Um Uno 1.6R para matar a saudade

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Dino
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 841
Registrado em: 11 Set 2008, 17:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Um Uno 1.6R para matar a saudade

Mensagem por Dino »

E essa vai pro Malagoli e seu novo brinquedo hehehe...

Imagem

“A saudade que você me deixou é incomensurável. Posso ter outras cem parecidas contigo, de outros jeitos, de outras maneiras, melhores e até piores, mas sempre será você… A saudade que você me deixou ao partir, endureceu ainda mais meu coração já castigado e, apesar dos teus erros, falhas e birras, eram eles que eu tanto amava. Saudades… que por mais que doam, não te trarão de volta, mas deixaram a experiência que preciso para tentar te esquecer com aquela que hoje está no teu lugar.”

A perda de um carro tão querido ao qual se dedicam anos de aprimoramento, acertos, tempo e grana sempre deixa um rombo. Encontrar um substituto é ainda pior: “compro um carro diferente?”, “faço uma réplica?”, “esqueço essa vida de carro preparado?”. É fácil pensar em alternativas, mas ter a solução é algo muito mais complexo e delicado. Começar do zero, reiniciar tudo aquilo que demorou anos para ser desenvolvido… Enfim, preparar carros é uma arte e, assim sendo, insubstituível.

Imagem

Danilo Maziero tinha um belíssimo Fiat Uno 1.6R preto que arrancava suspiros de muitos dado o enorme cuidado com o qual o carro era tratado. Em um acidente, tudo foi destruido e no meio da sucata, o coração de D.A.M. (como é conhecido pelos amigos do Clube do Uno Brasil – CUB). Após algumas discussões e dores de cabeça, a seguradora do (ir)responsável pelo acidente indenizou Danilo que agora tinha uma sucata na garagem, algum dinheiro no bolso e um buraco no peito.

Imagem

Poderia ter buscado outros carros, outros modelos, outros estilos, mas ele queria dar seguimento ao projeto de seu finado 1.6R. Buscou muito até encontrar o alter ego do Preto: outro 1.6R, ano 1991, carburado, impecável estruturalmente, com todos os acessórios funcionando perfeitamente, mas bastante “sambado” visualmente. Era aquele, mas precisava de um dono.

Imagem

Lavado, polido, novas borrachas, uma restauração nos pára-choques e o carro já parecia outro. Logicamente isso demorou algum tempo, mas foi tudo feito pacientemente por Danilo e seu pai para que tudo ficasse conforme o desejado. Com o carro já mais “apresentável” o próximo passo era apresentar-lhe novas rodas, pois as de aço deixavam o carro muito mais feio. Entraram em cena as belas rodas do Alfa Romeo 145 Quadrifoglio de 15″ montadas em pneus 194/45-15″. Mais alguns ajustes na aparência geral e um novo jogo de rodas herdadas do Marea 2.0 20v (conhecidas como Gotinhas) foram pintadas de branco e instaladas.

Imagem

[YouTube]HEJIpRyNOu4&feature=player_embedded[/YouTube]

http://www.youtube.com/watch?v=HEJIpRyN ... r_embedded

Na Racer, o cabeçote foi retirado e a saúde do motor Sevel ACT 1.6L 8v foi comprovada. Ainda assim, recebeu um bom polimento nos dutos de admissão e escape para melhor fluxo dos gases. As válvulas de admissão foram substituidas por outras de 39,5mm e as de escape de 33mm com molas de maior carga da marca Circelli. Um comando Racer RA10 com polia regulágel dá as ordens e faz com que tudo ocorra perfeitamente na parte de cima. A taxa de compressão aumentou, mas isso faz parte da lista de alguns segredos de acertos que a Racer mantém em cada carro de seus clientes. Ah, vá! Nem mesmo o Mister M revela todos os seus segredos.

Imagem

O carro continua rodando com gasolina, mas tornou-se mais exigente quanto à qualidade. O escapamento foi substituido por um 4×1 direto de 2,25″, com dois abafadores para não restringir o fluxo e encorpar o ronco. O carburador original recebeu uma atenção especial e conta com segundo estágio mecânico. A ignição recebeu reforços significativos com a utilização de um módulo MSD 6AL em parceria com uma bobina Blaster 2 da mesma marca. Ainda da MSD vieram os cabos de 8,8mm para as velas NGK Iridium.

