Fotos do meu ex-Vectra, discussões & preparações em geral
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Re: Fotos do meu Vectra
Diego, o pensamento do Ricardo está correto. Como os bicos são maiores que os originais, para manter a mistura na faixa ideal, a central de IE passa a injetar menos combustível. É por isso que eu consigo andar no álcool e na gasolina sem mexer em mais nada. Acho que para tornar meu carro um legítimo Flexpower, teria que adiantar o ponto de ignição inicial em 6° e aumentar a faixa de variação dele.
Falando totalmente sem conhecimento: se no sistema original a variação do ponto de ignição é de zero até 10°, teria que aumentar a faixa para trabalhar entre zero e 16°. Se eu aumentar o ponto inicial, sem alterar a faixa, o sistema ficaria trabalhando entre 6° e 16°. Mesmo a IE adotando o mapa com a menor detonação possível, na gasolina ainda haveria a detonação, e a IE entraria em modo de emergência.
Tenho que testar agora se a autonomia/consumo está marcando correto. Pelo menos no álcool, estava marcando certinho.
Falando totalmente sem conhecimento: se no sistema original a variação do ponto de ignição é de zero até 10°, teria que aumentar a faixa para trabalhar entre zero e 16°. Se eu aumentar o ponto inicial, sem alterar a faixa, o sistema ficaria trabalhando entre 6° e 16°. Mesmo a IE adotando o mapa com a menor detonação possível, na gasolina ainda haveria a detonação, e a IE entraria em modo de emergência.
Tenho que testar agora se a autonomia/consumo está marcando correto. Pelo menos no álcool, estava marcando certinho.
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Re: Fotos do meu Vectra
José, mas a central ela meio que se auto adapta por ser digital?José Leal escreveu:Diego, o pensamento do Ricardo está correto. Como os bicos são maiores que os originais, para manter a mistura na faixa ideal, a central de IE passa a injetar menos combustível. É por isso que eu consigo andar no álcool e na gasolina sem mexer em mais nada. Acho que para tornar meu carro um legítimo Flexpower, teria que adiantar o ponto de ignição inicial em 6° e aumentar a faixa de variação dele.
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Re: Fotos do meu Vectra
Weuller, falando grosseiramente: o sistema de IE digital que trabalha em malha fechada (com Sonda Lâmbda) leva em conta a mistura ar/combustível (detectada pela SL) e a temperatura do motor (detectada pelo sensor de temperatura) para calcular o tempo de injeção.
Com o motor frio, ela mantém a mistura um pouco mais rica e o motor levemente acelerado. No caso do Vectra, a IE mantém o motor acelerado (1100 RPM) por uns 30s., depois a rotação cai para 900RPM. Pelo CB, eu posso ver o quanto a IE está enriquecendo a mistura. Com o motor frio, o CB indica em consumo instantâneo mais de 2,0l/h. Com o motor aquecendo, a IE vai diminuindo o tempo de injeção, até que ao atingir a temperatura ideal (90°C) a leitura fica de acordo com a filmagem que postei.
A leitura enviada pela SL segue um mapa fixo, que varia entre 75mV e 800mV.
Então, cruzando os dados da SL e do sensor de temperatura, ela calcula o tempo de injeção. Então, vc já pode concluir que qqer carro com sistema de IE digital e que conte com SL, pode andar no álcool e na gasolina. Mas aí temos os problemas:
Acontece que os bicos originais a gasolina já trabalham com quase 100% da capacidade de injeção. Como o motor para ser movido a álcool exige que se aumente a quantidade de combustível injetada em ~35% o que podemos fazer é aumentar o tempo de injeção usando os bicos originais. Mas aí temos outro problema: como os bicos originais já estão no limite de injeção, fatalmente em altas rotações eles não conseguirão suprir o motor com a quantidade de álcool necessária para uma queima perfeita. Neste caso, o motor estará rodando com mistura pobre, o que é muito danoso. Para evitar esse problema de mistura pobre, o que podemos fazer é aumentar o volume de injeção, usando os bicos abertos. Neste caso, mesmo em altas rotações, os bicos conseguem injetar a quantidade necessária para o motor rodar com a mistura ideal. É por isso que eu e muitos aqui no fórum recomendamos a troca dos bicos (ou abertura deles, por eletroerosão) ao invés de remapear a central de IE.
A GM, neste ponto, foi muito inteligente: no Monza EFI, a central de IE é praticamente a mesma, tanto para os movidos a álcool quanto os movidos a gasolina. As diferenças resumem-se, no modelo a álcool, no controle da partida a frio e no controle do aquecimento do coletor de admissão. Para que o motor seja alimentado com a quantidade exata de combustível, nos modelos a gasolina existe o bico injetor azul

