Li o tópico no Kadetteiros tb. Teoricamente tem tudo para funcionar. Mas teria que ver se não vai queimar a saída de pulso para os bicos, mesmo com a impedância praticamente igual ao monoponto. Depois, teria que regular a vazão dos bicos, para não encharcar o motor.
Instala uma sonda e monitore a mistura com um multímetro. Para corrigir a mistura, pode-se variar a pressão na linha de combustível.
[OFF]Um camarada postou fotos do coletor de admissão dos Ômega 2.2. Este seria a solução para quem quiser converter o Monza EFI para MPFI sem precisar mexer na bomba de DH.
MULTEC 700 GERENCIA 4 BICOS?
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Re: MULTEC 700 GERENCIA 4 BICOS?
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: MULTEC 700 GERENCIA 4 BICOS?
eu postei as fotos...José Leal escreveu:Li o tópico no Kadetteiros tb. Teoricamente tem tudo para funcionar. Mas teria que ver se não vai queimar a saída de pulso para os bicos, mesmo com a impedância praticamente igual ao monoponto. Depois, teria que regular a vazão dos bicos, para não encharcar o motor.
Instala uma sonda e monitore a mistura com um multímetro. Para corrigir a mistura, pode-se variar a pressão na linha de combustível.
[OFF]Um camarada postou fotos do coletor de admissão dos Ômega 2.2. Este seria a solução para quem quiser converter o Monza EFI para MPFI sem precisar mexer na bomba de DH.
vou tirar as medidas pra ver se realmente dá pra usar DH com bomba em cima... acho que rola sim...
o coletor do omega 2.2 com a TBI é praticamente do tamanho do coletor do vectra sem a TBI...
e o que viabiliza pra gente, é que os sensores são os mesmos, não precisaria de adaptação dos sensores pra usar MPEFI rsrs
o carro é turbo, já ta com sonda, regulador de combustivel regulavel e instrumentos...
o coletor que vou usar é do omega 2.2 tambem, as fotos tao na pag4...
os sensores são os mesmos da EFI...
quanto a saida dos bicos, não vejo motivo pra queimar, ja que ela é "robusta" pois trabalha com o bico mono que trabalha com alta corrente (amperagem)...
vou regular o combustivel pelo regulador de CO e Pressao da linha de combustivel...
só vou atrás das mangueiras da linha de combustivel e ja vou montar pra ver o que vai dar
ja li relatos no kadetteiros de gente que usou 4 bicos em multec700... vamos ver se vai dar certo...
se der, vai ter mta gente fazendo o mesmo (eu acho) rsrs
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Re: MULTEC 700 GERENCIA 4 BICOS?
cara desculpa se eu for um pouco "estraga prazeres" mas como é minha area tecnica e conheço alguma coisa vou citar alguns incovinientes que vai enfrentar. vai ser um "MPFI" de mentira da forma que queres fazer...
1º que nao vai te trazer beneficio algum pulsar 4 bicos juntos. so vai gastar mais combustivel e poluir mais. ainda mais turbo o plano da 'mistura ideal' vai ser barra pra acertar, ja é duro com um soft aberto imagina no fechado.
2º pode queimar a saida transistorada do injetor. mesmo ela sendo robusta suportanto bastante corrente ela vai aquecer. e isso leva a queima do transistor de potencia.
3º nao vai conseguir acertar a mistura, o CO2 nao é pra acertar mistura intrusas(como o aumento de vazao seja por mais bicos,etc) e sim apenas a sintonia fina de uma mistura proxima da ideal na lenta.
4º o mapa de combustivel VE esta setado na % do mono que comparado com a MPFI é pouco diferente. isso em certas area do motor vai fica mais rico/pobre que o normal.
5º comprimento do pulso do EFI é diferente da MPFI
6º deadtime do bico EFI é diferente da MPFI
7º lenta irregular
8º falta de desempenho e consumo elevado
resumindo vai da uma bela Mercadoria... aguarde pra instala um IE programavel seja qual fo.
outra coisa que me chamou atenção no teu projeto é melhor revisar bem antes de pega uma fulltec. o coletor que tu comprou usar motor de passo estilo IAC pra controlar a correção de AR, a FT nao usa IAC. usa uma selenoide primitiva on/off ou valvula PWM aquelas do vectra A. dae teria que adaptar nesse teu coletor ou compra um coletor vectra A,omega A 2.0 2.2 que ja usam ela
eu que sou da area de programação e eletronica mexo com isso so estou te alertando pro que pode acontecer e esses risco sao bem reais, revise esses itens antes de qualquer coisa, senao vai gasta dinheiro a toa. boa sorte ae! no projeto quando instala uma IE programavel a diversao vai começar
1º que nao vai te trazer beneficio algum pulsar 4 bicos juntos. so vai gastar mais combustivel e poluir mais. ainda mais turbo o plano da 'mistura ideal' vai ser barra pra acertar, ja é duro com um soft aberto imagina no fechado.
