Motor 1.8 EFI não pega.

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
MonzaClub20EFICHZ
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Re: Motor 1.8 EFI não pega.

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Rafaelo escreveu:segundo o manual que tenho aqui informa que a ECU tem um proteção pra baixa tensao, abaixo dos 10V e (nao 9V como informei) a ECU deixa de atuar. ou seja nao funciona. agora se é ou nao o problema nao sei, mas é algo plausivel.

dentro do HEI existe uma config de "arranque". com Dwell,Ponto,Angulo fixos que nao mudam ate que receba o 5V pelo pino B. depois que o motor pegar >500 ele recebe 5V informando ao HEI quem vai contrar o Dwell,Ponto,Angulo e a ECU apatir e agora.

quem quiser faze um teste simples e tirar o plug 4 fios do HEI e coloca pouco de gasolina da TBI o motor vai funcionar por alguns segundos, so nao funciona mais por falta de combustivel. é por isso que nao acredito que seja o HEI se fosse ele com defeito nao funcionaria nem no tranco, ou tao pouco acionaria o rele da bomba, ja que esse apenas 1(um) sinal de evento da ignição ja aciona o rele da bomba.
Parece que meus dados de log descordam das tuas informações, no meu log de fazendo pegar, o motor pega por 2 vezes, a primeira com 9,4 V e a segunda com 9V exatos.

No caso eu prefiro os meus dados retirados de uma situação real do que ficar na informação teórica!
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Re: Motor 1.8 EFI não pega.

Mensagem não lida por Rafaelo »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Parece que meus dados de log descordam das tuas informações, no meu log de fazendo pegar, o motor pega por 2 vezes, a primeira com 9,4 V e a segunda com 9V exatos.

No caso eu prefiro os meus dados retirados de uma situação real do que ficar na informação teórica!
bom nao sao minha informação sao do manual, entao vai discutir com quem escreveu o manual e nao comigo :smt023.

dizer que o HEI assim de cara ta estragado nao da pra concorda. é pura logica! se liga com ele empurrando é obvio que o HEI nao é. nao precisa de scanner algum pra sabe isso. por isso que tem coisa no forum que fica vago, so tanto presente pra sabe a real situação.

nao existe meio funcionando. ou funciona, ou nao funciona!
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Re: Motor 1.8 EFI não pega.

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Rafaelo, nunca teve um aparelho que queimou o VU ou os leds mas, continua funcionando, nunca teve um aparelho de som que queimou um canal, nunca teve uma tv que ficou sem imagem e tinha som ou vice-versa? O módulo HEI pode estar mandando sinais a ECU e não estar mandando sinais para a bobina em baixa rotação, o circuito eletrônico eu não conheceço a fundo, mas não vejo nenhum problema de parte do circuito ter estragado, além do que não falei que o problema tem que ser o módulo HEI, falei que "o HEI não está mandando sinal para a bobina", isso pode ser problema no módulo HEI ou dos chicotes!
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Re: Motor 1.8 EFI não pega.

Mensagem não lida por Rafaelo »

Verdade Carlos, pode queimar algum componente e continuar funcionando mesmo com defeito. mas no caso do modulo HEI ja acho que nao, pq a maioria das pessoas relatam que quando queima para de funcionar de vez.
MonzaClub20EFICHZ escreveu:O módulo HEI pode estar mandando sinais a ECU e não estar mandando sinais para a bobina em baixa rotação
por isso que questionei, o HEI é independente gera centelha direto pra bobina. como a bobina do EFI nao tem driver interno(ela depende de alguem) e quem controla ela é o HEI. assim como nas antigas caixinhas bosch dos carburado.

basicamente funciona assim...

* FASE ARRANQUE <500 RPM (nessa fase o modulo HEI nao recebeu os 5V ainda)
o sensor VR gera um pulso, entra no modulo HEI, é ja dispara a centelha imediatamente... sem a permissao da ECU. nesse caso ele usa a configuração programada do modulo configuração fixa do dwell, ponto,disparo imediato sem atraso ou avanço.

* FASE FUNCIONAMENTO >500 RPM (nessa fase o modulo HEI ja recebeu os 5V, agora a ECU quem controla tudo dwell,angulo,ponto. incluse o momento do disparo da centelha vide avanço eletronico mapeado)

eu fui 'obrigado' a estudar o funcionamento pra poder ligar na minha IE programavel na qual tem os manuais exclusivo do modulo, os parametros no software/hardware especialmente pra poder ligar os modulos do tipo HEI GM 4-5-7-8 Pin.

imagino que o problema deles foi outro, mas falando de eletronica nunca se deve discarta nada. inclusive o HEI
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Re: Motor 1.8 EFI não pega.

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Rafaelo, segundo os dados do scanner, o módulo HEI manda sinais sim para a ECU abaixo de 500 RPM, o que deve acontecer é que a ECU "sabe" que está abaixo de 500 RPM e não manda os 5 V para o módulo HEI. Pode confirmar isso via o LOG que indiquei acima, pois constam rotações de 100 - 200 RPM, portanto a ECU lê a rotação abaixo de 500 RPM senão isso não iria aparecer no LOG.
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Re: Motor 1.8 EFI não pega.

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos manda sim isso sabemos, o HEI envia sinal a cada pulso(pino R) de rotação pra ECU desde 1 rpm ate o quando o motor girar. so que esse 5V que é a desativação do modulo HEI é um Output da ECU, ela envia essa tensao ate o HEI pra desativar ele, apos os 500 rpm. mesmo o HEI nao recebendo esses 5V ela gera centelha é isso que te explicar. vo ve se tenho uns video que fiz na banca de teste é te mostro como isso funciona na pratica. ate dexei documentado pra futuras consultas bem interessante.
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Re: Motor 1.8 EFI não pega.

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

O que deixa minha hipótese plausível, talvez o HEI não esteja acionando a bobina abaixo de 500 RPM, mas quando pega no tranco a ECU "percebe" a rotação acima de 500 RPM acionando a bobina.

O que fecha com o relato:

- O motor não tem centelha quando gira no motor de arranque (abaixo de 500 RPM)
- O motor gira leve (bateria bem carregada)
- O motor pega no tranco (acima de 500 RPM)

Mas para ter certeza só mesmo testando os chicotes e colocando outro HEI no lugar, ou colocando este em outro para ver se o problema pula de carro.
Rafaelo
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Re: Motor 1.8 EFI não pega.

Mensagem não lida por Rafaelo »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:O que deixa minha hipótese plausível, talvez o HEI não esteja acionando a bobina abaixo de 500 RPM, mas quando pega no tranco a ECU "percebe" a rotação acima de 500 RPM acionando a bobina.
Carlos, eu nao te tiro a razao eu tb tenho uma pequena duvida de ser isso, mas fico setico ate o momento.

esse teste fiz quando eu tinha a multec 700 instalada no carro. ali mostro que nao importa a rpm que esteja sempre haverá centelha. (obs a mangueira que coloquei no bico foi pra identificar o som do pulso). http://www.youtube.com/watch?v=JalieWBwxWQ

eu recomendo que o Jose faça esse mesmo teste, pra ver se tem centelha girando com a mao o rotor é um teste completo. mas como foi informado que o motor girou leve , entao problemas de carga nao parece ser, isso to de acordo. tb acho que devem testar outro HEI ou trocar de lugar pra fim de testes. a unica solução e ir testanto ate achar o culpado, eu acho bem remoto ser problemas de modulo, mas nao descarto nada! será a 1ºX que vejo isso, e claro todos nos aprendemos com isso.
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