luz de cortesia nos retrovisores - vou tentar
- arnaldoRJ
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
luz de cortesia nos retrovisores - vou tentar
Estava conversando com um amigo e ele me perguntou se éra possível colocar uma luz de cortesia sob os retrovisores igual alguns carros top de linha, e eu lhe disse que talvez não fosse tão difícil.
Se eu fosse tentar no meu, faria da seguuinte forma:
Faria três furos em cada retrovisor usando uma broca da espessura dos leds que serão usados;
Com os retrovisoes desmontados, colaria os leds por dentro com cola quente ou outro tipo de cola mais resistente de forma que os leds não apareçam;
Ligaria os leds( já com os resistores) nos fios fazendo um chicote vindo dos dois lados até próximo a caixa de fusíveis;
Ligaria os fios negativos à massa e os positivos a saída temporizada do relé;
Faria a alimentação do relé puxando positivo colocando um fusível de 10A.
E o sinal eu pegaria da saída do alarme para as setas, aí toda vez que eu acionar o alarme para destravar as portas a luz de cortesia se acenderia por alguns segundos.(para travar também acenderia).
Dá para fazer, não vai ficar igual a da Land Rover, mas vai dar para tirar uma onda.
Imaginem o Monza estacionado no escuro, e você: Plim Plim no alarme e o bicho fica aceso igual a uma nave espacial. Rs rs rs
Nem sei se tem outro tópico sobre esse tema, se tiver, perdoe-me mas faça um cata cata das melhores dicas.
Se eu fosse tentar no meu, faria da seguuinte forma:
Faria três furos em cada retrovisor usando uma broca da espessura dos leds que serão usados;
Com os retrovisoes desmontados, colaria os leds por dentro com cola quente ou outro tipo de cola mais resistente de forma que os leds não apareçam;
Ligaria os leds( já com os resistores) nos fios fazendo um chicote vindo dos dois lados até próximo a caixa de fusíveis;
Ligaria os fios negativos à massa e os positivos a saída temporizada do relé;
Faria a alimentação do relé puxando positivo colocando um fusível de 10A.
E o sinal eu pegaria da saída do alarme para as setas, aí toda vez que eu acionar o alarme para destravar as portas a luz de cortesia se acenderia por alguns segundos.(para travar também acenderia).
Dá para fazer, não vai ficar igual a da Land Rover, mas vai dar para tirar uma onda.
Imaginem o Monza estacionado no escuro, e você: Plim Plim no alarme e o bicho fica aceso igual a uma nave espacial. Rs rs rs
Nem sei se tem outro tópico sobre esse tema, se tiver, perdoe-me mas faça um cata cata das melhores dicas.
EX-------Monza GL 2.0 EFI 1996 4pts,gasolina/GNV, VERDÃO, lindão, vidro, travas, CB, pneus 14 novos, rodas liga, DH, porta malas elétrico, alarme, ar quente, Multi-lock, leds pra todo lado.
-
- Membro SL (Nível 1)
Re: luz de cortesia nos retrovisores - vou tentar
Olá Arnaldo.
A sua idéia já tinha até me passado pela cabeça.
Eu já tinha visto isso no último modelo do vectra.
Quando vc destrava a porta pelo alarme, ele acende essa luz nos retrovisores, iluminando a calçada.
Acho q da p adaptar também aquela lanterna que vai dentro do porta-luvas. No meu carro ela ilumina bem.
A sua idéia já tinha até me passado pela cabeça.
Eu já tinha visto isso no último modelo do vectra.
Quando vc destrava a porta pelo alarme, ele acende essa luz nos retrovisores, iluminando a calçada.
Acho q da p adaptar também aquela lanterna que vai dentro do porta-luvas. No meu carro ela ilumina bem.
Monza GL ano 1995 mod 96 4 portas, gasolina, EFI
- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza S/R
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
A idéia é bem util... Com alguns leds (uns 4 para cada espelho, então é só liga-los em série, não necessita resistor!) ja da pra fazer uma iluminação bacana.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
- arnaldoRJ
- Membro SL/E (Nível 3)
Pode ser também com aluz do porta-luvas que é a mesma do porta-malas e capú, só que você teria que fazer uma furação maior tendo que ser mais habilidoso para não estragar o retrovisor. E ela usa lâmpada torpedo, que pode ser substituída por leds no formato da lâmpada torpedo.
É uma, e assim vai. Vou tentar.
É uma, e assim vai. Vou tentar.
EX-------Monza GL 2.0 EFI 1996 4pts,gasolina/GNV, VERDÃO, lindão, vidro, travas, CB, pneus 14 novos, rodas liga, DH, porta malas elétrico, alarme, ar quente, Multi-lock, leds pra todo lado.
-
- Membro GL (Nível 2)
mto interresante a ideia mesmo, esses dias vi em uma bmw um led em baixo da maçaneta da porta, quando o dono desligou o alarme as maçanetas acenderam, bem legal, para o retrovisor axo q a lampada torpedo vai iluminar mais...
blz
pauloyega
blz
pauloyega
Paulo Yega
Monza sl/e 87/87 Azul Buzios, desde 1995 na família
Monza sl/e 87/87 Azul Buzios, desde 1995 na família
- arnaldoRJ
- Membro SL/E (Nível 3)
O grande segredo vai ser o acabamento da lâmpada que não pode aparecer muito. De resto não é muito complicado.
Que vai despertar atenção isso vai.
Que vai despertar atenção isso vai.
- david crozeta
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
já da pra ter uma idéia....
MONZA CLASSIC-SE 1988

fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886
Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479

fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886
Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
-
- Membro SR (Nível 4)
bacana o video bem explicado, existe tbm a tira de led que pode ser usado tbm , e uma fita com leds nela!
da pra fazer :smt005
da pra fazer :smt005