Fumaça ao dar partida

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Fumaça ao dar partida

Mensagem não lida por avvsilva »

Olá pessoal,

Mais uma vez peço a opinião de vocês com uma coisa que me incomoda um pouco. Às vezes, dias depois de parado, meu SL/E 1989 1.8, gasolina, solta uma fumacinha azulada no momento em que se dá a partida (mesmo em dias secos). Isso por uns 2 ou 3 segundos, depois pára imediatamente. Aparentemente, o motor não está batendo e não baixa óleo. O motor é virgem ainda, só o cabeçote recebeu um passe por ocasião da troca da junta (estava virgem também). E aí? O que poderia ser? Será que os retentores estão deixando passar óleo pra dentro? :smt017
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
monza83
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 132
Registrado em: 23 Out 2010, 16:17
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fumaça ao dar partida

Mensagem não lida por monza83 »

Acredito que isso seja ressecamento no retentor de guia de válvulas. Quando estão ressecados, através da gravidade, o óleo que fica em cima do cabeçote penetra dentro da câmera de combustão, fazendo com que nas primeiras explosões do motor, o óleo seja queimado junto com o combustível. Por isso é que sai uma fumaça branca do escapamento.
Chevrolet Monza SL/E 1.6 1983 (3ºdono)
Ford Verona LX 1.8 1991 (unico dono)
Volkswagen Polo Confortline 1.6 2004 (2ºdono)
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Fumaça ao dar partida

Mensagem não lida por avvsilva »

monza83 escreveu:Acredito que isso seja ressecamento no retentor de guia de válvulas. Quando estão ressecados, através da gravidade, o óleo que fica em cima do cabeçote penetra dentro da câmera de combustão, fazendo com que nas primeiras explosões do motor, o óleo seja queimado junto com o combustível. Por isso é que sai uma fumaça branca do escapamento.
Pois é, "monza83". Essa é realmente a causa que o sintoma descrito parece indicar. Mas, se eu "deixar pra lá", será que pode ter alguma consequencia? Porque abrir o cabeçote só por causa disso, é f........ :?
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
kamykaze
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Jan 2009, 21:20
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fumaça ao dar partida

Mensagem não lida por kamykaze »

É chato,isso,amigo,mas,chega a ser cronico,ressecamento,e ou desgaste dos retentores de valvulas.
Aqui na minha cidade,tem alguns mecanicos,q fazem a substituiçao sem tirar o cabeçote,com uma ferramenta especifica,dê uma sondada ai na tua regiao,pq sai bem mais em conta,menos trabalho,mais barato.
Abçs
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Fumaça ao dar partida

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

tem como trocar sem tirar o cabeçote.mas procura 01 mecanico de procedençia.tem uns maçetes para trocar eles.senao ele fala que troca e na hora H alega dificuldade e como o carro ja esta desmontado diz que faz a mao de obra no jeito.pois ai tem que plainar cabeçote.tem a junta e mais umas coisinhas que encareçem uma simples troca de retentor de valvulas.boa sorte amigo
monza83
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 132
Registrado em: 23 Out 2010, 16:17
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fumaça ao dar partida

Mensagem não lida por monza83 »

avvsilva escreveu:
monza83 escreveu:Acredito que isso seja ressecamento no retentor de guia de válvulas. Quando estão ressecados, através da gravidade, o óleo que fica em cima do cabeçote penetra dentro da câmera de combustão, fazendo com que nas primeiras explosões do motor, o óleo seja queimado junto com o combustível. Por isso é que sai uma fumaça branca do escapamento.
Pois é, "monza83". Essa é realmente a causa que o sintoma descrito parece indicar. Mas, se eu "deixar pra lá", será que pode ter alguma consequencia? Porque abrir o cabeçote só por causa disso, é f........ :?
Acredito que não tenha problema desde que o nível do óleo seja medido com frequência. Eu tenho um Verona que lá pelos seus 250.000 km (tiramos ele 0km) teve que fazer esse serviço. Se não me engano, o mecanico fazia com que o pistão ficasse em cima (vigiando pelo buraco da vela). Apartir disso, ele soltava a valvula, repousando-a em cima do pistão. Então, com muito cuidado, para que a valvula nao caisse na camera de combustão, abaixava o pistão, fazendo com que a valvula descesse, possibilitando a troca dos retentores.
O serviço deve ser feito por profissionais cautelosos e que entendam realmente de mecânica. Desde que o profissional seja bom, o serviço é durador. O Verona, atualmente está com 417.000 km e nunca teve seu motor aberto. Em breve farei uma restauração completa nele, incluindo a retifica do motor, pois apesar de não passar óleo o motor já está "cansadão".
Chevrolet Monza SL/E 1.6 1983 (3ºdono)
Ford Verona LX 1.8 1991 (unico dono)
Volkswagen Polo Confortline 1.6 2004 (2ºdono)
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Fumaça ao dar partida

Mensagem não lida por Rafaelo »

monza83 escreveu:O Verona, atualmente está com 417.000 km e nunca teve seu motor aberto. Em breve farei uma restauração completa nele, incluindo a retifica do motor, pois apesar de não passar óleo o motor já está "cansadão".
parabens quem cuidou em andar com ele desde zero. tivemos o 'melhor' chevette lançado desde zero em termos de potencia que era o chevette 88 SE serie vermelho que tinha cano reto + webber dupla italiana. andava muito, e o motor fechou a 452,000 km sem abrir. é so saber andar :smt023

e confirmo oque falou é isso mesmo serviço facil de trocar os retentor.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
monza83
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 132
Registrado em: 23 Out 2010, 16:17
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fumaça ao dar partida

Mensagem não lida por monza83 »

Rafaelo escreveu:
monza83 escreveu:O Verona, atualmente está com 417.000 km e nunca teve seu motor aberto. Em breve farei uma restauração completa nele, incluindo a retifica do motor, pois apesar de não passar óleo o motor já está "cansadão".
parabens quem cuidou em andar com ele desde zero. tivemos o 'melhor' chevette lançado desde zero em termos de potencia que era o chevette 88 SE serie vermelho que tinha cano reto + webber dupla italiana. andava muito, e o motor fechou a 452,000 km sem abrir. é so saber andar :smt023

e confirmo oque falou é isso mesmo serviço facil de trocar os retentor.
Rafaelo, quem tirou esse carro foi o meu pai. O Verona foi o nosso único carro até 2009, quando compramos um Gol. O choque foi muito grande. Pra quem está acostumado à andar de 1.8. do nada ir pra um 1.0, a diferença é muito grande. Atualmente temos um Polo Sedan 1.6 Comfortline. Desde pequeno, não tenho uma lembrança sequer do meu pai abusando do motor e atribuo a isso a longevidade do mesmo. Considero importante a manutenção do motor, fazendo trocas óleo no prazo determinado, colando combustível em postos confiáveis, fazer manutenção preventiva e como já citei, ser cuidadoso com a maquina.


Aqui sou eu aos 3 anos de idade, meu pai e o Verona
Imagem

Apesar de que o vinco da porta na foto parece torto, o carro nunca foi batido.
Chevrolet Monza SL/E 1.6 1983 (3ºdono)
Ford Verona LX 1.8 1991 (unico dono)
Volkswagen Polo Confortline 1.6 2004 (2ºdono)
Responder