Monza 2.2 16v - Fácil?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza 2.2 16v - Fácil?

Mensagem não lida por Rafaelo »

o motor como falaram é P&P nao precisa adaptar. quando aos acessorios talvez precise a tubulações,mangueiras,AC,DH,etc. mas nada de anormal.

tu faz questao desse AT? olha pq nao da pra por, alem de caro vai ser bem complicado faze tudo isso funciona perfeitamente. digo isso pq nao é qualquer ze chupeta que intende de modulos e fiação sensores e escambal. esse motor usa algumas caixinhas da IE que interagem com a de tração. tem imobilizador,modulo controle de tração,ecu,entre outros. alem que a chave seletora que nao vai entra no monza, o suporte da caixa AT e diferente ae foje do nosso conhecimento se da ou nao pra por sem adaptar me parece rolo demais. tu pode usar a tua caixa agora ae nao vai gasta nada. pq so o motor com a IE tu nao vai acha por menos de 5,000

outra coisa a caixa AT precisa ser refrigerada, entao teu radiador nao serve precisa acha um de monza AT e ve se serve as mangueiras. tb o velocimetro nao vai pode mais usar.

caso queira troca a caixa,seria mais legal usar a caixa F18WC longa desse mesmo motor eu to na procura de uma pra por no meu. nao precisa fica cambiando feito carro mil as passada sao bem largas.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Flavio-Aurelio
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Flavio-Aurelio »

RodrigoMonzaSP escreveu:
Flavio-Aurelio escreveu:Ola amigo o motor do vectra Gsi ou chevrolet calibra e plug and play e so encaixar, o motor do omega 2.2 tb e compativel; creio que vc conseguiria um rendimento melhor colocando um turbo no carro se seu carro e 2.0 tem em media 110 cv com gasolina e 116 se for a alcool com o turbo e uma boa preparação o carro iria para 250cv ou + enquanto com o motor de vectra Gsi ou calibra vc consegue 150cv de potencia, para turbinar meu classic SE 1991 gasolina aqui onde morofica em 3.000.00 reais, isso em uma oficina especializada e de renome neste tipo de serviço (auto fort preparaçoes) derrepente compensa mais..
Boa sorte ai.. :smt023

Acho que turbinar seria uma boa idéia eu mesmo futuramente irei fazer isso no meu , mas tem todo aquele processo de forjar o motor né ? no seu caso foi qual o processo ? , gostaria muito de ver um vídeo do seu monza turbo *---*
Pois curto de mais mano kkk é um sonho desde pivet kkk ainda no monzão puts .

:smt020
Ola amigo o meu ainda nao turbinei mas pretendo fazer futuramente, esse valor que citei foi o do orçamento para turbinar i(orçamento completo) e as informaçoes que citei foram as que o preparador me passou. :smt023
Monza shark classic SE em fase final de restauração; agora falta pouco!!
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Surfin »

TheRipper escreveu:O motor é plug´n play no seu carro, pode colocar sem medo! Não sei exatamente como ficaria o suporte da bomba de DH e do compressor do ar condicionado, mas não deve ser complicado também.
Então ta bom! Teoricamente é só colocar a bomba e o compressor do ar nos lugares no Vectra, ou é melhor usar a bomba da direção do Vectra?
500EF escreveu:
TheRipper escreveu:Se não em engano (acho que o Eduardo "500EF" pode confirmar), se colocar pistões do 2.0 16v (do Vectra CD/Astra), a taxa vai pra mais de 12:1, ideal para rodar no álcool.
São pistões do 2.0 16v da série X20XEV (os de 141cv). Eles são "plug and play" no 2.2 16v. E com eles a taxa vai para perto de 11,8:1 (por cálculos, não buretei para confirmar).
Tem fotos do processo no tópico do meu Vectra 2.2 16v na área de "outros carros" aqui do fórum.
Se quiser 13:1 de taxa, teria que usar pistões do monza à álcool com cavas para as válvulas usinadas. :smt023
Queria deixar na gasolina mesmo, alcool não compensa muito aqui, na época de alta passa de 2 reais o litro... Além do pessoal aqui em casa ser traumatizado com alcool (carburador de um Monza 88 ficou sem condições de uso devido a corrosão, isso final de 89).
Rafaelo escreveu:o motor como falaram é P&P nao precisa adaptar. quando aos acessorios talvez precise a tubulações,mangueiras,AC,DH,etc. mas nada de anormal.

tu faz questao desse AT? olha pq nao da pra por, alem de caro vai ser bem complicado faze tudo isso funciona perfeitamente. digo isso pq nao é qualquer ze chupeta que intende de modulos e fiação sensores e escambal. esse motor usa algumas caixinhas da IE que interagem com a de tração. tem imobilizador,modulo controle de tração,ecu,entre outros. alem que a chave seletora que nao vai entra no monza, o suporte da caixa AT e diferente ae foje do nosso conhecimento se da ou nao pra por sem adaptar me parece rolo demais. tu pode usar a tua caixa agora ae nao vai gasta nada. pq so o motor com a IE tu nao vai acha por menos de 5,000

outra coisa a caixa AT precisa ser refrigerada, entao teu radiador nao serve precisa acha um de monza AT e ve se serve as mangueiras. tb o velocimetro nao vai pode mais usar.

