efi ou mpfi?
- tyo
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efi ou mpfi?
gostaria de saber qual das injeções são melhores no monza efi digital ou mpfi analogica sendo as duas originais? :smt023
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
-
Evandro Monza SR
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Re: efi ou mpfi?
hmmmmmmm... tenho essa dúvida também...
Visite meus tópicos de restauração:
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- Carlos A. Freire
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Re: efi ou mpfi?
Depende do ponto de vista. Ambas tem os prós e contras.
Abs,
Carlos Freire
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eltonfernandos
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Re: efi ou mpfi?
Seu leigo no assunto, mas pelo q sei a injeção EFI eh melhor no sentido de que ela possui ECU, permite usar scanner para diagnostico, aceita trabalhar com gasolina e etanol, e tecnologicamente é mais avançada q a MPFI do monza;tyo escreveu:gostaria de saber qual das injeções são melhores no monza efi digital ou mpfi analogica sendo as duas originais? :smt023
A MPFI por sua vez proporciona maior potencia(116cv sem EZK e 121cv com EZK), proporciona um torque elevado msm em baixas rotações(pelo menos é isso q percebo no meu...) e so trabalha com gasolina...
Enfim na minha opinião a EFI prevalece por ser mais avançada, ter o diagnostico de defeitos mais facil, e por ter o custo de compra/manutenção de peças mais barato,
meu monza possui injeção MPFI e eu não trocaria por EFI, porem a MPFI do monza pode dar dor de cabeça, principalmente se for igual a minha, sem EZK; não é qualquer pessoa q sabe fazer manutenção nessa injeção, peças são mais caras e dificeis de achar...
Logo aparece os camaradas mais apropriados pra te dar umas dicas
Abs :smt023
Elton Fernando
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Rafaelo
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Re: efi ou mpfi?
do ponto de vista tecnico nenhuma das duas. a EFI é um "carburador eletronico" porem é digital, mais precisa e com maior numero de funções e conforto. por outro lado mpfi analogia é um IE bem ultrapassada com peças de carburador. mas como a comparaçao é entre essas duas a vantagem é toda da EFI por ser digital por mais simples que seja e de manutenção barata.
pra quem nao sabe quando se fala em digital estamos falando em troca de informaçao em modo digital(0-1) binario 0-falso 1-verdadeiro com um processador de dados e memorias RAM,ROM,EPROMs... a mpfi analogica nao tem processador e tao pouco memoria e muito menos acesso de endereçamentos. sua estrutura é de comparaçao é via de grandezas tensao,resistencia,etc usando sinais analogicos. oque resulta na pratica uma IE com maior consumo, menor precisao, menor numero de funções, limitaçao de ajuste, alto nivel de poluente, maior numero de matutenção. seria uma "IE valvulada" compara com a digital.
ainda existe a mpfi le jetronica 'hibrida' com EZK sao 2 modulos que se comunicam entre si por um canal CAN. um modulo ECU é analogica(injeção) ou seja usa comparaçao de tensao,corrente,resistencia em nivel analogico. o outro modulo EZK é digital usa um processador em nivel digital 0-1 é onde ta guardados os mapas,codigos de erros,comuniçao scanner,entre outros recursos. nao é certo chamar ela de analogica e tao pouca digital e sim de hibrida ja que usa os do tipo, existe um canal CAN entre esses 2 modulos com conversor de sinal AD/C e DA/C. eu brinco que é uma gambiarra que deu certo essa IE usa 2 tipos de tecnologia com peças de carburação ainda. tem muita coisa que pode da errado nela e geralmente dá. é visto a maior potencia com ela por esses beneficios do mundo microprocessado, apesar que ela ainda é muito limitada nem sonda tem... usa distribuidor, usa bobina asfaltica,falta de recusos(portas de I/O) :smt023
dado interessante: a rochester introduziu a multec 700 "upgrada" ja com sonda lambda(auto correção da mistura) e outros recusos interessante. no corsa EFI ainda com estilo de injeção carburado porem com a mistura automatica e nao fixa como no monza EFI.
pra quem nao sabe quando se fala em digital estamos falando em troca de informaçao em modo digital(0-1) binario 0-falso 1-verdadeiro com um processador de dados e memorias RAM,ROM,EPROMs... a mpfi analogica nao tem processador e tao pouco memoria e muito menos acesso de endereçamentos. sua estrutura é de comparaçao é via de grandezas tensao,resistencia,etc usando sinais analogicos. oque resulta na pratica uma IE com maior consumo, menor precisao, menor numero de funções, limitaçao de ajuste, alto nivel de poluente, maior numero de matutenção. seria uma "IE valvulada" compara com a digital.
ainda existe a mpfi le jetronica 'hibrida' com EZK sao 2 modulos que se comunicam entre si por um canal CAN. um modulo ECU é analogica(injeção) ou seja usa comparaçao de tensao,corrente,resistencia em nivel analogico. o outro modulo EZK é digital usa um processador em nivel digital 0-1 é onde ta guardados os mapas,codigos de erros,comuniçao scanner,entre outros recursos. nao é certo chamar ela de analogica e tao pouca digital e sim de hibrida ja que usa os do tipo, existe um canal CAN entre esses 2 modulos com conversor de sinal AD/C e DA/C. eu brinco que é uma gambiarra que deu certo essa IE usa 2 tipos de tecnologia com peças de carburação ainda. tem muita coisa que pode da errado nela e geralmente dá. é visto a maior potencia com ela por esses beneficios do mundo microprocessado, apesar que ela ainda é muito limitada nem sonda tem... usa distribuidor, usa bobina asfaltica,falta de recusos(portas de I/O) :smt023
dado interessante: a rochester introduziu a multec 700 "upgrada" ja com sonda lambda(auto correção da mistura) e outros recusos interessante. no corsa EFI ainda com estilo de injeção carburado porem com a mistura automatica e nao fixa como no monza EFI.
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-
José Leal
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Re: efi ou mpfi?
Rafaelo, me refresca a memória aqui: a Multec MPFI dos Daewoo possuem sonda ou ainda é o potenciômetro?
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- jesuino b ferreira
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Re: efi ou mpfi?
rafaelo,e se usar este modulo com os acessorios do corsa no monza?sera que fica razoavelmente bom?dado interessante: a rochester introduziu a multec 700 "upgrada" ja com sonda lambda(auto correção da mistura) e outros recusos interessante. no corsa EFI ainda com estilo de injeção carburado porem com a mistura automatica e nao fixa como no monza EFI.
-
Rafaelo
- MODERADOR
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- Cidade: serra gaúcha
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- Modelo: Monza Hatch
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Re: efi ou mpfi?
jesuino,nao da certo, o corsa 1.6 EFI. a programação é baseada em motor 1.6 o teu é 2.0 entao nem adiantaria trocar o injetor pq ficaria com a programaçao 1.6(avanço ignição,VE,recursos - enriquecimento,lenta,etc)
a nao ser que leve pra reprogramar mas isso custa caro. alem que precisaria de um injetor de monza.
Jose, sim ela possuie sonda e é totalmente digital, mpfi semi sequencial. uma ECU OEM muito boa pra monza que nao tem sensor de rotação fonico. problema é achar ela é bem raro.
a nao ser que leve pra reprogramar mas isso custa caro. alem que precisaria de um injetor de monza.
Jose, sim ela possuie sonda e é totalmente digital, mpfi semi sequencial. uma ECU OEM muito boa pra monza que nao tem sensor de rotação fonico. problema é achar ela é bem raro.
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