Uia Monza 1.6 é meio pecado mudar esse motor já q ele é raro... faz o seguinte compra um motor 2.0 e deixa esse 1.6 guardado heehehheehheeheheheh um 2.0 da pra vc tunar mto heeheheh basta dizer o monza mais acima de 500cv....Leonardo_hatch83 escreveu:Fala Paulinho, fmza?
Eu tenho um hatch 83 a alcool 1.6 e queria arrumar e apimentar o motor dele...o projeto que eu pesquisei seria retrabalho no cabeçote, troca do comando por um mais "bravo", troca do carbura por um 2e, aumentar a queima com velas, cabos e bobinas mais fortinhos.
Fora isso vou ter que fazer a parte debaixo dele, retificando camisas, trocando anéis, mancais, bronzinas...vai dar um trabalhão...
Eu quero primeiro arrumar o motor ( estorou a junta de cabeçote...entrou agua na queima...soh naum desbielou pq eh GM mesmo...) e depois que ele tiver acentadinho, acertar essas modificações...salvo o cabeççote que jah dah pra fazer quando acertar o motor mesmo.
Vc conhece algum mecanico de Sampa que possa fazer esse serviço no meu monza?
Valeu
Ateh!
PREPARAÇÃO NOS MONZAS...
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Você já possui o adesivo Oficial MONZEIROS.COM em seu carro?
Mais informações em: http://adesivos.monzeiros.com
Bernardo Gaetani escreveu:Vamos por partes...paulinho_street13 escreveu:Bernardo Gaetani escreveu:Cara se isso é basico meu monza ta meio ruinzinho...
Motor todo novo até hoje, sempre olho se alguma peca ta desgastada
Cabos Acell
Filtro de Ar esportivo K&N
Velas esportivas
TBI do Kadett EFI (Tive que trocar o tbi ai peguei o do kadett pois me flaram que era melhor)
Próximos passos:
Bomba de combustível do 2.2 16V (Já ate comprei mais não tive tempo de instalar)
Troca do virabrequim por um modelo de maior diametro, estou pensando no modelo da blazer 2.4...
Comando mais esportivo
Depois disso não mexer mais em nada, pois meu negocio é manter meu monza ao maximo original, pq ainda quero um dia desfazer esse tuning e mandar placa preta...
Só faltam 16 anos pra placa preta eheheehehe...
sabe dizer quala diferença no diametro dos dois TBI????
digamos que vc tenha colocado um de corpo maior...se vc ñ remapeou o modulo e nem trocou bico por um de maior vazão vc está invés de aumentando a potencia está baixando....fazendo o motor trabalhar com falta...
nas velas quais são usadas? dificil saber pelo dito ( velas esportivas)..
os cabos servem bem em bobinas mais fortes ..mallory ..accel....
mas em originais ñ passa d infeite..nd q a original ñ faça tmbm...
uma boa pedida ja que vai manter original,e provavelmente continuar a originalidade pra ter a placa preta seria mandar pra uma retifica pra fazer o cabeçote por inteiro (eceita aspirada) vai continuar as escondidas original..só que aprimorado
vo dar uns toques sem ser muito afundo pqnunca abri esse motor e na logica de mecanica vou lançar uns toques que talvez conheça..
uma taxada no cabeçote..ñ sei se teu carro é alccol ou gasolina...aspirado é sempre bom no alcool..
abertura do corpo do tbi, polimento no coletor, até o cabeçote,,,,valvulas maiores.. e dependendo da forma que usa um comando de graduação diferentes...
se notar tudo viza o maior fluxo da mistura ar/combustivel... alguns cavalos a mais..e a originalidade disfarçada pra placa preta!
...um dia quem sabe compro um pra preparar... embora tenha preferença da versão quadrada a tubarão tmbm agrada um pouco..
perguntinha:
quanto tem de curso o virabrequim do motor 2.4 da blazer?
Remapeei a injeção sim.
NGK, quando voltar de viagem te flo...
Esqueci de dizer, até ia perguntar qual bobina é boa para o OHC 2.0...
Ja fiz uma descarbonizacao, q me flaram q era bom fzer mesmo quando o motor nao fundiu nem nada depois dos 50Mkm...
aumento em tx de compressao, axo q nao rola não cara...
curso do virabrequim do motor 2.4 blaser é de 92.5 se nao me engano...
cara o negócio é q sou meio leigo em mecanica... aqui acabo aprendendo...
mais uma pergunta bomba de combustivel da blazer é diferente da do monza, e se for melhor é adaptavel???
obs meu carro é a gasosa, nao axo q vale a pena trocar para alcool pq teria q modificar mto para ficar igual o motor a alcool do monza para ser duravel....
oO???
QUE BIELA VC VAI UZAR PRA TER UM VIRABREQUIM COM ESSE CURSO TODO?
