz crimpagem, troquei alguns conectores e coloquei o conduíte corrugado.
Acabei de ver um programa sobre a fabricação do Chevy VOLT e a fiação segue extamente o que o Rafaelo disse: mistura de conduites corrugados presos por presilhas e aqueles que ficam do do conduites são presos em sessões. Acho que isto está sendo adotada por todas as montadoras, ontem estava dando um trato no meu outro filho (Corolla) e desmontei todo o porta-malas e os chicotes desta sessão são exatamente desta maneira.

Acompanhado como sempre...

Abs
Sérgio querido bom dia. Muito obrigado pelas palavras meu amigo são sempre muito motivadoras e nos dão aquela vontade de seguir com o projeto com o maior cuidado e esmero possíveis. Em relação ao padrão do chicote realmente você tem toda razão; o padrão moderno é realmente esse, infelizmente não existe essa fita tecido no mercado, ao que me parece ela é distribuída diretamente para as montadoras e não vai para o mercado comum, pois já procurei em tudo o que foi local e não encontrei.

A minha ideia nesse momento é fazer assim como o Rafaelo me indicou: passar um pouco de óleo nos fios para evitar o ressecamento, fazer a trama bem espaçada do chicote com uma boa fita isolante e nesse caso penso na imperial da 3M, pois ela tem muito pouca cola; passar o conduíte corrugado aonde for possível passá-lo e aí sim o chicote fica prontinho para o seu uso. O que você me diz dessa ideia?
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

Sheldonn, muito detalhado, você é um cara muito paciente. Eu, pelo contrário, iria querer ver montado no mesmo dia, e ia fazer tudo isso correndo. hehe

Você não usou fita sem cola nos chicotes? Eu usei nos do meu Monza, no arremate sim, usei fita-isolante com cola.

Parabéns.

Sou mais um dos que acompanha várias vezes ao dia, resposta a resposta, mas comento pouco.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
jhsantana
Estado: Minas Gerais-MG

Mensagem não lida por jhsantana »

Sheldonn, seu serviço ficou profissional, realmente muito bom, o que você realizou, dificilmente encontraria alguém para fazer neste nível de qualidade, pois o máximo que os que se dizem profissionais por aí fariam, é enrrolar uma fita em cima da existente.
Você já fez os testes de continuidade com um multimetro para ver se não tem nenhum fio partido? Aproveite e faça pois ainda não colocou o chicote no lugar.

Nesta foto encaixe uma chave de fenda fina nesta aberturas do terminal para que de mais pressão na hora do encaixe, para evitar mal contato.Mas abra os terminais somente um pouco.
Imagem
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida

Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260

OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909

Em busca do sonhado Classic 500EF
Sheldonn

luiz sle escreveu:Sheldonn, muito detalhado, você é um cara muito paciente. Eu, pelo contrário, iria querer ver montado no mesmo dia, e ia fazer tudo isso correndo. hehe

Você não usou fita sem cola nos chicotes? Eu usei nos do meu Monza, no arremate sim, usei fita-isolante com cola.

Parabéns.

Sou mais um dos que acompanha várias vezes ao dia, resposta a resposta, mas comento pouco.

Abraço.
Opa Luiz tudo bem querido? Eu acredito que o grande segredo do serviço bem feito e com qualidade é paciência. Eu nem sempre fui uma pessoa tão paciente assim e levei meu carro a muitos lugares para fazer serviços, mas sempre me desapontava com a qualidade do que era executado é tanto que me desanimei bastante com o carro e deixei ele cair bastante. No entanto vendo tópicos como o do Diego, JhSantana, Felipe, Rafaelo, etc me animei novamente e vi que o caminho é fazer você mesmo e assim estou fazendo, por isso digo-lhe tenha calma e sempre faça o que você puder no seu carro. E quanto aos comentários amigo sempre que puder comente. É muito importante esse feedback dos amigos monzeiros, pois é somente assim que a gente aprende.
jhsantana escreveu:Sheldonn, seu serviço ficou profissional, realmente muito bom, o que você realizou, dificilmente encontraria alguém para fazer neste nível de qualidade, pois o máximo que os que se dizem profissionais por aí fariam, é enrrolar uma fita em cima da existente.
Você já fez os testes de continuidade com um multimetro para ver se não tem nenhum fio partido? Aproveite e faça pois ainda não colocou o chicote no lugar.

