Comando de Valvulas TRAVOU
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Comando de Valvulas TRAVOU
Boa Noite amigos.
Queria a ajuda de voces com algumas duvidas:
Meu monza, tinha um problema que me tirava o sono, toda vez que eu ligava o ar condicionado, se eu pegasse um transito, o temperatura do carro subia e muuuito.
fiz varias manutenções tentando resolver este problema, na seguencia:
1. Instalei uma ventoinha auxiliar, achando que melhoraria a refrigeração do motor - nao resolveu o problema.
2. troquei bomba d'agua, achando que era pouca rotatividade da agua no motor - nao resolveu o problema.
3. mandei varetar o radiador, achando que a agua poderia estar circulando pouco no radiador - nao resolveu o problema.
4. tomei coragem e decidi verificar a junta do cabeçote, paguei um mecanico e ele fez o serviço pra mim, e ai estava o problema, junta queimada.
aproveitando que o cabeçote estava fora, resolvi outro problema, meu carro queimava oleo, o problema estava nos retentores de valvulas.
Após isso o carro ficou perfeito, ar gelando, carro nao aquece, nao queima oleo, parou ocilação da aceleração em marcha lenta e ficou mais forte.
100% satisfeito. até que em menos de 1 semana da troca da junta, quando eu estava na av. brasil aqui no rio voltando pra casa... o carro morreu.
tentei ainda no embalo do carro dar uns trancos mas nao pegava.
reboquei o carro pra casa e no dia seguinte fui verificar os possiveis problemas...
como eu ja tive problema com modulo rei, fui direto nele, e ele estava bom, verifiquei que o carvãozinho do distribuidor estava totalmente gasto, troquei e tentei funcionar o carro.... e nada...
com o carro do meu primo do lado, fomos testando o meu modulo rei, bobina, e distribuidor... tudo no carro dele funcionou, no meu nada.
até que verificamos que a correia dentada nao estava girando ao tentar ligar o carro...
Concluindo, abri imediatamente a tampa de tuchos, e tentamos com um esforço enorme tentar girar o comando de valvulas, e o mesmo totalmente travado nao girou nem um milimetro.
Aparentemente parece que faltou lubrificação, mas o nivel de oleo do carro esta normal.
Surge ai a minha duvida...
O que pode ter ocasionado essa falta de lubrificação???
dutos de oleo do bloco do motor entupido? pescador do oleo entupido?? bomba de oleo pifada?? ou olho gordo de gente invejosa pra dar tantos defeitos no carro???????
bom... hoje eu retirei o cabeçote do carro para verificar, mas como eu não sou mecanico (sou curioso e tenho uma noçãozinha) nao consegui identificar essa falta de lubrificação.
amanha vou correr atras de comando de valvulas... alem do comando de valvulas o que mais devo trocar???? balancins??? tucho (acho que nao tem necessidade), e mais o que????
me ajudem por favor pois estou com a $$ curta... e pagar um mecanico pra fazer M prefiro eu mesmo fazer a M.
aguardo sugestões dos professores no assunto.
grato.
Queria a ajuda de voces com algumas duvidas:
Meu monza, tinha um problema que me tirava o sono, toda vez que eu ligava o ar condicionado, se eu pegasse um transito, o temperatura do carro subia e muuuito.
fiz varias manutenções tentando resolver este problema, na seguencia:
1. Instalei uma ventoinha auxiliar, achando que melhoraria a refrigeração do motor - nao resolveu o problema.
2. troquei bomba d'agua, achando que era pouca rotatividade da agua no motor - nao resolveu o problema.
3. mandei varetar o radiador, achando que a agua poderia estar circulando pouco no radiador - nao resolveu o problema.
4. tomei coragem e decidi verificar a junta do cabeçote, paguei um mecanico e ele fez o serviço pra mim, e ai estava o problema, junta queimada.
aproveitando que o cabeçote estava fora, resolvi outro problema, meu carro queimava oleo, o problema estava nos retentores de valvulas.