créditos ao Diego Paiva
e nos modelos a álcool, existe o bico branco

com a vazão maior que a do bico azul.
Qualquer dúvida, pergunte a vontade. Qualquer erro que eu tenha dito, por favor, me corrijam, que eu editarei a mensagem.
Com o motor frio, ela mantém a mistura um pouco mais rica e o motor levemente acelerado. No caso do Vectra, a IE mantém o motor acelerado (1100 RPM) por uns 30s., depois a rotação cai para 900RPM. Pelo CB, eu posso ver o quanto a IE está enriquecendo a mistura. Com o motor frio, o CB indica em consumo instantâneo mais de 2,0l/h. Com o motor aquecendo, a IE vai diminuindo o tempo de injeção, até que ao atingir a temperatura ideal (90°C) a leitura fica de acordo com a filmagem que postei.
A leitura enviada pela SL segue um mapa fixo, que varia entre 75mV e 800mV.
Então, cruzando os dados da SL e do sensor de temperatura, ela calcula o tempo de injeção. Então, vc já pode concluir que qqer carro com sistema de IE digital e que conte com SL, pode andar no álcool e na gasolina. Mas aí temos os problemas:
Acontece que os bicos originais a gasolina já trabalham com quase 100% da capacidade de injeção. Como o motor para ser movido a álcool exige que se aumente a quantidade de combustível injetada em ~35% o que podemos fazer é aumentar o tempo de injeção usando os bicos originais. Mas aí temos outro problema: como os bicos originais já estão no limite de injeção, fatalmente em altas rotações eles não conseguirão suprir o motor com a quantidade de álcool necessária para uma queima perfeita. Neste caso, o motor estará rodando com mistura pobre, o que é muito danoso. Para evitar esse problema de mistura pobre, o que podemos fazer é aumentar o volume de injeção, usando os bicos abertos. Neste caso, mesmo em altas rotações, os bicos conseguem injetar a quantidade necessária para o motor rodar com a mistura ideal. É por isso que eu e muitos aqui no fórum recomendamos a troca dos bicos (ou abertura deles, por eletroerosão) ao invés de remapear a central de IE.
A GM, neste ponto, foi muito inteligente: no Monza EFI, a central de IE é praticamente a mesma, tanto para os movidos a álcool quanto os movidos a gasolina. As diferenças resumem-se, no modelo a álcool, no controle da partida a frio e no controle do aquecimento do coletor de admissão. Para que o motor seja alimentado com a quantidade exata de combustível, nos modelos a gasolina existe o bico injetor azul

créditos ao Diego Paiva
e nos modelos a álcool, existe o bico branco

com a vazão maior que a do bico azul.
Qualquer dúvida, pergunte a vontade. Qualquer erro que eu tenha dito, por favor, me corrijam, que eu editarei a mensagem.
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Re: Fotos do meu Vectra
agora tá explicado. hehe!!!RicardoDS escreveu:Com os bicos maiores, eles pulsam menos tempo na gasolina.Diego Rodrigues escreveu:uai, que estranho. pra mim deveria ser o contrário. rsrs!!! com os bicos originais, de menor vazão, ter consumo menor e não maior.![]()
Pulsando menos na gasolina, o CB vai pensar que está mandando menos combustível.
Ou seja, CB está marcando errado.
Leal, só lembrando que os 3,2l/h são no álcool com motor já aquecido. na gasolina era mais baixo.
ah, pela manhã no álcool com o motor frio o consumo fica pra lá dos 3,5l/h chegando a quase 5!!!!!!!!!!! kkkkkkkkK!!!!!
atualizando: a gasolina esta semana vai pra 2,78 e o álcool pra 2,23. o bicho tá pegando!!!!!!!!!!
vejo que está cada vez mais informado sobre IE. eu também há um tempo atrás não sabia quase nada. de um tempo pra cá aprendi muita coisa.