Nesta foto encaixe uma chave de fenda fina nesta aberturas do terminal para que de mais pressão na hora do encaixe, para evitar mal contato.Mas abra os terminais somente um pouco.
Santana a sua dica é valiosíssima. Vou fazer isso com uma chave de venda pequenininha. Em relação à condutividade ainda vou comprar um multímetro e na fase de montagem foi verificar a continuidade, embora eu já tenha verificado fio por fio (no olhômetro) e aparentemente não há nenhum fio rompido, mas o multímetro é mais preciso. Dicas anotadas e os serviços serão realizados.
Sheldonn

Senhores mais um upgrade nesse processo de reforma do Monza e dessa vez acredito ter dado um basta na questão do chicote do chicote da porta traseira esquerda. Assim como a indicação dos amigos desencapei o chicote novamente refiz o isolamento com a fita isolante imperial da 3M e nesse ponto é válido ressaltar que somente não usei a fita isolante sem cola por que realmente não a encontrei, mas a imperial tem muito pouca cola e gruda bem menos. Procedi encapando o chicote com conduíte corrugado e eis que o resultado fico primoroso e a maleabilidade do chicote ficou outra. Não vou me alongar muito partirei imediatamente para as fotos.

Nessa foto temos uma visão geral de como ficou o chicote:

Imagem

E agora passamos a alguns closes:

Imagem

Imagem

Reparem agora na emenda e nos arremates todos bem ajustados:

Imagem

Agora passemos a observar a parte central do chicote:

Imagem

E mais uma vez percebam o arremate:

Imagem

Mais fotos da parte central do chicote:

Imagem

Imagem

Parte que fica no interior da coluna do automóvel:

Imagem

Imagem

Por fim uma foto da tomada de alimentação do chicote limpinha e devidamente lubrificada com WD-40 para evitar formação de zinabre:

Imagem

Ps 1: O chicote foi novamente limpo com aguarás e pulverizado com WD-40 e um pouquinho de óleo Singer para evitar ressecamento ao passar dos anos;
Ps 2: Todos os conectores foram borrifados com WD-40 para evitar umidade e formação de Zinabre;
Ps 3: A parte que fica na coluna não foi encapada com conduíte pelo simples fato de ter que passar por 2 passadores que ficam na porta e na coluna do carro respectivamente, sendo que esses passadores não comportavam o diâmetro do conduíte. A baixo duas fotos desses passadores:

Imagem

Imagem

Por enquanto é só. Comentários, opiniões e sugestão são sempre muitíssimo bem vindas, afinal de contas aqui é um local destinado a isso. Um abraço a todos e aguardem mais novidades em breve.
jhsantana
Estado: Minas Gerais-MG

Mensagem não lida por jhsantana »

Sheldonn, seu serviço ficou ótimo, melhor que isso acho que nem de fábrica meu amigo.A vantagem do conduite é que não precisa enrolar o chicote, asta acomodar os fios dentro dele e passar algumas voltas de fita para que ele não se abra.
Parabéns e continue assim com esse cuidado todo com o Monzão.
Abs
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida

Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260

OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909

Em busca do sonhado Classic 500EF
Sheldonn

jhsantana escreveu:Sheldonn, seu serviço ficou ótimo, melhor que isso acho que nem de fábrica meu amigo.A vantagem do conduite é que não precisa enrolar o chicote, asta acomodar os fios dentro dele e passar algumas voltas de fita para que ele não se abra.
Parabéns e continue assim com esse cuidado todo com o Monzão.
Abs
Santana obrigado pelos elogios amigo. Acho sinceramente que melhor do que isso realmente não tem como ficar. E ficaria, caso eu utilizasse fita isolante sem cola, mas como não encontrei essa danada vai a Imperial da 3M mesmo. Ademais recomendo essa fita isolante, pois ela tem pouca cola e não deixa resíduos nos fios, fora que não aperta também, ao contrário da 3M +33 que é bem mais flexível e por isso aperta bem os fios.

estou tendo o maior cuidado com tudo Santana, pois a ideia é deixar tudo funcionando da melhor maneira possível e para isso é necessário paciência e esmero e assim vamos deixando os nosso carros em ordem. Um abraço querido e obrigado pelo comentário.
Responder