2º pode queimar a saida transistorada do injetor. mesmo ela sendo robusta suportanto bastante corrente ela vai aquecer. e isso leva a queima do transistor de potencia.
3º nao vai conseguir acertar a mistura, o CO2 nao é pra acertar mistura intrusas(como o aumento de vazao seja por mais bicos,etc) e sim apenas a sintonia fina de uma mistura proxima da ideal na lenta.
4º o mapa de combustivel VE esta setado na % do mono que comparado com a MPFI é pouco diferente. isso em certas area do motor vai fica mais rico/pobre que o normal.
5º comprimento do pulso do EFI é diferente da MPFI
6º deadtime do bico EFI é diferente da MPFI
7º lenta irregular
8º falta de desempenho e consumo elevado
resumindo vai da uma bela Mercadoria... aguarde pra instala um IE programavel seja qual fo.
outra coisa que me chamou atenção no teu projeto é melhor revisar bem antes de pega uma fulltec. o coletor que tu comprou usar motor de passo estilo IAC pra controlar a correção de AR, a FT nao usa IAC. usa uma selenoide primitiva on/off ou valvula PWM aquelas do vectra A. dae teria que adaptar nesse teu coletor ou compra um coletor vectra A,omega A 2.0 2.2 que ja usam ela
eu que sou da area de programação e eletronica mexo com isso so estou te alertando pro que pode acontecer e esses risco sao bem reais, revise esses itens antes de qualquer coisa, senao vai gasta dinheiro a toa. boa sorte ae! no projeto quando instala uma IE programavel a diversao vai começar

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Re: MULTEC 700 GERENCIA 4 BICOS?
Relaxa, não é estraga prazeres, ajuda é sempre bem vinda...Rafaelo escreveu:cara desculpa se eu for um pouco "estraga prazeres" mas como é minha area tecnica e conheço alguma coisa vou citar alguns incovinientes que vai enfrentar. vai ser um "MPFI" de mentira da forma que queres fazer...
1º que nao vai te trazer beneficio algum pulsar 4 bicos juntos. so vai gastar mais combustivel e poluir mais. ainda mais turbo o plano da 'mistura ideal' vai ser barra pra acertar, ja é duro com um soft aberto imagina no fechado.
MPFI de mentira por ser simultaneo? o GSI é assim original certo? e alguns outros carros tambem são assim.
Inclusive a fueltech pulsa os 4 bicos de cada bancada juntos... nas configurações da pra usar 2 e 2 de cada bancada e fazer semi-sequencial...
sobre o acerto, concordo, deve ser chatinho pra acertar sim... por isso é uma experiencia... se nao der certo, volto a EFI até chegar a FT200
teoricamente eu estaria forçando a saida do injetor se eu utiliza-se impedancia menor do que a de projeto certo?Rafaelo escreveu:2º pode queimar a saida transistorada do injetor. mesmo ela sendo robusta suportanto bastante corrente ela vai aquecer. e isso leva a queima do transistor de potencia.
o que poderia acontecer seria os bicos receberem o sinal mais fraco e nao responderem ou responder errado nao é?
ps: me lembra das aulas de eletronica que faz tempo que terminei o tecnico em eletronica...
a intencao é ajustar o CO juntamente com a pressao de combustivel na linha... ja que uso regulador de combustivel LP com regulagem, podendo aumentar ou diminuir a pressao constante... (posso estar com a ideia mto focada e nao enchergar algo além)Rafaelo escreveu:3º nao vai conseguir acertar a mistura, o CO2 nao é pra acertar mistura intrusas(como o aumento de vazao seja por mais bicos,etc) e sim apenas a sintonia fina de uma mistura proxima da ideal na lenta.
concordo, isso na fase aspirada... vou prestar atencao nas leituras da sonda na fase aspirada... pra ver se oscila muito em algumas rotacoes... na fase turbo da pra "engordar" um pouco pelo suplementar...Rafaelo escreveu:4º o mapa de combustivel VE esta setado na % do mono que comparado com a MPFI é pouco diferente. isso em certas area do motor vai fica mais rico/pobre que o normal.
do EFI é maior certo?Rafaelo escreveu:5º comprimento do pulso do EFI é diferente da MPFI
deadtime até onde já pesquisei é o tempo que o bico demora pra "responder" ao pulso, pelo peso do conjunto mecanico do bico... nos MPFI ele é menor...Rafaelo escreveu:6º deadtime do bico EFI é diferente da MPFI
só testando pra ter certeza... já que a EFI nao é A INJECAO... tem uns lags de aceleracao brusca e etc... nao sei dizer como vai ficar o consumo e desempenho...Rafaelo escreveu:7º lenta irregular
8º falta de desempenho e consumo elevado
ah, trabalho eu ja to imaginando que vai dar mesmo... rsrsRafaelo escreveu:resumindo vai da uma bela Mercadoria... aguarde pra instala um IE programavel seja qual for.
pelo menos o carro pode ficar parado uns dias, to com outro carro pro dia a dia...
da pra fazer com tempo e tranquilo...
vou dar uma lida novamente no manual da fueltech sobre os sensores e atuadores... obrigado pela dicaRafaelo escreveu:outra coisa que me chamou atenção no teu projeto é melhor revisar bem antes de pega uma fulltec. o coletor que tu comprou usar motor de passo estilo IAC pra controlar a correção de AR, a FT nao usa IAC. usa uma selenoide primitiva on/off ou valvula PWM aquelas do vectra A. dae teria que adaptar nesse teu coletor ou compra um coletor vectra A,omega A 2.0 2.2 que ja usam ela
com certeza, mal vejo a hora de chegar a FT... ai da pra tirar uns bons CV´s escondidos...Rafaelo escreveu:eu que sou da area de programação e eletronica mexo com isso so estou te alertando pro que pode acontecer e esses risco sao bem reais, revise esses itens antes de qualquer coisa, senao vai gasta dinheiro a toa. boa sorte ae! no projeto quando instala uma IE programavel a diversao vai começar
obrigado pelas dicas
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Re: MULTEC 700 GERENCIA 4 BICOS?
nao por isso, de mentira pq nao vai gerencia-lo em modo MPFI, vai continuar sendo tratado como EFI pelos motivos que comentei acima. dessa maneira so vai adicionar bicos extras. no GSI é simultâneo mas é gerenciavel pela ECU.kdtprt escreveu:MPFI de mentira por ser simultaneo? o GSI é assim original certo? e alguns outros carros tambem são assim.
vai força sim. o circuito faz um aterramento dos injetores como sao 4 vai consumir oque cada injetor MPFI nescessitar pra abrir, eu nao tenho o dado de consumo de corrente mas nao é pouco. por mais robusta que seja esse FET,Transistor nao vai conseguir suplir por muito tempo 4 bicos simultâneos. nem é tanto a questao da impedancia, mas sim o quando esse transistor é capaz suportar, Corrente,Dissipação Termica. imagina assim... o transistor recebe um sinal 5V do processador entra na FET e vai pro transistor chaveando ele e fechando o circuito na base negativa. esse pulso vai pegar 4 bicos de vez ae que mora o perigo... sao somadas as correntes dos 4 bicos. exemplo se cada bico consume 1A ja sao 4A, superando o projeto do bico EFI. pode ate funcionar a curto prazo, mas a durabilidade é afetada rapidamente ate queimar. por isso que a impedancia nao é muito o problema nesse caso.kdtprt escreveu:teoricamente eu estaria forçando a saida do injetor se eu utiliza-se impedancia menor do que a de projeto certo?
o que poderia acontecer seria os bicos receberem o sinal mais fraco e nao responderem ou responder errado nao é?
ps: me lembra das aulas de eletronica que faz tempo que terminei o tecnico em eletronica...
ata, sim desse jeito funciona. mas lembre-se tem uma pressao minima de serviço. senao compromete a qualidade da jato.kdtprt escreveu:a intencao é ajustar o CO juntamente com a pressao de combustivel na linha... ja que uso regulador de combustivel LP com regulagem, podendo aumentar ou diminuir a pressao constante... (posso estar com a ideia mto focada e nao enchergar algo além)
geralmente sim. imagina 13.1ms no EFI, se for um MPFI simultâneos cai pra 3.3ms. 13.1 / 4 = 3.3ms. imagina "13.1ms" em cada bico, sao 4. faça a conta com a vazao do bico EFI comparada com as do MPFI somando cada bico pra ver se fica proximo.kdtprt escreveu:do EFI é maior certo?
exato, e essa diferença entra no calculo do comprimento do pulso. como sitei acima, continua tem um calculo de valvula injetora EFI na programação.kdtprt escreveu:deadtime até onde já pesquisei é o tempo que o bico demora pra "responder" ao pulso, pelo peso do conjunto mecanico do bico... nos MPFI ele é menor...
pela logica aqui vista a mistura vai fica muito rica. e mistura rica é gasto e baixo rendimento.kdtprt escreveu:só testando pra ter certeza... já que a EFI nao é A INJECAO... tem uns lags de aceleracao brusca e etc... nao sei dizer como vai ficar o consumo e desempenho...
isso faça com calma, analiza tudo e sempre colete bastante informaçao. se quiser de uma lida nos manuais tecnico da megasquirt tem muita informaçao boa la.kdtprt escreveu:ah, trabalho eu ja to imaginando que vai dar mesmo... rsrs
pelo menos o carro pode ficar parado uns dias, to com outro carro pro dia a dia...
da pra fazer com tempo e tranquilo...
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