A ORIGINAL IA FAZER SOBRAR NO BLOCO O PISTÃO IA PULAR PELO MENOS UNS 2MM PRA FORA DO BLOCO.. ....VC IA TER UM MOTOR UM POUCO MAIS BEBERRÃO ALEM DE TER MAIS TOQUE E FORÇA EM BAIXA ROTAÇÃO..
BOBINA DE IGNIÇÃO AS MELHORES NA MINHA OPNIÃO SÃO AS MOLLORY.... SÃO FEITAS PRA PERFORMACE...E O PREÇO ACOMPANHA O DESEMPENHO......
TEM AS ACCEL QUE SÃO BOAS TMBM..
PQ ADAPTAR UMA BOMBA DE BLAZER?
QUER MAIS VAZÃO?
SE PRECISA DE MAIOR VAZÃO ACHO PREFERIVEL INSTALAR UM OUTRA BOMBA TMBM DE MONZA EM PARELELO..ELAS SÃO EXTERNAR..
MAS SE PREFERIR MESMO DE BLAZER CLAROO QUE É POSSIVEL SIM... SÓ QUE SE Ñ ME INGANO ELAS FICAM DENTRO DO TANQUE.
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Por partes como diria o Jack....
A bielá sera tambem a da blazer 2.4, ou me recomenda alguma...
Interessante... Se o motor não ficar igual um vectra 2.4 16v 3.5km/l, tá valendo...
Na faixa de quanto as bobinas?
Não sei se precisa mais de vazão que você axa? que uma de monza vai aguentar o tranco?
Como eu disse quero algo totalmente reversivel e q não mate o motor como um turbo, sei la....
Meu sonho é uma monzeira de 150cv ou mais... Comerei os A3 heeheheh....
A bielá sera tambem a da blazer 2.4, ou me recomenda alguma...
Interessante... Se o motor não ficar igual um vectra 2.4 16v 3.5km/l, tá valendo...
Na faixa de quanto as bobinas?
Não sei se precisa mais de vazão que você axa? que uma de monza vai aguentar o tranco?
Como eu disse quero algo totalmente reversivel e q não mate o motor como um turbo, sei la....
Meu sonho é uma monzeira de 150cv ou mais... Comerei os A3 heeheheh....
Você já possui o adesivo Oficial MONZEIROS.COM em seu carro?
o consumo acredito que ñ chega a esse ponto todo ñ...
mas vai aumentar pela soma de mistura extra..
mas vamos ver se intendi....vc vai colocar bielas e virabrequim da blazer no monza.
virabrequi de (92.5 mm) de curso sendo que o original motor 2.0 ohc tem 86....
e pistão de( 86mm) de diametro stander.
nos calculos aredondando vai pra quase pular pra um 2.2 litros...
vai mudar em muito a pegada... um mini tratorzinho... torque forte de potencia e muito torque em regimes mais baixos..
vai ter que trabalhar na injeção de combustivel....
acho que duas bombas do proprio monza ja bastam sendo ligadas em paralelo...
sabe quanto de altura tem a camara de combustão do cabeçote?
mas vai aumentar pela soma de mistura extra..
mas vamos ver se intendi....vc vai colocar bielas e virabrequim da blazer no monza.
virabrequi de (92.5 mm) de curso sendo que o original motor 2.0 ohc tem 86....
e pistão de( 86mm) de diametro stander.
nos calculos aredondando vai pra quase pular pra um 2.2 litros...
vai mudar em muito a pegada... um mini tratorzinho... torque forte de potencia e muito torque em regimes mais baixos..
vai ter que trabalhar na injeção de combustivel....
acho que duas bombas do proprio monza ja bastam sendo ligadas em paralelo...
sabe quanto de altura tem a camara de combustão do cabeçote?
Com certeza kra...se achasse um motor 2.0 firmezinha eu trocava na hora, e guardava o meu 1.6, pq ele eh meio dificil de encontrar mesmo. Eu tenho certeza que soh na retifica eu gastaria algo em torno disso mesmo. Com garantia e nota? Meeeelhor ainda. Mas 1000 conto seria o motor todo, bloco, cabeçote e comando?(bendito comando que zoa sempre falae )Cara, vc quer manter seu carro totalmente original?! Se fosse o caso, vc poderia trocar o motor do seu carro...ao invez de fazer o motor do seu carro... ja pensou em um 2.0 a alcool?! ia ficar um foguete!
Talvez o gasto da troca do motor, seja proximo da reifica do motor do seu monzão. Comprei um motor 2.0 a gasolina prum kadett que tinha ... paguei R$ 1.000,00 no motor com garantia e com toda a documentação...baixa no detran e td mais.
Analisa essa hipotese e ve se é viavel pra vc.
Abraço
Mesmo que seja carburado...pra mim jah taria excelente...o resto eu vou fazendo aos poucos. Serah que eu encontro algo parecido no mesmo lugar que vc comprou esse seu motor?
