Medida dos anéis

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Willpavani
Modelo: - SELECIONE --------

Medida dos anéis

Mensagem não lida por Willpavani »

Boa tarde,

Amigos, tenho dois carros da GM, um Monza 1984 fase 1 alcool 1.8 e um Kadett 1.8 fase 02 1990.

O Monzão mandei fazer o motor em um mecânico de confiança, por completo, retificou cilindros, cabeçote, pistões novos, anéis, bronzinas, bomba de oleo, correia, enfim trocou tudo o que era preciso, ficou muito bom. Peguei o carro essa semana. Foi a primeira retífica dele, o motor era Stander.

O monza é o meu carro do dia dia, e não pretendo vendê-lo tão cedo, por isso fiz tudo certinho conforme manda o figurino, mais o valor ficou puxado. Agora o Kadett, estou numa briga para passar no controlar que está dando o que falar....não queria gastar muito dinheiro agora, fiquei descapitalizado.

O motor é 1.8 (original gasolina) Fase 02 1990 (mesmo do monza de 86 e "meio" para frente). Ele não bate nada, não raja, não vaza óleo, está muito forte, quase tudo em ordem, com excessão de uma fumaça "azul" de acordo com a inspeção ambiental. Acelerando pesado, ele não fuma, em lenta também não, o problema é que eles deixam o carro ligado na inspeção enquanto fazem a análise visual, dai, depois de 5 min em lenta, as primeiras aceleradas, sai a fumaça azul que eles falaram.....

Para economizar, pois não tinha dinheiro para fazer os dois motores, eu abri o motor em casa, tenho um certo conhecimento em mecânica, comprei até o torquimetro para fechar corretamente o motor do carro e peguei os valores de torque no manual.

Então, quando eu abri, logo de cara entendi o motivo, tinha um anél de compressão do terceiro cilindro, lascado na beirada e os cilindros estavam espelhados. Como a fumaça era mínima e era imperceptível o nivel de óleo baixado, resolvi fazer a troca de anéis somente. Ai começou o problema.....

Os pistões que estavam no carro, tinham a inscrição 0.50 , que entendi como sendo pistóes de segundo terceira ou sei lá qual retifica....., portanto, comprei da Metaleve um jogo de anéis medida 0.50 1.8 gasolina Kadett / Monza 1990.

Resumindo os pistões com os anéis novos não entram de jeito nenhum..... estou utilizando a ferramenta certa, aquela cinta de aço para essa finalidade. O problema é que eu já quebrei alguns, tentando colocar, mesmo lubrificando bem a cinta e os cilndros....quando eu tento colocar os anéis antigos, eles entram que é uma beleza......

Sinceramente não sei se foi feito algum rolo no carro, aneis de outra medida e tudo mais....mais não entram os novos......eu testei, coloquei só os aneis no cilindo e eles entraram, sem dar fim de curso, entraram com folga, agora com pistão junto.....esquece.....

Pessoal, alguém tem alguma idéia, antes de eu ter que levar o carr novamente a um mecânico??

obrigado a todos.
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Medida dos anéis

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

amigo.pelo que entendi,me corrija se estiver errado,voçe comprou os aneis e esta montando nos pistoes usado.
independente de saber se ele e 1.8,1.6 ou 2.0.pegue seu pistao e leva em uma torneadora ou em um lugar que tire medidas de precisao.
peça para o funcionario tirar a maior medida do diametro do seu pistao.
anote e compare com as dos aneis que voçe comprou.deve ter escrito na embalagem.
se bater com as dos aneis que voçe comprou,nao se desespere.
peça para ele medir a largura e altura dos aneis novos e usados.
compare de novo as medidas.a medida A e B deste desenho que postei pode dar diferenças minimas por desgaste.
como disse que nao estava fumando muito e capaz da diferença ser minima.
Imagem
nao tire medida do primeiro anel pois ele se desgasta mais rapido que os outros e nao precisa tirar todos.somente 01 ou 02 usado e a mesma quantidade com os novos.
pode medir com paquimetro mesmo.se tudo der certo pede para ir na sua casa e medir a diametro do cilindro.
com ela em maos voçe torna conferir com o jogo de aneis que comprou,ai sim voçe descobrira se seu motor e 1.8 e 0.50
com as medidas em maos e como te falei voçe consegue achar o defeito.ja aconteçeu comigo e tambem ralei para descobrir.
a retifica nao faz o motor e da um passe no pistao de uma medida maior e monta.quando o mecanico busca,ele confere pela cabeça do pistao se foi retificado e manda bala na montagem
quando precisa trocar aneis a gente confere na cabeça do pistao e compra o jogo errado.resultado,isto que aconteçeu com voçe.
pode aconteçer da medida B ser maior e ele encosta no fundo do pistao.somente vai descobrir o que realmente aconteçeu depois de medir.
uma coisa te garanto.se todas medidas estiverem certas voçe conseguiria montar.tem alguma delas erradas amigo.
procurei ser objetivo amigo.mas se tiver duvidas pode perguntar ok?
posta o resultado aqui amigo pois isto interessa todos nos do forum.
um abraço amigo e boa sorte na empreitada :smt023
Editado pela última vez por jesuino b ferreira em 02 Mar 2012, 20:31, em um total de 1 vez.
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por monzausado »

normalmente compra o anel levando a camisa,
mas no seu caso é necessário levar o pistão para comprar o anel,
é bem simples para comprar se o pistão estiver na mão, ter comprado o anel pela medida do pistão somente é valido para pistões novos,
como anteriormente já lhe foi informado o pístão pode ter sido retrabalhado. ou ter ovalizado muito,

quando montar precisa verificar o "calo" na ponta da camisa, quando esfrega os aneis nesta parte aspera é possiver quebrar,

espelhar anel é caracteristico de aquecer muito o motor no afogador,
depois de dar a partida no motor vá controlando a lenta do motor somente para ele não morrer e até aquecer utilize o motor entre 2.000 e 3.000 rpm

deixar o motor em marcha lenta e nas primeiras aceleradas pode também ser cabeçote, as buchas das vauvulas tem este sintoma, passa oleo no duto e queima quando voce aumenta a rotação, enquanto que no uso normal a queima é pouca não sendo percebida, mas...
acusa no CO2

outra pergunta:
foi colocado somente o anel de compressão dentro da camisa?

