TORQUE DE APERTO

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
IRAUPP
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TORQUE DE APERTO

Mensagem não lida por IRAUPP »

rafamts escreveu:Pessoal, gostaria de uma ajudada de vocês. Fiz meu cabeçote há dois meses e, na época, perguntei ao mexânico sobre o torque dado. Ele disse que deu 90º ( acho que é graus ) de aperto e que faz isso em todos os carros que fazem serviço na sua oficina. Então perguntei se teria que dar reaperto depois de um tempo e ele disse que não precisava. O que vocês dizem? Ele tem razão? Consegui um torquímetro emprestado. Tenho como verificar o aperto em casa?
A sequência de aperto do cabeçote 2.0 é encostar todos parafusos com 2,5 kgf e após três sequências de 90º.

A ordem de aperto está aí abaixo considerando os 10 parafusos do cabeçote:
84159
732610

Obs.: Não é um dado 100% correto o que vou falar, mas notei que na minha sequência quando estava apertando que cheguei a apertar com 13,5Kgf e é com este valor que confiro o aperto de vez em quando.

Boa Sorte!

:smt023
Editado pela última vez por IRAUPP em 05 Abr 2011, 17:05, em um total de 1 vez.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

IRAUPP escreveu:
rafamts escreveu: A sequência de aperto do cabeçote 2.0 é encostar todos parafusos com 2,5 kgf e após três sequências de 90º
na verdade sao 3 X 60º total de 180º apos o aperto inicial de 25Nm. apos 30min que o carro aquecer e ligar a ventoinha desligar e reapertar mais 30º e esta completo o processo de aperto do cabeçote.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
IRAUPP
Membro Class (Ní­vel 5)

Pois é engraçado essas informações, também achei aperto em demazia 3x90°, mas acredite na caixa de kit juntas bastos está assim, o que acha Rafaelo?

No meu caso caso usei o processo que você me passou.. rafamts: favor usar o processo que o Rafaelo indicou.
Rafaelo
MODERADOR

se tiver esta errado e era bom ate alertar a empresa que fornece... pra cabeçotes GM OHC aluminio 8V é esse torque.
IRAUPP
Membro Class (Ní­vel 5)

Rafaelo escreveu:se tiver esta errado e era bom ate alertar a empresa que fornece... pra cabeçotes GM OHC aluminio 8V é esse torque.
pois é tchê vou amanhã até tirar uma foto para te mostrar...

vlw.
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por rafamts »

Meu mecânico não deu o reaperto depois do carro aquecido. Ele disse que não precisava. Já faz dois meses que estou andando com o carro. O que vocês recomendam?
Rafaelo
MODERADOR

rafamts escreveu:Meu mecânico não deu o reaperto depois do carro aquecido. Ele disse que não precisava. Já faz dois meses que estou andando com o carro. O que vocês recomendam?
o manual de serviço recomenda. a maioria dos cabeçote aluminio é preciso, o certo precisa fazer sim um reaperto pq ate a junta sentar com o aquecimento da dilatação aflouxa um pouco. e esses 30º a mais sao essa compensação.
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por rafamts »

Rafaelo escreveu:
rafamts escreveu:Meu mecânico não deu o reaperto depois do carro aquecido. Ele disse que não precisava. Já faz dois meses que estou andando com o carro. O que vocês recomendam?
o manual de serviço recomenda. a maioria dos cabeçote aluminio é preciso, o certo precisa fazer sim um reaperto pq ate a junta sentar com o aquecimento da dilatação aflouxa um pouco. e esses 30º a mais sao essa compensação.
Rafaelo, eu consigo fazer isso em casa mesmo? Posso conseguir um torquímetro com um amigo. É fácil o procedimento?
Responder