Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar
- Carlos A. Freire
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Re: Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar
Leandro, acredito que a válvula pequena e vermelha a qual o Diego se referiu deve ser a válvula do Thermac. O sensor MAP fica no lado externo do compartimento do filtro de ar, na cor preta, fixada por dois parafusos, onde tem um conector e uma mangueira. O Diego mencionou que a peça tem duas mangueiras.
Abs,
Carlos Freire
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- Leandro Sá
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Re: Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar
Aprendendo com os irmãos Monzeiros!Carlos A. Freire escreveu:Leandro, acredito que a válvula pequena e vermelha a qual o Diego se referiu deve ser a válvula do Thermac. O sensor MAP fica no lado externo do compartimento do filtro de ar, na cor preta, fixada por dois parafusos, onde tem um conector e uma mangueira. O Diego mencionou que a peça tem duas mangueiras.
Abs,
Carlos Freire
Muito obrigado pela informação amigo Carlos! Achei que a válvula Thermac fosse parte do sensor MAP... Mas agora já sei que são coisas diferentes.
:smt023
Abração!
Pra que ter um carro do ano, se eu tenho dois do século???
- Carlos A. Freire
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Re: Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar
Leandro,
o sistema Thermac, faz com que abra uma portinhola no bico do filtro de ar, fechando a entrada de ar da atmosfera, deixando passar apenas ar aquecido pelo coletor de escapamento, na fase fria do motor. Quando o motor aquece, a válvula fecha o lado do coletor e abre para o ar ambiente. Tudo isso para melhorar o desempenho do motor na fase fria.
O sistema Thermac é utilizado em todos os veículos a álcool e nos modelo EFI, sendo álcool ou gasolina.
Abs,
Carlos Freire
o sistema Thermac, faz com que abra uma portinhola no bico do filtro de ar, fechando a entrada de ar da atmosfera, deixando passar apenas ar aquecido pelo coletor de escapamento, na fase fria do motor. Quando o motor aquece, a válvula fecha o lado do coletor e abre para o ar ambiente. Tudo isso para melhorar o desempenho do motor na fase fria.
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Re: Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar
Entendido amigo Carlos! Isso deve ser muito útil nos modelos a álcool não?! Ainda mais aqui no sul onde o inverno é mais rigoro...Carlos A. Freire escreveu:Leandro,
o sistema Thermac, faz com que abra uma portinhola no bico do filtro de ar, fechando a entrada de ar da atmosfera, deixando passar apenas ar aquecido pelo coletor de escapamento, na fase fria do motor. Quando o motor aquece, a válvula fecha o lado do coletor e abre para o ar ambiente. Tudo isso para melhorar o desempenho do motor na fase fria.
O sistema Thermac é utilizado em todos os veículos a álcool e nos modelo EFI, sendo álcool ou gasolina.
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Carlos Freire
Muito obrigado pelas informações!
Abração!
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Re: Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar
Bom dia Carlos!Carlos A. Freire escreveu:Leandro, acredito que a válvula pequena e vermelha a qual o Diego se referiu deve ser a válvula do Thermac. O sensor MAP fica no lado externo do compartimento do filtro de ar, na cor preta, fixada por dois parafusos, onde tem um conector e uma mangueira. O Diego mencionou que a peça tem duas mangueiras.
Abs,
Carlos Freire
É essa mesmo a peça que eu me referi, ela fica no compartimento do filtro de ar, da para ver ela por dentro do compartimento tirando a tampa, e por baixo onde tem duas entradas.
Oq vai nessas duas entradas Carlos???
Tem algo haver com a flauta?
Vivendo e aprendendo, não sabia que o famoso sensor MAP era essa peça fixada no compartimento do filtro, tipo de uma caixinha fechada, presa por dois parafusos.
Obrigado pela informação .....
Diego
Diego Denizar
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Re: Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar
Olá amigo Diego!
Fico muito feliz de saber que deu certo! :smt023
Bom, nos meus Monzas, as primeiras marchas ela acende por volta dos 2.200 a 2.500... Já a 3ª e a 4ª acendem por volta das 1.900, 2.000 rpm. Deve haver alguma variação entre cada motor e entre os sensores imagino eu.
Bom dia Leandro, ajudou bastante sim!!
Agradeço a você e ao Carlos pelas informações fornecidas :smt023
Fico muito feliz de saber que deu certo! :smt023
Bom, nos meus Monzas, as primeiras marchas ela acende por volta dos 2.200 a 2.500... Já a 3ª e a 4ª acendem por volta das 1.900, 2.000 rpm. Deve haver alguma variação entre cada motor e entre os sensores imagino eu.
Bom dia Leandro, ajudou bastante sim!!
Agradeço a você e ao Carlos pelas informações fornecidas :smt023
Diego Denizar
- Carlos A. Freire
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Re: Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar
Diego, a válvula do Thermac deve ter duas mangueiras conectadas a ela. Uma recebe vácuo vindo do distribuidor de vácuo (flauta), e a outra vai a portinhola da ponta do compartimento do filtro de ar. É a mesma que faz abertura e fechamento entre coletor de escape e ar ambiente.
Leandro, o sistema Thermac é muito importante para veículos movidos a álcool, principalmente na fase fria do motor. Melhor ainda se também tiver o aquecimento do coletor de admissão. Me lembro do início dos anos 80, onde os veículos álcool não tinham o Thermac e o aquecimento do coletor de admissão. Eram muito ruim andar com esses carros com motor frio.
Abs,
Carlos Freire
Leandro, o sistema Thermac é muito importante para veículos movidos a álcool, principalmente na fase fria do motor. Melhor ainda se também tiver o aquecimento do coletor de admissão. Me lembro do início dos anos 80, onde os veículos álcool não tinham o Thermac e o aquecimento do coletor de admissão. Eram muito ruim andar com esses carros com motor frio.
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Re: Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar
Amigos e Carlos Freire
Aproveitando o tópico, há uma semana que nas desacelarações (semáforo) a rotação do motor cai para 850 e retoma paara 1000
oscilando assim umas 2 ou 3 vezes. Só que esse defeito é intermitente.
O VSS acredito que não seja por que o shift light funciona normal... limpei também o TBI e o embolo do motor de passo.
Alguém tem uma pista do que pode estar causando essa variação na lenta? poderia ser MAP, flauta, entrada falsa de ar, aterramento do que?
Agradeço qualquer informação para continuar minha busca.
waldir
Aproveitando o tópico, há uma semana que nas desacelarações (semáforo) a rotação do motor cai para 850 e retoma paara 1000
oscilando assim umas 2 ou 3 vezes. Só que esse defeito é intermitente.
O VSS acredito que não seja por que o shift light funciona normal... limpei também o TBI e o embolo do motor de passo.
Alguém tem uma pista do que pode estar causando essa variação na lenta? poderia ser MAP, flauta, entrada falsa de ar, aterramento do que?
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