coloque em tres partes distinas,
proximo ao final da camisa
no meio da camisa
e no final da camisa
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por monzausado »

estive procurando meus manuais sobre camisas e brunimento, e não consegui achar nada, mas o que me preocupa e o espelhamento da camisa,

se não houver os riscos na camisa do brunimento, há uma grande chance de o motor travar, mas preciso que alguém confirme, tal informação.
Willpavani

Obrigado pela ajuda, não sabia que havia a possibilidade de retificar o pistão, vou tirar as medidas dos anéis conforme vcs me falaram.

Estou com uma dúvida sobre o "calo" que vcs falaram, onde fica? tem alguma forma de colocar os pistões no cilindro com esse calo?

O que na verdade eu segui foi a ordem de motagem dos anéis, de acordo com o manual do monza. Para não alinhar anel.

A respeito do teste que fiz colocando os aneis sem pistão no cilcindro, sim eu só testei os de compressão, pois os raspadores de óleo, estavam entrando mesmo com pistão e tudo. Inclusive segui as ordem detalhadas da montagem dos anéis raspadores, onde nunca se pode sobrepor as partes finais dele.

Vou medir esse final de semana os anéis para confirmar.

Abraços e novamente obrigado.
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

o movimento de subir e descer do primeiro anel forma um calo no final da camisa.
se voçe passar a mao dentro da camisa vai notar na parte superior dela uma parte que nao fica lisa.
nesta parte o anel nao trabalha e forma um calo.o certo seria voçe testar o anel nesta parte.ela tem a medida original sem desgaste.
se este calo estiver muito alto,o anel pode se quebrar ao subir o pistao.
ele vai encontrar uma quina e se partir,entendeu?
ai alguem pergunta.porque estava trabalhando e nao quebrava?
porque quem fez a quina foi o anel usado.ele se desgastou e desgastou a camisa.o novo nao vem com este desgaste e quebra.
testa eles e qualquer coisa posta amigo. :smt023
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por frfavoreto »

Não seria melhor colocar um óleo mais grosso só para passar na inspeção e depois voltar para o óleo correto, fazendo a retífica completa futuramente quando tiver dinheiro suficiente? Se não me engano, colocar um óleo grosso (os famosos da Bardahl) evita que desgastes pequenos como esses façam o motor fumar.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Willpavani

Amigos, obrigado pelas respostas e desculpe pela demora em dar um status do problema, estava trabalhando muito e acabei deixando o carro de lado. Vou mexer nele na próxima semana agora (entro de férias).

Então, o que eu consegui fazer nestes dias que se passaram, foi levar o pistão, como vcs recomendaram, direto na loja e pra minha surpresa......os anéis que comprei antes, na medida 0.50 estavam ERRADOS, isso mesmo....eles deveriam ser stander, conforme o vendedor tirou as medidas e bateu com o catálogo....ele falou tb que essa inscrição que vem na cabeça do pistão não tem nada a ver com a retifica que ele está.

Dai eu consegui montar corretamente os anéis, ficaram show de bola. Montei o resto do motor e tcharam.....ele funcionou, fiquei muito contente, depois de ter visto os pistões frente a frente e agora tudo montado no lugar funcionando me deixou muito alegre.

Porém outro problema ocorreu..... :( fiquei com ele ligado em marcha lenta, um tempo para poder carregar os tuchos, em poucos minutos o barullho de batida de valvulá parou e o motor ficou com um som lindo de morrer, parecia novo....

Mas após 15 min. aproximadamente funcionando, o motor começou com um barulho muito forte como se fosse batida de pino, que foi aumentando.....estava ficando insuportável.....desliguei, retirei o óleo e pra minha surpresa.....estava marrom claro quase água....(não sei se era agua ou alcool). Troquei o óleo e reapertei o cabeçote e o mesmo parou o barulho por alguns instantes e novamente aconteceu a mesma coisa. Desmontei o carter, conferi o aperto das bielas e estava tudo ok, vou montar agora nas férias o carter novamente e fazer alguns testes, para identificar esse problema, por favor se tiverem mais idéias, me avisem:

- Montar tudo novamente (carter, radiador...) colocar o oleo novo e verificar o barulho novamente, assim que ocorrer, desligar o carro e verificar o nível de agua do radiador, para ver se baixou......preciso identificar se é agua ou alcool que esta misturando.

- Caso for água, vou abrir o cabeçote e ver se a junta queimou......

- Caso não queimou acredito que seja cabeçote trincado.....

Obs: Meu carro não tem bomba mecãnica de combustível no cabeçote ( o local está vedado), ele tem bomba elétrica ligada no carburador, antes que o pessoal comente que pode ser a bomba de combustivel.....

por favor, se tiverem idéias, me avisem.

obrigado
Responder