Kit turbo Monza EFI

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Kit turbo Monza EFI

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Rafaelo, pressão de 0,6 já da uma boa diferença? Num motor EFI original?
óo se da, se fizer no alcool-gasolina sem destachar ou seja usando ele originalmente aspirado fica execelente discreto,seguro e com durabilidade. porem 0.6 com taxa original, é bem forte ainda mais sendo alcool 12:1 entao seria interessante ficar nos 0.5 oque daria 18:1 a 100% vai fica muito bom no modo aspirado e no momento sobrealimentado de forma liniar e com bastante torque e potencia de modo suave... assim como sao os carros originais turbo da atualidade taxa fixa do combustivel e baixa pressao. é um modo civilizado de condução que esses carros proporcionam, é so ver o comportamento de um Punto 1.4T, Marea.

a maioria destacha por motivos tecnicos. eu particulamente nao aprovo esse tipo de artificio.

ja vi preparaçao com 0.8 alcool original 'taxado' 12:1 moendo cara com 2.0bar bosted destachado alcool. é aquela coisa vale a preparaçao tecnica de cara um e o tipo de resultado que a pessoa quer. existe varias formas de turbina. a unica diferença nessas tecnicas é que em vez da patada la em cima, a faixa de torque e potencia é mais liniar sem perder a area aspirada e area turbo com boa entrega. tem gente que gosta de receber boa parte da potencia la em cima e outros la em baixo como é o caso dos turbo originais "nao destaxados".

eu se um dia fosse turbinar o meu seria com uma turbina roletada e sem destachar programado de forma aspirada e turbinada. seria um comportamento bem parecido com um SC. em baixa rpm ja ta cheio e a rampa de torque e potencia linar e mansa.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Isso quem define é você. Vai depender do que quer e de quanto pode gastar. :wink:

Preparação aspirada, se for olhar quantos R$ investirá por cavalo obtido, é mais cara que a turbo.

Mas o valor total investido num turbo é superior ao de um aspirado. Assim como terá problema com seguro, legalização, mais demorado para instalar e acertar, etc.

Recentemente postei aqui um vídeo de um kadett GSi conversível, com receitinha básica: taxa bem alta+álcool+ignição CMPlus (o resto, original, inclusive injeção le-jetronic).

http://www.youtube.com/watch?v=-NM2W8bX ... r_embedded

Fazendo assim, fica mais econômico que o original e com bastante fôlego, como podem ver.

Eu fiz parecido com isso no meu ex-vectra e na minha Blazer. E faria novamente sem pensar duas vezes. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

pra nao copiar a receita do 500ef, como falamos no post anterior preparaçao baixo custo, 4X1 + polia + comando, pode usar gasolina que fica bom da mesma forma. no alcool seria melhor, porem o investimento ja é outro.

esse teu objetivo de ter torque la em cima e com bastante folego o 4X1 e a polia podem resolver sem mesmo trocar o comando(trocando melhor ainda ele aumenta o "limite de giro" dando mais folego). a polia eleva a faixa de torque e potencia la em cima onde antes o motor nao respirava devido ao escapamento ser estrangulado e agora passa a respirar melhor. alem que a polia favoreceu isso tambem. o comando tambem...
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Brandão escreveu: Nossa, show o kadett em *-* é mais ou menos isso que eu qero!
Para seguir por este caminho, mantendo dirigibilidade de original (comandão e/ou polia atrasada perdem em baixa para ganhar em alta) e ficando com consumo melhor que o original, os passos seriam:

Considerando que o seu seja à gasolina. Se não for, não precisa mudar pistões nem bico.

- Pistões do 2.0 à álcool (creio que um jogo de pistões e anéis custe uns 400 a 500 dilmas)
- Trabalho no cabeçote (rebaixar, dar uma limpada nos dutos, etc. Acho que nisso vai mais umas 400 dilmas)
- Bico branco no lugar do azul (acha para comprar no ML por coisa de uns 100,00 usado revisado)
- Velas mais frias (uns 60,00)
- Ignição CMPlus (acho que deve estar uns 550,00 nova para carros com uma bobina)
- Cabos e velas isoladas. (se estiverem bons, use os seus mesmo, só terá que isolar com fita ou mangueira de silicone)
- Mão-de-obra (aí depende muito do lugar)
- Imprevistos (sempre aparecem)

Ainda poderia, como "stage II", melhorar o escapamento depois. Este kadett do vídeo que postei, ainda está com o original, mas já mandou fazer um novo.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

Brandão escreveu:Ja to começando a ter uma ideia do que fazer, isso que vc disse ficaria mais ou menos em quanto?
da uma passada aqui, em torno de 1000,00 S/MO consegue 20 a 30cv e isso nao é pouco pq aspirado nunca perde sempre ganha. ou seja ele fica bom em toda as areas de atuação. e com um custo relativamente baixo.

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =4&t=22842
Responder