caso queira troca a caixa,seria mais legal usar a caixa F18WC longa desse mesmo motor eu to na procura de uma pra por no meu. nao precisa fica cambiando feito carro mil as passada sao bem largas.
No caso, teoricamente com mangueiras do Vectra/Monza/Kadett encaixa tudo, ou "adaptar" teria que mandar fazer? Principalmente as de água.
Não faço questão do AT, era altamente desejável, mas como agora sei que vai dar muito trabalho, deixa quieto, melhor não arriscar e depois não ficar bom.
Por esse preço que achei aqui, por isso animei, motor completo com IE e sensores 8) Só não vem a DH.
Radiador do Monza AT tem radiador de óleo junto? ou é menor pra caber o de óleo do lado?
A caixa do meu eu ja acho longa, gosto dela, da pra usar bem as marchas, 3ª e 4ª quase o tempo todo na cidade, quase um AT! :smt005 Na 5ª dá 80km/h com 2.000 rpm e 120km/h a 3.000 rpm, abaixo da rotação de torque máximo :shock: É 'controverso' porque é economico pra viajar rápido, mas ~140km/h nao é uma velocidade compatível com as estradas daqui, infelizmente :(
Vou conferir se minha caixa é a F16 ou F18, sempre fico na dúvida...

Obrigado a todos pelas explicações!
Monza: SL/E 1993
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

500EF escreveu:
TheRipper escreveu:Se não em engano (acho que o Eduardo "500EF" pode confirmar), se colocar pistões do 2.0 16v (do Vectra CD/Astra), a taxa vai pra mais de 12:1, ideal para rodar no álcool.
São pistões do 2.0 16v da série X20XEV (os de 141cv). Eles são "plug and play" no 2.2 16v. E com eles a taxa vai para perto de 11,8:1 (por cálculos, não buretei para confirmar).
Tem fotos do processo no tópico do meu Vectra 2.2 16v na área de "outros carros" aqui do fórum.
Se quiser 13:1 de taxa, teria que usar pistões do monza à álcool com cavas para as válvulas usinadas. :smt023
Queria deixar na gasolina mesmo, alcool não compensa muito aqui, na época de alta passa de 2 reais o litro... Além do pessoal aqui em casa ser traumatizado com alcool (carburador de um Monza 88 ficou sem condições de uso devido a corrosão, isso final de 89).
Vem mais potência (antes eu tomava bucha até de carro pequeno e agora ando na frente de Focus 2.0 16v de 150cv) e fica mais econômico (aqui em BH o álcool também não é favorável, mas com a taxa mais alta, aumenta a eficiência do motor e reduz consumo).

Imagino como ficaria isso num monza, com uns 150 kg a menos que o vectra...

Se você for mesmo ter que abrir o motor para revisar antes de colocar no carro, eu aconselho fortemente que avalie a troca dos pistões+conversão para álcool. Não é caro e o resultado é muito compensador.

Ah! As partes internas do motor não sofrem com corrosão do álcool. Fique tranquilo.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Pessoal, no meu caso, o uso é 80% estrada. Vale a pena o investimento num conjunto 16V?
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

Marcel Murai escreveu:Pessoal, no meu caso, o uso é 80% estrada. Vale a pena o investimento num conjunto 16V?
Na estrada é justamente onde você vai perceber a maior diferença. Até mesmo o consumo deve diminuir. Alonguei a 5ª marcha do meu, está fazendo 11km/l na estrada, no álcool!
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

Marcel Murai escreveu:Pessoal, no meu caso, o uso é 80% estrada. Vale a pena o investimento num conjunto 16V?
a minha opniao cabeçote 16V GM nao vale apena o ganho é pequeno comparado ao 8V. o gasto das peças e maior quanto uma junta custa 200,00 a outra custa 35,00. correia, tensionadores, tudo e mais caro, se for manda fazer manutenção vao mete a faca por ser 16V. tudo isso pra +- 22CV a mais em relação ao 8V no quesito original.

o unico cabeçote que me chama a tensao pra alguma coisa, é o do theripper CX20E oque daria a potencia dos carro atuais pra 2.0 +- 150CV . agora se for pro apelo estetico e preparação em cima é um bom investimento o 16V.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Surfin »

Rafaelo escreveu:
a minha opniao cabeçote 16V GM nao vale apena o ganho é pequeno comparado ao 8V. o gasto das peças e maior quanto uma junta custa 200,00 a outra custa 35,00. correia, tensionadores, tudo e mais caro, se for manda fazer manutenção vao mete a faca por ser 16V. tudo isso pra +- 22CV a mais em relação ao 8V no quesito original.

o unico cabeçote que me chama a tensao pra alguma coisa, é o do theripper CX20E oque daria a potencia dos carro atuais pra 2.0 +- 150CV . agora se for pro apelo estetico e preparação em cima é um bom investimento o 16V.
Então compensa fazer como o Arte e 'abrir' pra 2.1 ao refazer o motor mantendo o resto original?
ou o 2.2 16v é outra historia?

edit: se bem que no meu caso, daria 26cv e quase 4kg de torque de diferença, com consumo melhor que o atual...
Monza: SL/E 1993
Responder