Após isso o carro ficou perfeito, ar gelando, carro nao aquece, nao queima oleo, parou ocilação da aceleração em marcha lenta e ficou mais forte.
100% satisfeito. até que em menos de 1 semana da troca da junta, quando eu estava na av. brasil aqui no rio voltando pra casa... o carro morreu.
tentei ainda no embalo do carro dar uns trancos mas nao pegava.
reboquei o carro pra casa e no dia seguinte fui verificar os possiveis problemas...
como eu ja tive problema com modulo rei, fui direto nele, e ele estava bom, verifiquei que o carvãozinho do distribuidor estava totalmente gasto, troquei e tentei funcionar o carro.... e nada...
com o carro do meu primo do lado, fomos testando o meu modulo rei, bobina, e distribuidor... tudo no carro dele funcionou, no meu nada.
até que verificamos que a correia dentada nao estava girando ao tentar ligar o carro...
Concluindo, abri imediatamente a tampa de tuchos, e tentamos com um esforço enorme tentar girar o comando de valvulas, e o mesmo totalmente travado nao girou nem um milimetro.
Aparentemente parece que faltou lubrificação, mas o nivel de oleo do carro esta normal.
Surge ai a minha duvida...
O que pode ter ocasionado essa falta de lubrificação???
dutos de oleo do bloco do motor entupido? pescador do oleo entupido?? bomba de oleo pifada?? ou olho gordo de gente invejosa pra dar tantos defeitos no carro???????
bom... hoje eu retirei o cabeçote do carro para verificar, mas como eu não sou mecanico (sou curioso e tenho uma noçãozinha) nao consegui identificar essa falta de lubrificação.
amanha vou correr atras de comando de valvulas... alem do comando de valvulas o que mais devo trocar???? balancins??? tucho (acho que nao tem necessidade), e mais o que????
me ajudem por favor pois estou com a $$ curta... e pagar um mecanico pra fazer M prefiro eu mesmo fazer a M.
aguardo sugestões dos professores no assunto.
grato.
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Re: Comando de Valvulas TRAVOU
caraca! mais se não gira o comando de valvulas o motor tbm não gira. A correia ainda esta inteira!!! minha opnião é a seguinte,
Se a correia dentada esta inteira, deve ter travado algum rolamento das pontas do comando de valvulas,, se bem que sou mexanico nem sei se vai rolamento ali.
Se a correia estourou seu motor interiro esta travado,,, ai lasco... Bom a unica coisa que posso lhe ajudar é desejando boa sorte rsrsrrs...
falou t+
Se a correia dentada esta inteira, deve ter travado algum rolamento das pontas do comando de valvulas,, se bem que sou mexanico nem sei se vai rolamento ali.
Se a correia estourou seu motor interiro esta travado,,, ai lasco... Bom a unica coisa que posso lhe ajudar é desejando boa sorte rsrsrrs...
falou t+
Fotos da minha criança!!!
http://imageshack.us/g/580/p2050100.jpg/
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Re: Comando de Valvulas TRAVOU
Eu esqueci de mencionar que a correia dentada ficou desdentada no local onde estava a polia que gira os pistões...
travou la em cima no comando de valvulas, quando vc da o arranque no carro, os pistões giram... por isso a correia perdeu os dentes..
com tudo desmontado... a gaiola do comando de valvulas eh a unica que nao se move... ta totalmente travado... acredito que vai ser PH*DA de soltar o comando de valvulas da gaiola, tentei ja dando umas marretadazinha de leve, ele nem se moveu...
o rolamento (esticador) esta OK.
travou la em cima no comando de valvulas, quando vc da o arranque no carro, os pistões giram... por isso a correia perdeu os dentes..
com tudo desmontado... a gaiola do comando de valvulas eh a unica que nao se move... ta totalmente travado... acredito que vai ser PH*DA de soltar o comando de valvulas da gaiola, tentei ja dando umas marretadazinha de leve, ele nem se moveu...
o rolamento (esticador) esta OK.
