[D.I.Y.] Trocando discos de freio dianteiros

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: [D.I.Y.] Trocando discos de freio dianteiros

Mensagem não lida por rafamts »

Carlos A. Freire escreveu:Não tem necessidade de abrir a tampa. Porém, é bom colocar um pano em cima da tampa, pois ao recuar os cilindros das pinças, o fluído poderá espirrar na carroceria, principalmente se tiver com excesso de fluído.

Abs,

Carlos Freire
Valeu Carlos, hoje eu fiz uma inspeção para ver o estado das pastilhas e discos. Não coloquei pano no reservatório e felizmente não ocorreu nenhum vazamento. Retirei as pastilhas e vi que estavam boas, por isso recoloquei-as. Para retirar a pinça não fiz uso de alavanca, sai só empurrando com a mão. Para colocar a pinça de volta deu um pouco de trabalho mas fiz força com a mão de novo e consegui. Dá próxima vez coloco um chave de fenda para auxiliar. Só não entendi muito essa questão de cilindro da pinça. Eu não recuei nada disso. Sempre que retira a pastilha tem que recuar esse cilindro?

Um abraço,
Rafael
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Rafael, a medida que a pastilha vai ficando gasta, vai diminuindo de tamanho. O cilindro ou embolo da pinça vai saindo para fora, ocupando o espaço perdido pela pastilha que ficou mais fina e, o nível de fluído também abaixa. Quando vai trocar as pastilhas, se não recuar o cilindro (embolo), a nova não vai entrar. Por isso, deve recuar totalmente esse embolo. Neste procedimento, se tiver muito fluído no reservatório vai vazar.
Se for usar as mesmas pastilhas, pois é apenas uma revisão ou manutenção em outra parte mas tem que remover a pinça, não tem necessidade de recuar totalmente o embolo da pinça, já que não houve alteração de espaço.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
rafamts

Carlos A. Freire escreveu:Rafael, a medida que a pastilha vai ficando gasta, vai diminuindo de tamanho. O cilindro ou embolo da pinça vai saindo para fora, ocupando o espaço perdido pela pastilha que ficou mais fina e, o nível de fluído também abaixa. Quando vai trocar as pastilhas, se não recuar o cilindro (embolo), a nova não vai entrar. Por isso, deve recuar totalmente esse embolo. Neste procedimento, se tiver muito fluído no reservatório vai vazar.
Se for usar as mesmas pastilhas, pois é apenas uma revisão ou manutenção em outra parte mas tem que remover a pinça, não tem necessidade de recuar totalmente o embolo da pinça, já que não houve alteração de espaço.

Abs,

Carlos Freire

Obrigado Carlos, muito boa explicação!

Um ótimo domingo para você!

Um abraço,
Rafael
mello3
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por mello3 »

Carlos A. Freire escreveu:Semana passada eu troquei as pastilhas do freio dianteiro e paguei R$11,40 no jogo de pastilhas Cobreq
Agora estou morando em Maringá.

Comprei semana passada um jogo de discos dianteiros + pastilhas dianteiras cobreq na Chevromar. Paguei R$ 14,25.

Ainda não troquei, pois minhas ferramentas estão na minha outra casa, a 400km de distância.

[]'s
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Carlos A. Freire
MODERADOR

Chave de rodas, macaco, chave de 13mm, chave de 17mm e uma alacanca, que pode ser um chave de fenda grande. Essas são as ferramentas. Também é preciso ter um pano para limpeza e um pouco de graxa de boa qualidade que aguente alta temperatura. Eu uso a graxa especial para rolamentos.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
mello3
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por mello3 »

Carlos A. Freire escreveu:Chave de rodas, macaco, chave de 13mm, chave de 17mm e uma alacanca, que pode ser um chave de fenda grande. Essas são as ferramentas. Também é preciso ter um pano para limpeza e um pouco de graxa de boa qualidade que aguente alta temperatura. Eu uso a graxa especial para rolamentos.

Abs,

Carlos Freire
Tranquilo Carlos... Mas é que eu vou pra lá na quarta e a garagem de lá tem mais espaço... Por isso que não me incomodei em correr atrás de ferramentas.

Também vou usar travante químico nos parafusos da pinça. Exagero meu?

[]'s
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Carlos A. Freire
MODERADOR

Não há necessidade de travante químico. Basta fazer o aperto no torque correto.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
rafamts

Carlos A. Freire escreveu:Não há necessidade de travante químico. Basta fazer o aperto no torque correto.

Abs,

Carlos Freire

Também é a minha dúvida. Tem que usar torquímetro então para fazer o serviço? No kit de reparo que comprei o parafuso veio com travante.
Responder