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Re: Fotos do meu Vectra
Diego, sobre os sistemas de IE, sinceramente, depois de aprender alguma coisa, acho mais fácil de mexer do que o carburador. Tendo as chaves e um multímetro, vc descobre o que está errado e resolve o problema facilmente.
O consumo do seu carro quando frio, no álcool, é alto, heim?! Mas tb, com esse tanto de bico injetor que ele tem :smt005 :smt005
Um abraço!
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Re: Fotos do meu Vectra
José, levando em conta o tamanho do motor 6cc X o tamanho do Ômega, acho que ele não consome tanto assim não! O problema do brasileiro é que está difícil sobrar $$ pra encher o tanque! :smt011José Leal escreveu:Diego, sobre os sistemas de IE, sinceramente, depois de aprender alguma coisa, acho mais fácil de mexer do que o carburador. Tendo as chaves e um multímetro, vc descobre o que está errado e resolve o problema facilmente.
O consumo do seu carro quando frio, no álcool, é alto, heim?! Mas tb, com esse tanto de bico injetor que ele tem :smt005 :smt005
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Re: Fotos do meu Vectra
Weuller, também penso assim. e quando quero sacanear dono de 1.0 falo:
seu carro tem motor 4 vezes menor e não tem consumo 4 vezes melhor que o meu!
seu motor no meu carro não teria força nem pra sair do lugar!
meu motor no seu carro rasgaria o asfalto até de 4ª marcha e passaria dos 250km/h!
hehehe!!!!!!!!!!
José, prestei atenção hoje. é +- isso mesmo quando acabo de ligar. entre 3,5 e 4,5 com picos de 6 a 7 quando a lenta dá uma variada e sobe um pouco o giro. depois vai caindo e se estabiliza nos 2,8~3,2 l/h.
os bicos do 4.1 são os mesmos do Uno turbo, sabiam? vazão de 211cc/min.
mas tem um bico do vectra, acho que é o seu original, José, 97 2.0 16v que tem vazão de 240cc/min. ele tem a mesma impedância do meu, maior vazão e exatamente o mesmo formato e até cor (marrom). e ainda custam bem menos R$ (512 contra 130 reais). são eles que vou colocar futuramente, quando eu rebaixar mais ainda o cabeçote, trocar os 6 bicos por estes que falei, e fazer um mapeamento do chip em dinamômetro. aí vai ficar perfeito e ficar na casa dos 220cv, espero.

esses são meus planos.
também virei fã de IE, mas gostaria de ter mais equipamentos de leitura e diagnóstico. como não tenho, me viro com aqueles manuais de manutenção da IE, do Dr. IE. com multímetro você pode ter uma noção de muuuita coisa. basta ter o manual na mão pra saber o que significa cada voltagem ou resistência.
e você? vai voltar pra gasolina ou vai ficar flex, abastecendo de acordo com o mercado? rsrs!!!
abraço!
seu carro tem motor 4 vezes menor e não tem consumo 4 vezes melhor que o meu!
seu motor no meu carro não teria força nem pra sair do lugar!
meu motor no seu carro rasgaria o asfalto até de 4ª marcha e passaria dos 250km/h!
hehehe!!!!!!!!!!
José, prestei atenção hoje. é +- isso mesmo quando acabo de ligar. entre 3,5 e 4,5 com picos de 6 a 7 quando a lenta dá uma variada e sobe um pouco o giro. depois vai caindo e se estabiliza nos 2,8~3,2 l/h.
os bicos do 4.1 são os mesmos do Uno turbo, sabiam? vazão de 211cc/min.
mas tem um bico do vectra, acho que é o seu original, José, 97 2.0 16v que tem vazão de 240cc/min. ele tem a mesma impedância do meu, maior vazão e exatamente o mesmo formato e até cor (marrom). e ainda custam bem menos R$ (512 contra 130 reais). são eles que vou colocar futuramente, quando eu rebaixar mais ainda o cabeçote, trocar os 6 bicos por estes que falei, e fazer um mapeamento do chip em dinamômetro. aí vai ficar perfeito e ficar na casa dos 220cv, espero.