Valeu
Abraço
Kra...queimar junta eh a coisa mais triste desse mundo todo...eu tava dando uma esticadinha de 3° a uns 90 e o carro perdeu potencia do nada...( deve ter estourado nessa hora, entrou agua na mistura e um dos cilindros parou de funfar totalmente...) eu agradeço até hj por naum ter desbielado esse carro, gm eh fera demais. Eu fiquei bem interessado na ideia do Diego sim kra, mudar o motor todo por esse preço ia facilitar mto as coisas...e aumentar razoavelmente a potencia...afinal eh um familia 2 da gm 2.0, bem mais forte que meu familia 1,1.6. Eh ele seria pra usar bastante...naum diariamente mas a durabilidade teria de ser media pra alta...por isso naum pensei em nada "espirrando" por ai...NOSSA..GRAÇAS A DEUS NUNCA PASSEI ESSE SUFOCO DE JUNTA QUEIMADA... E INFELIZMENTE Ñ SOU MUITO CHEGADO NA GALERA DE SAMPA....MAS OFICINA PRA FAZER ESSE TIPO DE TRABALHO TEM DE MONTÃO...
AGORA ANALISA BEM A IDEIA DO DIEGO...UM MOTOR 2.0 POR 1 CONTO VALHE A PENA SE VC CONSEGUIR ACHAR......MAS ACREDITO QUE POR ESSE PREÇO SÓ SE FOR CARBURADO... PQ INVOLVE JA INJEÇÃO JUNTO NO SISTEMA AI O PREÇO PULA
MAS TEM QUE TER A GARANTIA E TUDO SE Ñ VAI SAIR CARO PRA FAZER MANUTENÇÃO.
VC BUSCA O QUE EM UM CARRO MAIS APIMENTADO...O MONZA É DE USO DIARIO????
Com certeza se a ideia fosse ganhar uns cv de boa, mandar um 0,5 no monzaum jah ia ser excelente...mas jah ia diminuir mto a vida do meu motor. Eu pensei em fazer umas alterações, aspirando ele de certa forma, que vc acha?
Vc e de qual cidade irmão?
Dependendo se naum for longe, rola deu levar a caranga na tua oficina pra vc preparar ou naum?
Valeu
Abraço
Imagina soh kra...um monzaum 2.0 bem tunado, colando do lado de um golf ou qqr outro "carro de boy" da vida. Naum tenho a minima intenção de chegar aos 500..mas se um dia eu chegasse nuns 200cv eu jah ia ficar bem feliz...Rachu o bico daquela galerinha que olha o carro meio velho e pensa que o bixaum naum anda nada...rsrsrs...Uia Monza 1.6 é meio pecado mudar esse motor já q ele é raro... faz o seguinte compra um motor 2.0 e deixa esse 1.6 guardado heehehheehheeheheheh um 2.0 da pra vc tunar mto heeheheh basta dizer o monza mais acima de 500cv....
Valeu
Ateh!
fala leonardo..é ,se informa direitinho do motor 2.0 litros por 1.000 reais..achar acredito que acha sim... mas sem a parte de alimentação ..vai ter que correr atraz de um carburador 2e.ou ja que tem ideia de turbinar um 3e os molelos a alcool pra ter uma boa preparação os 3e são mais eficientes e CASAM CERTO NO COLETOR da versão ORIGINAL DO 2E...RODAR com 0.5 kg de pressão vai dar conta.
pra brincar com golf ñ precisa de muito...
agora a versão turbo de fábrica vai dificultar SÃO APROXIMADAMENTE 180 CV +-.
ja vai ter que fazer mais que apenas a sobre alimentação de apenas 0.5 kg ...
usa de preferença o conjunto bloco 2.0 da versão a gasolina por ter pouca compressão pra rodar com 0.9 kg com segurança,um cabeçote com polimento nos dutos com valvulas e sedes feitas ja vão somar bastante . procure se der no orçamento o cambio da versão S/R que é mais curto.. ja da pra pular na frente E ZUAR ESSES BOYS. :P COISA DE RS 4.200+-INVESTIDOS JA QUE VC VAI PASSAR PRA UM MECANICO MONTAR......
pra brincar com golf ñ precisa de muito...
agora a versão turbo de fábrica vai dificultar SÃO APROXIMADAMENTE 180 CV +-.
ja vai ter que fazer mais que apenas a sobre alimentação de apenas 0.5 kg ...
usa de preferença o conjunto bloco 2.0 da versão a gasolina por ter pouca compressão pra rodar com 0.9 kg com segurança,um cabeçote com polimento nos dutos com valvulas e sedes feitas ja vão somar bastante . procure se der no orçamento o cambio da versão S/R que é mais curto.. ja da pra pular na frente E ZUAR ESSES BOYS. :P COISA DE RS 4.200+-INVESTIDOS JA QUE VC VAI PASSAR PRA UM MECANICO MONTAR......