MOTOR DE PARTIDA (ARRANQUE)

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
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waldir
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MOTOR DE PARTIDA (ARRANQUE)

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MOTOR DE PARTIDA

o motor de partida, também conhecido como motor de arranque é responsável pela partida do veículo. Seu principio de funcionamento é inverso ao do alternador, uma vez que ele transforma energia elétrica da bateria em energia mecânica, para acionamento do motor do automóvel.

Quando o condutor gira a chave do veículo totalmente, o motor de partida é acionado e mantido em funcionamento até que a chave se solte.
A alimentação de energia elétrica no motor de partida é feita diretamente por um cabo ligado a bateria.

Acompanhe na foto acima:
Durante o funcionamento o solenóide/automático (6) é alimentado com positivo, proveniente da chave, puxando o conjunto pistão e garfo, que por
sua vez desliza o bendixlroda Iivre(2) até acoplar com a cremalheira (roda dentada no volante do motor de combustão) ao mesmo tempo o solenóide fecha o circuito principal energizando a bobina(4) e o induzido(3) através das escovas(5), criando um campo magnético e assim o movimento de rotação. Os mancais(1) são peças importantes e de precisão, eles conservam o induzido centralizado e muito próximo da bobina sem que encostem para garantir o torque necessário para impulsionar o motor do automóvel.

Cuidados com o motor de arranque:

Ele consome muita energia e foi desenvolvido para funcionar por um curto período de tempo, portanto acione ele apenas dez segundos durante cada tentativa de partida e espere mais de trinta segundos entre uma tentativa e outra. Estas medidas permitem aumentar a vida útil de qualquer tipo de motor de arranque, se for exigido demais ele estraga facilmente.

Esta peça funciona apenas por alguns segundos durante a partida e, depois, não é mais utilizada, pode-se dizer que é um componente de baixíssima manutenção e alta durabilidade, principalmente em carros novos. Porém, também podem apresentar defeitos que, em geral, estão ligados à má utilização.

Entre as situações mais comuns que geram danos ao motor de arranque, estão as seguintes:

• 1. Insistência em manter o motor de partida funcionando quando o motor não pega.
• 2. Acionamento do motor de arranque quando o motor já está funcionando.

Quando é necessário que o motor de partida mantenha-se acionado por mais de 10 segundos, significa que há algum problema dificultando a ignição do motor principal do carro. Insistir com o motor de partida, pode causar superaquecimento e a consequente queima dos componentes intemos, principalmente o induzido. Geralmente, estes problemas podem estar ligados ao combustível (ou a falta dele), bobinas de ignição ou velas de ignição.

É comum, também, que o motorista venha a acionar acidentalmente o motor de arranque quando o motor já está funcionando. Isto acaba forçando o motor de partida a girar em altíssimas rotações, podendo danificar componentes como rolamentos, ou pancadas fortes na sua carcaça, causando mal contato dos componentes.

Fonte desta Informação: Verdade Genuína GM - Ano II Nº 21 Março 2011
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Carlos A. Freire
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Re: MOTOR DE PARTIDA (ARRANQUE)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sou assinante do Jornal Oficina Brasil (http://www.oficinabrasil.com.br/ ) onde todos os meses está vindo com encarte da GM, "Verdade Genuína". Quando vi a foto, logo reconheci esse encarte, rsrsrsrs!!! Nesse mês o encarte fala sobre motor de arranque e alternador.

Abs,

Carlos Freire
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waldir
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Re: MOTOR DE PARTIDA (ARRANQUE)

Mensagem não lida por waldir »

Carlos A. Freire escreveu:Sou assinante do Jornal Oficina Brasil (http://www.oficinabrasil.com.br/ ) onde todos os meses está vindo com encarte da GM, "Verdade Genuína". Quando vi a foto, logo reconheci esse encarte, rsrsrsrs!!! Nesse mês o encarte fala sobre motor de arranque e alternador.

Abs,

Carlos Freire

Carlos, eu achei importante colocar essas informações pq há uma tendência de torrar :smt010 o motor de partida quando o motor não pega, por conta de outros problemas.
Aí o monzeiro acaba ficando com mais um problema o motor de partida.

Quem tem carro a Etanol e o sitema de injeção a frio não funciona direito ou não tem um ponto remoto alternativo, pode baquear o motor de partida

Quanto as advertências sobre o Alternador, pretendo 'colar' proximamente um extrato da reportagem do Verdade Genuína. Foi a primeira vez que tive contato com este encarte e acredito que as matérias anteriores também foram interessantes.

Abs

waldir
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diegowisk
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Re: MOTOR DE PARTIDA (ARRANQUE)

Mensagem não lida por diegowisk »

Muito boa mesmo a materia, estou tendo problemas com o motor de arranque, :smt023 e me ajudou muito a conhecer o seu funcionamento.
Abraços.....
100% MONZERA....
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Carlos A. Freire
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Re: MOTOR DE PARTIDA (ARRANQUE)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Waldir,

esses encartes estão disponível no site da Oficina Brasil. Na página inicial, abaixo no canto direito, tem os logos da Sabó, GM entre outros. É só clicar no logo GM que vai abrir todos esses encartes.

Abs,

Carlos Freire
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Re: MOTOR DE PARTIDA (ARRANQUE)

Mensagem não lida por GEGE »

Muito bom este tópico...
Foi e esta sendo de grande utilidade pra mim, visto que estou enfrentando problemas com meu motor de arranque.
O carro vem funcionando normalmente e do nada ele não liga!
Não faz barulho nenhum, as luzes do painel se acendem normalmente mas o carro nao liga...
Creio que seja mal contato em alguma parte eletrica do carro ou ate mesmo no arranque.
Apaixonado por MONZA como todo brasileiro!!
Leocastro
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Re: MOTOR DE PARTIDA (ARRANQUE)

Mensagem não lida por Leocastro »

Pessoal, uma dúvida.
O motor do Stilo, é o mesmo 1.8 Família GM, certo? Pois bem, o motor de arranque dele, serve nos nossos Monza? Encontrei um ali com o preço bem convidativo!
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Re: MOTOR DE PARTIDA (ARRANQUE)

Mensagem não lida por Mimoso »

Pronto li todo o tópico e vi também o site da oficina Brasil. que por sinal é muito bom tem muita coisa intessante. Quem tem interesse em se aprofundar mais na mecânica do seu GM.

Agora preciso da ajuda do pessoal aí que já trocou o bendix, o meu tá gasto, parece que está deslisando no volante do motor pois faz um barulho horrível ao dá partida alé de as vezes o motor travar e s´´o na segunda tentativa o é que dá certo a partida. Preciso trocar aquele bendix mas não sei se aquelas 4 fendas na carcaça do motor de partida precisam ser removidas, não se elas são rosquiaveis e nem qual a função delas.
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