Monza Sleeper

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Sleeper

Mensagem não lida por TheRipper »

Olá, pessoal! Não tinha visto este tópico. Só corrigindo o amigo do primeiro post, o carro não é turbo, é aspirado mesmo, o motor só tem taxa (álcool), escape e short ram intake. Ele tinha cabeçote preparado, e estava com mais de 190cv, mas agora, com cabeçote original, creio que esteja com algo entre 170 e 180cv. Comprei um Vectra GSI (este sim, turbo!), e coloquei nele o cabeçote preparado. Com 0,4 de pressão e cabeçote original, ele bateu 260cv no dyno. Minha meta é chegar aos 300-310cv com o cabeçote preparado e 0,6BAR de pressão, vamos ver :-)

Sobre a paixão pelo Monza, realmente nunca fui fanático. Considero um carro muito honesto e robusto, talvez o melhor de seu tempo aqui no Brasil, e este exemplar em especial sempre vai ter um valor sentimental, pois foi meu primeiro carro. Mas eu reconheço as limitações dele, é um projeto antigo, e que foi concebido para ser "popular", jamais uma referência em performance, conforto ou comportamento dinâmico. Ele só era considerado um carro top no Brasil, porque como dizia o Collor, aqui só tínhamos "carroças" :lol:
Gostaria de ter dois carros, um para uso "civil", e outro para brincadeiras, mas não tenho condições nem espaço para manter dois, não abro mão da performance e estava sentindo falta de "mimos" como ar condicionado, então vi no Vectra uma boa opção com algum nível de conforto, performance até melhor do que o Monza e manutenção barata. O S/R certamente vai deixar saudade, foram quase 5 anos de muitas alegrias e poucas tristezas, mas ele continua em boas mãos. Quem sabe no futuro eu não compre de volta! :)

Abraços.



Ps.: Sobre os freios, há tempos eu já usava os de Calibra/Vectra GSI nele, as pinças ficavam no limite da roda 14", mas ainda assim eram ineficientes para o carro, dava fading muito rápido. Quanto ao disco na traseira, eu cheguei a pensar em colocar, mas depois de ver alguns carros sofrerem acidentes por travamento das rodas traseiras, acabei desistindo. Recomendo que tomem muito cuidado com isso!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Sleeper

Mensagem não lida por Rafaelo »

IRAUPP escreveu:Ow valeu! Estou na espera da uma olhada :mrgreen: quando me refiro adaptação pelo menos eu chamo assim quando utilizo peças de outro modelo vectra, astra no meu monzão :smt005
ata pensei que estava se referindo na parte tecnica. seria uma pinça de 288mm de monza que por acaso sairam nos vectra :lol:
IRAUPP escreveu: a minha idéia seria usar o disco dianteiro do vectra 280mm mas quatro furos segue aí um exemplo dele http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... hf-25e-_JM vc sabe de algo a respeito se é P&P que nem vc tá fazendo?
esse que tu quer 280mm 4 furos é do vectra C agora já tem que adaptar... muda o suporte das pinça. nao é identico ao monza ou vectra A-B. entao tem que fazer modificaçao estrutural. oque é totalmente desaconselhavel né.

os discos 256mm vectra A-B ou 288mm vectra B 16V sao identico ao monza, o resto é adaptação. coloque 256mm que ja vai fica super confiavel.

o meu vai ter 288mm na frente e 286mm atras ambos do vectra B 16V e o melhor sem adaptação. roda 16" com 5 furos, assistido por ABS, todo o meu sistema é novo do vectra ABS(cilindro mestre,hidrovacuo,etc) quero freio de verdade agora chega de freio de bicicleta, principalmente aquela tambor panela ridiculo. da uma olhada nas minhas fotos da galeria tem alguma coisa do upgrade. comecei faz pouco comprando todas as peças dos freios.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Sleeper

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaelo aproveitando... da pra por os cubos 5 furos do vectra B no monza sem problemas, uma vez eu perguntei isso mas ninguem me respondeu...
Pergunto pois sou louco nas rodas do vectra CD aro 15, mas elas são 5 furos e eu acho elas lindas no monza... me de essa luz...
E pra colocar o sistema ABS é tranquilo também?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Sleeper

Mensagem não lida por Rafaelo »

Silva, claro é a mesma dimensao o cubo do 4 furos monza-kadett-vectra pro 5 furos do vectra B eu tenho o catalago de uma fabricante de cubos. sao identicos, a unica diferença que é 5 furos hehehe. temos um monzeiros que nao frequenta o forum que colou 5 furos. a atras a troca do cubo 5 furos precisa troca todo o kit do freio. os vectra 5 furos sao 288mm dianteiro e 286mm traseiros. bem robusto alem dos 5 furos.