esses são meus planos.
também virei fã de IE, mas gostaria de ter mais equipamentos de leitura e diagnóstico. como não tenho, me viro com aqueles manuais de manutenção da IE, do Dr. IE. com multímetro você pode ter uma noção de muuuita coisa. basta ter o manual na mão pra saber o que significa cada voltagem ou resistência.
e você? vai voltar pra gasolina ou vai ficar flex, abastecendo de acordo com o mercado? rsrs!!!
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Re: Fotos do meu Vectra
Diego Rodrigues escreveu:Weuller, também penso assim. e quando quero sacanear dono de 1.0 falo:
seu carro tem motor 4 vezes menor e não tem consumo 4 vezes melhor que o meu!
seu motor no meu carro não teria força nem pra sair do lugar!
meu motor no seu carro rasgaria o asfalto até de 4ª marcha e passaria dos 250km/h!
hehehe!!!!!!!!!!


Diego, estou me baseando nas leituras do meu carro. Quando o motor está aquecendo, a variação de leitura do CB varia poucos ml, e o giro sobe coisa de uns 100RPM. Pelo que vc está relatando, parece que o motor do seu carro quase apaga, caindo para uns 500RPM e depois sobe para uns 2000RPM. A variação tá muito grande....José, prestei atenção hoje. é +- isso mesmo quando acabo de ligar. entre 3,5 e 4,5 com picos de 6 a 7 quando a lenta dá uma variada e sobe um pouco o giro. depois vai caindo e se estabiliza nos 2,8~3,2 l/h.
Os bicos originais do meu carro são brancos. Eles parecem uns canudos com um apêndice para conectar o chicote.os bicos do 4.1 são os mesmos do Uno turbo, sabiam? vazão de 211cc/min.
mas tem um bico do vectra, acho que é o seu original, José, 97 2.0 16v que tem vazão de 240cc/min. ele tem a mesma impedância do meu, maior vazão e exatamente o mesmo formato e até cor (marrom). e ainda custam bem menos R$ (512 contra 130 reais). são eles que vou colocar futuramente, quando eu rebaixar mais ainda o cabeçote, trocar os 6 bicos por estes que falei, e fazer um mapeamento do chip em dinamômetro. aí vai ficar perfeito e ficar na casa dos 220cv, espero.![]()
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esses são meus planos.
Neste esquema, vc poderia fazer um chip para sua IE aumentando somente o range do ponto de ignição. Como seu cabeçote já está rebaixado, dependendo de como está a taxa, vc pode abastecer com álcool ou gasolina.
Pois é, esses manuais ajudam muito. Certamente, com a ajuda do pessoal dos fóruns, podemos economizar bastante com mecânico.também virei fã de IE, mas gostaria de ter mais equipamentos de leitura e diagnóstico. como não tenho, me viro com aqueles manuais de manutenção da IE, do Dr. IE. com multímetro você pode ter uma noção de muuuita coisa. basta ter o manual na mão pra saber o que significa cada voltagem ou resistência.
Flex com certeza! Inclusive, aqui em GYN, a gasolina está em R$2,65 e o álcool está em R$1,97! Tá ruim de abastecer, então, vou procurar sempre a melhor relação preçoXconsumo.e você? vai voltar pra gasolina ou vai ficar flex, abastecendo de acordo com o mercado? rsrs!!!
abraço!
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