Como de praxe, mais uma vez venho pedir o auxílio dos amigos...
Ganhei um mega presente esses dias; Uma antena elétrica novinha em folha... nunca foi usada! Como a minha original tava detonada, esse presente veio como uma dádiva
Pois bem, minha dúvida é a seguinte: Existiria a possibilidade de instalar um botão no console para ela subir e descer somente quando eu ativar esse botão? Em caso positivo, como seria feito?
Eu não queria a antena subindo no padrão automático original... acho meio desnecessário a antena subir enquanto ouço CD, por exemplo.
Eu penso em colocar um botão como o do desembaçador traseiro, naquele espaço vazio ao lado do botão do ventilador.
Agradeço desde já e fico no aguardo.
Abraços.
"A sabedoria de um homem não está em não errar, chorar, se angustiar e se fragilizar, mas sim em usar seu sofrimento como alicerce de sua maturidade."
teste escreveu:Vc sabe instalar Radio de carro? se sabe e facil pega o fio que ia ligar a antena no remote do radio. e entre eles coloca com enterrutor,
Vamos lá, veja se meu raciocínio está correto.
A antena possui 03 fios:
Vermelho 12V + Permantente. Verde que vai ao Remote da antena no rádio.
E Preto que serve de aterramento.
O vermelho eu conecto em algum positivo do carro.
O verde vai conectado ao rádio... Porém este não emite sinal negativo para descer a antena e positivo para subir? :smt017
Basta eu conectar o remote do rádio em um polo do interruptor e o verde em outro polo e irá funcionar 100%?
Outra dúvida:
Quanto ao interruptor do desembaçador, qual seria o polo positivo e o polo negativo?
Agradeço a ajuda amigo!
Abraços.
"A sabedoria de um homem não está em não errar, chorar, se angustiar e se fragilizar, mas sim em usar seu sofrimento como alicerce de sua maturidade."
Existem dois tipos de antena elétrica de carro, qto ao acionamento:
Automática, que incorpora um relé, que pode ser interno ou externo.
Esse relé possui 3 ligações: 1- alimentação permanente da bateria, 2- que vem do botão de ligar o rádio, e 3- terra.
Nessas, qdo se liga o rádio, o relé recebe 12 volts e cola seu contato para subir a antena. Qdo a antena chega ao seu ponto mais extendido, um interruptor interno no mecanismo da antena é comandado e inverte o sentido de alimentação do motor.
Aí, qdo se desligar o rádio, o relé deixa de receber comando e abre o contato que estava fechado e fecha um outro contato, que manda 12 volts para o interruptor interno da antena, que gira o motor no sentido inverso, recolhendo a antena.
Isso é necessário para que o motor não fique permanentemente energizado
Qdo ela chega em baixo, comanda o interruptor para que no próximo comando ela suba.
Antena Manual
Nessa não existe relé, mas também existem 3 entradas, duas positivas e uma negativa.
O interruptor para esse tipo de antena deve ser mais complexo, tem 3 posições, a neutra, no centro, na qual ele não envia energia para a antena, a posição para subir e a posição para descer a antena.
Dentro da antena não tem nenhum interruptor, só uma embreagem, para que, qdo a antena atingir o topo ou a posição toda recolhida, essa embreagem desliza e faz um tec tec, para que o cara solte o interruptor.
Ah, o interruptor não para nas posições ligado, só para na posição neutra.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Existem dois tipos de antena elétrica de carro, qto ao acionamento:
Automática, que incorpora um relé, que pode ser interno ou externo.
Esse relé possui 3 ligações: 1- alimentação permanente da bateria, 2- que vem do botão de ligar o rádio, e 3- terra.
Nessas, qdo se liga o rádio, o relé recebe 12 volts e cola seu contato para subir a antena. Qdo a antena chega ao seu ponto mais extendido, um interruptor interno no mecanismo da antena é comandado e inverte o sentido de alimentação do motor.
Aí, qdo se desligar o rádio, o relé deixa de receber comando e abre o contato que estava fechado e fecha um outro contato, que manda 12 volts para o interruptor interno da antena, que gira o motor no sentido inverso, recolhendo a antena.
Isso é necessário para que o motor não fique permanentemente energizado
Qdo ela chega em baixo, comanda o interruptor para que no próximo comando ela suba.
Antena Manual
Nessa não existe relé, mas também existem 3 entradas, duas positivas e uma negativa.
O interruptor para esse tipo de antena deve ser mais complexo, tem 3 posições, a neutra, no centro, na qual ele não envia energia para a antena, a posição para subir e a posição para descer a antena.
Dentro da antena não tem nenhum interruptor, só uma embreagem, para que, qdo a antena atingir o topo ou a posição toda recolhida, essa embreagem desliza e faz um tec tec, para que o cara solte o interruptor.
Ah, o interruptor não para nas posições ligado, só para na posição neutra.
Abraços
@_@
Bem Luiz, acho que minha antena se enquadra no padrão automático. A minha original de Olimpus sempre funcionou sem interruptores - Ligou o rádio subiu, desligou o rádio desceu.
Essa nova da Truffi é exatamente igual. Inclusive quantos aos fios.
Existiria a possibilidade de colocar um interruptor entre o fio remote do rádio e o verde positivo da antena, para que esta funcione somente quando o interruptor estiver ligado?
Por exemplo: Chave ON - Antena Sobe e Desce normal. Chave OFF - Antena não faz nada.
?
Abraços.
"A sabedoria de um homem não está em não errar, chorar, se angustiar e se fragilizar, mas sim em usar seu sofrimento como alicerce de sua maturidade."
amigo, acho desnecessária sua adaptação, tendo em vista que a antena só sobe quando você seleciona o modo Tunner (radios am e fm) do seu aparelho, e desce automáticamente quando vc aciona o modo cd, ou front in, etc ou desliga o radio
Raphael Ventura escreveu:amigo, acho desnecessária sua adaptação, tendo em vista que a antena só sobe quando você seleciona o modo Tunner (radios am e fm) do seu aparelho, e desce automáticamente quando vc aciona o modo cd, ou front in, etc ou desliga o radio
A antena do Monza (pelo menos o meu) funciona independente da função. Ela aciona assim que ligo o rádio...
Se eu estiver ouvindo CD ela tá ativa. Se eu estiver ouvindo MP3 ela tá ativa...
Por isso a "necessidade" desta adaptação.
"A sabedoria de um homem não está em não errar, chorar, se angustiar e se fragilizar, mas sim em usar seu sofrimento como alicerce de sua maturidade."