quando agente fala do ABS parece que ta falando em algo muito complicado ou de outro planeta. mas a facilidade da instalação é tao grande que instalar um alarme chega ser mais dificil pra se ter uma ideia. eu tenho o diagrama eletrico de todos os ABS bosch menos o 8.0 do Agile. oque é complicado é os $$$ e a dificuldade de aças as peças boas ou novas. fora isso nao é dificil. quando eu montar o meu faço um mini topico demonstrando. vai demora um pouco mas vou fazer pode ter certeza.

precisa 2 homocineticas vectra com ABS(plug and play no monza). 2 sensores dianteiros c/suporte(precisa instalar na torre). instalação da fiação correta. 2 cubos c/abs traseiros(precisa passar pra freio a disco na traseiro troca o kit todo por disco). cilindro mestre e hidrovacuo com abs tudo do vectra. e claro alem do modulo 5.3 de 99 a 2005 que sao os que usam sensor por VR qualquer outro modelo nao serve pra essa aplicação. basicamente é isso tem outras coisa menos importantes no meio mas veja que nao é nada de anormal. eu estudei por meses de como funciona os abs,quais as versoes,quais sairam vectra,em fim vi que é possivel sem adatação grotesca ou gambiarra. é mais simples do que parece.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
brunospolidori
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1077
Registrado em: 02 Abr 2010, 08:16
Cidade: PIRACICABA
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.6
Ano: 1984
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Sleeper

Mensagem não lida por brunospolidori »

Pode até dar para instalar, mas nos carros com abs original de fábrica, existe todo um trabalho de engenharia por traz, como a calibração do sistema conforme o modelo do carro. Não é verdade? :smt017
Imagem
Monza SL/E vermelho Bonanza 1.6 Álcool 1984.
Fotos: viewtopic.php?f=33&t=12692
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Sleeper

Mensagem não lida por luiz sle »

brunospolidori escreveu:Pode até dar para instalar, mas nos carros com abs original de fábrica, existe todo um trabalho de engenharia por traz, como a calibração do sistema conforme o modelo do carro. Não é verdade? :smt017
Não. O sistema obedece o que o sensor informa. Funciona à partir do sensor de rotação, conforme é o número de pulssos que ele envia, o sensor trabalha! E o sensor das rodas, analisa se rodas estão rodando! Então, conforme for o número de pussos e velocidade das rodas o sistema trabalha, dando mais ou menos "pressão".
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Sleeper

Mensagem não lida por Rafaelo »

brunospolidori escreveu:Pode até dar para instalar, mas nos carros com abs original de fábrica, existe todo um trabalho de engenharia por traz, como a calibração do sistema conforme o modelo do carro. Não é verdade? :smt017
da certo bruno nao é verdade isso nao... o luiz explicou vou complementar. a unica coisa que o ABS faz é impedir de travar as roda, ela nao monitora o peso nem aceleração do carro entao ela é universal, essa 'engenharia' teorica nao serve de nada... estudei alguns meses ate ver que era possivel a instalação, se nao fosse seguro nao faria e olha que sou muito chato com engenharia ate pq sou do ramo. entao se a ECU do ABS nao monitora e nao usa como base de calculo o peso do veiculo nao tem problema e veja pq. esse ABS é do vectra-astra-meriva-s10-saab-opel, entre outros carros de outras montadoras inclusive é a mesma peça. eu vou instalar o modulo ABS 5.3 (0 273 004 231) C/TC C/EDB que saiu dos vectra 99-2005 e advinha quem usa o mesmo modulo? carros SAAB,Opels :P como expliquei acima é universal. ate o plug eletrico é identico pra todos os carros 5.3, a bosch padroniza isso pra justamente servir em varios carros por ser uma peça cara ela tem que ser iqual pra poder usar em qualquer veiculo dentro das normas da montadora.

como expliquei todas essas peças servem no monza. inclusive ja instalei alguma coisa.

ele funciona da seguinte maneira, quando se freia o sinal do interruptor do pedal do freio entra na ECU ABS, informando que ta freiando... depois é captado as rotações individual de cada roda dos 4 canais(4 rodas independentes). se a ECU ver que uma(s) roda(s) travou ela libera a pressao dessa roda fazendo pulsar pra nao derrapar. se for uma freiada mais forte o pulso será sentido no pedal conforme o manual do carro explica. outra coisa esse ABS 5.3 tanto faz se o carro for 500kg ou 5000kg oque interessa e as rotações de cada sensor. e tem outra se o ABS falhar o freio funciona de modo convensional sem interferencia alguma.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Sleeper

Mensagem não lida por vrsilva »

Quanto fica mais ou menos desde a compra das peças até a instalação Rafaelo?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder