Rafaelo, não encontrei no manual de reparos do Monza 90 a indicação para encher o filtro de óleo antes de atarrachá-lo.
Modernamente se os óleos deixam um filme nas peças de atrito, tal filme aguentará as pontas nos 5 segundos até apagar a luz do éleo na primeira ligada do motor até encher o filtro.
waldir escreveu:Rafaelo, não encontrei no manual de reparos do Monza 90 a indicação para encher o filtro de óleo antes de atarrachá-lo. Modernamente se os óleos deixam um filme nas peças de atrito, tal filme aguentará as pontas nos 5 segundos até apagar a luz do éleo na primeira ligada do motor até encher o filtro.
Waldir, vou procurar depois no omega e no vectra tenho certeza ter visto isso, sao identicos os motores. entao vale pra monza tb. nessa questao nao ouve atualizaçao.
a questao do filme é apenas pre funcionamento do motor, 5 segundos é uma eternidade sem oleo , mesmo com o filme. o motor na lenta é bem rapido e com o funcionamento falhando é muito facil riscar uma capa de mancal,cilindro,etc por uma bobagem dessa.
como expliquei acima, se o filtro fica cheio antes da troca, é logico que seria no minimo interessante enche-lo antes pra deixar como antes da troca, ou seja seria a mesma coisa que nao ter trocado o filtro evitando entranda de ar ou falhas na coluna de oleo. depois edito com a imagem do manual :smt023
os videos sao excelentes, parabens waldir
um toque aos amigos, meu mecanico alem de usar luvas cirurgicas que nao é o caso ,ao rosquear o parafuso de retençao do carter paar retirar o oleo velho ele pega a propria embalagem de papel do filtro ou um papelao ou funil apropriado e aloja ele em direçao do parafuso pra quando saca-lo nao resbalar oleo no protetor de carter da mesma forma no filtro quando retira-lo e no fim ta tudo limpinho rsrsrs
a informaçao mais simples que prometi em conseguir com ele é, mesmo ninguem se convecendo do risco é facil fazer o teste,
ao fazer a troca coloque o filtro vazio e entao coloque o manometro pra medira pressao , nao é lá um valor de pressao muito agradavel nao !!!!
sobre os filtros ,já usei de tudo quanto foi marcas ,nao tive problemas ,mas um que me chamou a atençao a uns tempos devido a proprio anuncio foi da fram , pois o anuncio dizia que os filtros novos tem uma especie de valvula de rentençao focado nos carros que ficam muito tempo na garagem que por sua vez ao dar partida essa valvula contida com oleo manda o oleo retido rapidamente ao cabeçote ,diferente de muitos que nao tem a eficacia de enviar o oleo mais rapido como ele (algo assim).
mas a interpretaçao dos videos ,acho que ja deixa bem claro o modo correto de se trocar o filtro de oleo ,afinal desejamos tudo de bom pra nossas maquinas .
abs estamos ai
Acho a questão meio relativa, pois tem veículos que o filtro vai horizontalmente rosqueado na frente do bloco, dessa forma não tem como enche-lo antes de trocar!
Não sei exatamente qual a diferença entre as duas posições, mas imagino que na horizontal (frente do bloco) o percurso do óleo deva ser maior entre a bomba e o filtro!
Acredito ter sido colocado ali para facilitar na hora da troca!
Uma marca de sabonetes diz na propaganda dela que elimina 99,9% de bactérias.
Um órgão do governo resolveu fazer um teste com algumas marcas dos ditos sabonetes bactericidas.
Colocou meia dúzia de tipos de bacterias, expôs essas bactérias aos sabonetes e, para surpresa geral, nenhuma bactéria foi eliminada.
Tenho a mesma confiança num vídeo de fabricante de filtros que diz que o dele é o melhor.
Interessante é que o audio parece ter sido traduzido (e mal traduzido) do inglês.
Por que não 'Os filtros Mann', ao invés dos 'Mann-Filter'?
Eu uso sempre que possível o Fram ou Mann, mas esse último está relegado à segunda escolha, pois resolveram adotar filtros que servem para um monte de motores diferentes, diminuindo a caneca. Como fica a regulagem da tal válvula de segurança, que o vídeo diz que é ajustada especificamente para cada motor, se agora um mesmo filtro Mann pode ser usado em diversos motores?
Qto a encher o filtro de óleo antes de instalar o mesmo, acredito que possa ocorrer o problema de cavitação, mas continuarei a deixar a troca por conta do frentista, sem muita interferência.
Sei que, do momento em que o motor é desligado, no elevador, até o momento em que ele é religado, após a troca de óleo, o motor ainda permanece com um filme de óleo nas partes móveis, principalmente se o óleo usado for de última geração. Então, como sei que o motor do meu Monza vai durar mais do que o resto do carro (rodo pouco), acho que, PRA MIM, não justifica tanto cuidado.
Mas respeito quem procede de modo diferente, seja na troca do óleo/filtro, seja em outros ítens de revisão do possante.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Eu não coloco óleo no filtro na montagem. Sei que alguns motores diesel é obrigatória a fazer isso.
E tem alguns veículos onde se troca somente o elemento do filtro,a caneca é plástica e nem tem como adicionar óleo na caneca devido ao sistema e a posição de colocar.
Filtro explode por excesso de pressão da bomba,não por haver ar. A turma dos motores AP sabem bem disso,geralmente que turbina o motor calça a bomba para dar mais pressão e acaba explodindo o filtro ou arrancando a vedação de borracha.