COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Mensagem não lida por 500EF »

Então a tensão de saída no secundário de uma bobina 1:100 é de 1200v?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Mensagem não lida por TheRipper »

500EF escreveu:Haverá um novo encontro do pessoal da CMRacing no meio do ano. Provavelmente no inteior de SP. Foi lá que eu vi diversos testes serem feitos. Com ignição/sem ignição, com tudo resistivo/com tudo direto, etc.

Se animar, me avise. :wink:

Sobre os 12v no primário, continuo não concordando. Mas vou arrumar umas fotos de osciloscópio com o sistema original e com a Plus para continuarmos a discussão. :smt023

Confesso que fico bem curioso pra ver um evento desses, de repente descubro alguma falcatrua do senhor centelha :P Vamos ver...

Sobre os 12v, não é questão de concordar, a minha está ligada assim e funciona, e como funciona! :D





Rafaelo, estou usando o sensor indutivo original do C20XE, com o circuito condicionador da V3, funciona liso em qualquer faixa de rotação. Estou usando uma bobina dupla de Corsa com drivers internos (4 fios).

Bobina de Mi com 4 fios eu nunca vi!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Mensagem não lida por 500EF »

Então, caso esta bobina de corsa tenha a relação de 1:100 (deve ser menos), você confirma que tem somente 1200v no secundário e que ele está funcionando "liso" com esta tensão, Ripper?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
vitor hugo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 133
Registrado em: 11 Fev 2011, 09:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Mensagem não lida por vitor hugo »

são seria 1:1000? :smt017
Atual Monza SL/e 1988 2.0 alcool 110cv, rodando na gasolina...
ex OMEGA GLS 2.2 1997;
ex OMEGA GLS 4.1 1995;
ex Marajó SLE 1.6/s 1989;
ex Verona GLX 1.8 1992;
ex Escort 1987 1.6 alcool.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Mensagem não lida por 500EF »

Não. Que eu saiba, fica na casa de 1:70 ~ 1:100 mesmo.

Só um exemplo de bobina "race" da MSD:

Imagem

Coil Specs
Turns ratio: 100:1
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Cleber Brogni
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1755
Registrado em: 08 Nov 2007, 14:51
Cidade: Porto Algre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: Outro
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Mensagem não lida por Cleber Brogni »

hihihi este tópico deveria ser mudado para afinação de centelhas e melhor regulagem de DWELL
mas é bastante informação isso é bem bom!
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Mensagem não lida por Rafaelo »

TheRipper escreveu:Bobina de Mi com 4 fios eu nunca vi!
eu tb nao, mas o pessoal da CMrancing ja - http://www.cmracing.com.br/iecm.htm olha na tabela.
legal, te perguntei pq pensei que estava com o hall na fonica.
500EF escreveu: Então a tensão de saída no secundário de uma bobina 1:100 é de 1200v?

Eduardo, nao... a tensao de saida do secundario e a maxima que a bobina pode produzir, vamos usar a Mi como exemplo. tensao maxima de saida 27,000V

100 / 27000 = 270V o primario deve produzir isso (baixa tensao).
100 X 270V = 27000V deve ser isso que produz o secundario na descarga (alta tensao).

claro que depende de cada bobina e tipo, mas a logica e mesma.


Etapas de transformação da tensao do sinal de disparo...

sinal de aterramento do transistores de potencia (ECU's,modulo bosch TSZ-I)
*14.4V no primario, primario transformou-se em 270V, entra na secundaria e transforma em 27,000V. a taxa de multiplicação 100:1 se aplica da primaria pra secundaria, onda a faisca e gerada.

*tensao vai depender da tensao do sistema como todo. é so pra ilustrar
Editado pela última vez por Rafaelo em 17 Mar 2011, 02:57, em um total de 3 vezes.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Mensagem não lida por TheRipper »

500EF escreveu:Então, caso esta bobina de corsa tenha a relação de 1:100 (deve ser menos), você confirma que tem somente 1200v no secundário e que ele está funcionando "liso" com esta tensão, Ripper?

Cara, bobinas automotivas não funcionam assim, não são simples transformadores. Se você viu isso lá no CMRacing, é só mais uma das besteiras que ele diz!

Veja:
The ratio of secondary to primary turns in an ignition coil is somewhere around 100:1. The ignition coil is operated directly off a 12 volt source. However, the ignition coil does not work like an ordinary transformer. An ordinary transformer will produce output current at the same time that input current is applied. An ignition coil actually does most of its work acting as an inductor...


The actual spark is generated when the breaker contacts open. For an ideal inductor, the current and voltage relate by:

V = L dI

Where V is voltage, L is inductance (in henrys) and dI is the rate of change of the current.


Thus, seeing that L is constant for the inductor, the abrupt change in current will cause a very large voltage to be produced. This produces a very short, very high voltage spike. Of course, the change in current is on the primary side, but because the primary and secondary coils have a large mutual inductance (this is where the transformer part comes in), you get a spike on the order of 100 or more volts on the primary, and 10000 volts on the secondary.

Fonte: http://www.sentex.net/~mwandel/cannon/sparky.html
Responder