Imagem

Com todas estas modificações, o Sevel 1.6L agora atinge 115cv @ 6.200Rpm com 15 kgf/m @ 3.000Rpm de torque (nos vídeos, o carro ainda não estava equipado com o módulo MSD, CAI e filtro InFlow). Alie isso aos parcos 862kg do peso total do carro e o resultado é esse:

[YouTube]CF-fNZYeMTQ&feature=player_embedded[/YouTube]

http://www.youtube.com/watch?v=CF-fNZYe ... r_embedded

Com uma relação peso/potência de 7,49kg/cv, um novo ajuste na estrutura era fundamental. Os amortecedores Turbo Gás Cofap foram encaminhados para a Rogério Amortecedores que acrescentou um pouco mais de carga para equalizar o comportamento do carro à nova potência. As novas rodas Ferraro F55 montadas em pneus Kumho KU31 de medidas 195/45-15″ escondem os discos de freio originais na dianteira e de Marea na traseira. O conjunto conferiu ao Pocket Rocket da Fiat uma estabilidade fenomenal. O carro está sempre na mão e com marchas cheias. A nova dose de potência fez muito bem ao câmbio, que pareceu ficar melhor equalizado, deixando o carro com mais disposição e sempre aceso.

Imagem

O interior completo de fábrica ainda ostenta toda a jovialidade da década de ’90 com seus cintos vermelhos e bancos com detalhes combinantes. O painel do tipo satélite tem mostradores completos e de fácil leitura, mas recebeu o reforço de uma shift-light da ODG do lado esquerdo. Um hallmeter aspro de barras da Digipulse foi instalado logo acima da coluna de direção para que ficasse sempre à vista e o volante original de quatro raios foi enfim substituido por aquele Momo adquirido há algum tempo.

Imagem

Agora a intenção de Danilo é retirar o carburador, adaptando um sistema de injeção eletrônica. Como não é um carro de uso diário, o risco de carburador entupir e ficar dando problema é maior do que em um sistema injetado. Mais pra frente, um kit de nitro com fogger para mais uns 70cv, além de bielas e pistões forjados, deixarão este belo Pocket Rocket na medida. A idéia é chegar aos 200cv com o tiro de nitro.

Fonte: Jalopink Brasil

Link: http://www.jalopnik.com.br/conteudo/um- ... -a-saudade

Autor: Rafa "Run4fun" 07/03/2012
Imagem Imagem

Fotos da carreta: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=12729 - Atualizadas - Final Pág.2
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Um Uno 1.6R para matar a saudade

Mensagem por vrsilva »

Esse uno aí está bem legal, eu gosto do uno 1.6R teria um tranquilamente, mas a paixão de ter um chevette 75 ainda me assombra... kkkk!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Marchiori
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 654
Registrado em: 30 Ago 2010, 18:05
Cidade: Ibirama
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina

Re: Um Uno 1.6R para matar a saudade

Mensagem por Marchiori »

História sensacional!
Lembra muito a de um outro Uno, esse aqui http://rafa4fun.blogspot.com/2011/10/pr ... 0-16v.html
Ainda não tá pronto, mas isso é um exemplo de que se tu gosta mesmo, ou tem algo especial "naquele" carro tu faz de tudo :smt023

Abraço
jr_valdeir
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Set 2011, 13:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Um Uno 1.6R para matar a saudade

Mensagem por jr_valdeir »

Vc viu essa matéria lá no Jalopnik BR???
abrass
Avatar do usuário
Monza SL/E 1988
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1662
Registrado em: 14 Abr 2007, 22:09
Cidade: Cwb
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Um Uno 1.6R para matar a saudade

Mensagem por Monza SL/E 1988 »

Não gosto de uno mas esse ai está lindo e forte! :smt023

Abrass
1-Restauração: viewtopic.php?f=33&t=15157
2-Reforma: viewtopic.php?f=43&t=20456
Reforma GLS : viewtopic.php?f=43&t=1448 (VENDIDO)
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Um Uno 1.6R para matar a saudade

Mensagem por Malagoli »

Caraca, que Uninho Lindo!!!

Eu nunca fui fan, mas devo adimitir que estes "R" são cheios da graça... carrinhos interessantes de mais.

Abraço!
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Bernardo Gaetani
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1455
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Um Uno 1.6R para matar a saudade

Mensagem por Bernardo Gaetani »

Outro dia andei em um 1.6 MPi de um irmão de um amigo meu. Como o carro é muito leve ele têm um desempenho bacana. O problema hoje é encontrar peças para o motor Sevel 1.6 argentino.
Você já possui o adesivo Oficial MONZEIROS.COM em seu carro?
Mais informações em: http://adesivos.monzeiros.com
Responder