- jesuino b ferreira
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Re: Comando de Valvulas TRAVOU
voçe tirou e girou o restante do motor?esta livre?
pode ter aconteçido um empenamento da gaiola na montagem e travou seu eixo comando.
quando montar verifica se ele esta girando livre,pois talvez nao seja falta de lubrificaçao.
compra a gaiola inteira e verifica a letra do comando,senao da zinca depois.
pode ter aconteçido um empenamento da gaiola na montagem e travou seu eixo comando.
quando montar verifica se ele esta girando livre,pois talvez nao seja falta de lubrificaçao.
compra a gaiola inteira e verifica a letra do comando,senao da zinca depois.
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Re: Comando de Valvulas TRAVOU
fez alguma retifica nesse motor? a polia de comando nao vira pra nenhum lado? pode ter ocorrido empenamento de alguma valvula que nao ta deixando girar. ja tirou a tampa de valvula pra ver a situação? isso pode ter empenado a gaiola e o comando nao gira mais. o comando rola por cima de mancais fixos onde a precisao é 0.01 qualquer empeno trava o comando. olha as noticias nao sao boas, e isso explica pq quando quente esquentava a ponto de travar devido a dilataçao. mas pode ser outra coisa. a unica maneira de saber é desmontando o cabeçote.
pode-se usar um compressor de molas que custa 45,00 novo e tirar todos os tuchos tirando o acionamento das valvulas, assim é possivel saber se travou o comando ou alguma valvula,tucho,etc. nao remova ainda o cabeçote eu compraria essa ferramenta antes. temos topicos de como usar ate ajudei pro colega compra a ferramenta e fazer o serviço em casa.
so desmontaria o cabeçote em ultimo caso. se tirar todas os tudo e ainda estiver travado é gaiola e comando que colaram ae é lixo pros 2. nao compre peças ainda!
opa o jesuino ja deu a mesma dica, vale o reforço.
pode-se usar um compressor de molas que custa 45,00 novo e tirar todos os tuchos tirando o acionamento das valvulas, assim é possivel saber se travou o comando ou alguma valvula,tucho,etc. nao remova ainda o cabeçote eu compraria essa ferramenta antes. temos topicos de como usar ate ajudei pro colega compra a ferramenta e fazer o serviço em casa.
so desmontaria o cabeçote em ultimo caso. se tirar todas os tudo e ainda estiver travado é gaiola e comando que colaram ae é lixo pros 2. nao compre peças ainda!
opa o jesuino ja deu a mesma dica, vale o reforço.
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- jesuino b ferreira
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Re: Comando de Valvulas TRAVOU
o duro rafaelo e que ele ja tirou o cabeçote,poderia ter tirado somente os tuchos e feito o acionamento como voçe disse.
verificado valvulas e tudo mais.
ele disse que bateu no comando e nem mexeu.deve estar grudado.
eu aposto em montagem errada, e nao falta de lubrificaçao.se fosse lubrificaçao teria fundido a mais tempo
e amigo,vou falar de novo,o comando tem umas letras.compre as mesmas letras.
senao vai ter problemas piores que este no monzao.
verificado valvulas e tudo mais.
ele disse que bateu no comando e nem mexeu.deve estar grudado.
eu aposto em montagem errada, e nao falta de lubrificaçao.se fosse lubrificaçao teria fundido a mais tempo
e amigo,vou falar de novo,o comando tem umas letras.compre as mesmas letras.
senao vai ter problemas piores que este no monzao.
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Re: Comando de Valvulas TRAVOU
pois é li depois por completo e vi que ele comentou que retirou. tambem acho que foi montagem errada especialmente na sequencia e torque. se olhar os mancais e munhoes da pra saber se riscou,travou ou foi falta de lubrificaçao.
ta faltando bastante imagens ae fica muito vago sem imagem.
ta faltando bastante imagens ae fica muito vago sem imagem.
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Re: Comando de Valvulas TRAVOU
Amanha vou tirar umas fotos, deu para observar bem que o eixo do comando de valvulas esta ressecado, por isso creio que tenha sido falta de lubrificação