Boa tarde .
Meu monza ano 89 alcool está com o seguinte problema:
- quando saio em 1ª marcha o carro parece que perde um pouco de força e dá aquela famosa "engolida" quando sai.
O motor está no ponto e o carburador com os repararos substituidos, mas a lenta, não tem jeito de regular, ou seja o carro treme muito em lenta (rpm 1000)
Segundo o mecânico o problema seria no cabeçote, em que possivelmente uma valvula estaria provocando esta falha quando saio em 1ª marcha, 2ª ...
e tambem a lenta irregular.
Será que realmente seria isso?
FALHA QUANO SAI
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: FALHA QUANO SAI
pra saber sem tirar o cabeçote é simples se conecta um vacuometro de valvula na porta do cabeçote se a vedaçao estiver ruim é detectado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: FALHA QUANDO SAI
Forão feitos os testes se está com alguma entrada de ar falso no coletor e junta do cabeçote, e o resultado foi ok. (sem entrada)
O mecânico resolveu tirar o distribuidor e encontrou um erro onde o avanço não estava funcionando devido a um parafuso que estava travando-o, que apos retira-lo e ajusta-lo corretamente o avanço começou a acionar quando acelerava.
O problema de falhar quando sai diminuiu, mas ainda da uma "cortada" quando passa em obstáculo, valetas, tendo que reduzir a marcha para 2ª.
O consumo esta bom, 6km/l na cidade e 12km/l na estrada "andando de boa".
Será que se inverter a mangueira do desafogar pela do avanço resolve um pouco mais?
Tenho duvida porque a do desafogador possui um vácuo maior.
Me monza não era assim, pra ter uma idéia passava em lombada com 3ª marcha e saia de boa sem o motor sentir, e de manha era só ligar e sair sem enroscar a aceleração.
O mecânico resolveu tirar o distribuidor e encontrou um erro onde o avanço não estava funcionando devido a um parafuso que estava travando-o, que apos retira-lo e ajusta-lo corretamente o avanço começou a acionar quando acelerava.
O problema de falhar quando sai diminuiu, mas ainda da uma "cortada" quando passa em obstáculo, valetas, tendo que reduzir a marcha para 2ª.
O consumo esta bom, 6km/l na cidade e 12km/l na estrada "andando de boa".
Será que se inverter a mangueira do desafogar pela do avanço resolve um pouco mais?
Tenho duvida porque a do desafogador possui um vácuo maior.
Me monza não era assim, pra ter uma idéia passava em lombada com 3ª marcha e saia de boa sem o motor sentir, e de manha era só ligar e sair sem enroscar a aceleração.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: FALHA QUANO SAI
Não inverta as mangueiras. Elas deve ficar em seus respectivos locais.
O desafogador recebe vácuo o tempo todo e, a avanço a vácuo somente quando o motor entra em alta rotação. Se inverter, o desafogador deixará de funcionar em marcha lenta e, o avanço ficará no máximo o tempo todo, mesmo em marcha lenta.
Recomendo que verifique novamente o ponto da correia dentada, ponto de avanço inicial, velas e cabos de velas.
Fique atento! Muito mecânicos experientes erram o ponto da correia dentada do Monza. O pior que acham que estão certos.
Abs,
Carlos Freire
O desafogador recebe vácuo o tempo todo e, a avanço a vácuo somente quando o motor entra em alta rotação. Se inverter, o desafogador deixará de funcionar em marcha lenta e, o avanço ficará no máximo o tempo todo, mesmo em marcha lenta.
Recomendo que verifique novamente o ponto da correia dentada, ponto de avanço inicial, velas e cabos de velas.
Fique atento! Muito mecânicos experientes erram o ponto da correia dentada do Monza. O pior que acham que estão certos.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: FALHA QUANDO SAI
Eu acho que a mangueira que vem da válvula do distribuidor estava ligada invertida com a do desafogador.
Verifique se estou correto:
A mangueira da válvula do distribuidor deverá estar ligada no tubo que está localizada atrás do carburador e de diâmetro interno maior (este ponto movimentava a válvula do desafogador quando acelerava), então creio que este gera vácuo somente quando acelera, e a do desafogador no tubo com diâmetro interno menor, pois se este jeito for o correto, as mangueiras do meu carburador estavam ligadas erradas.
Só sei que com esta mudança o meu monza ficou com mais força quando sai em 1ª , 2ª marcha, e os corte na aceleração em baixa acabou.
Verifique se estou correto:
A mangueira da válvula do distribuidor deverá estar ligada no tubo que está localizada atrás do carburador e de diâmetro interno maior (este ponto movimentava a válvula do desafogador quando acelerava), então creio que este gera vácuo somente quando acelera, e a do desafogador no tubo com diâmetro interno menor, pois se este jeito for o correto, as mangueiras do meu carburador estavam ligadas erradas.
Só sei que com esta mudança o meu monza ficou com mais força quando sai em 1ª , 2ª marcha, e os corte na aceleração em baixa acabou.