Consumo 500 EF

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
simpson
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 06 Mai 2009, 10:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo 500 EF

Mensagem não lida por simpson »

Como disse ontem fui a um eletrecista e o mesmo ligou os dois fios no sensor de temperatura do motor (Marrom com branco e marrom), esse também me disse que o carro estava fora do ponto, apesar de estar na marca de fabrica ele disse que estava fora do ponto então ele colocou no ponto inclusive em uma posição muito diferente da que estava, sei que o carro melhorou um pouco em relação ao desempenho e regulou a marcha lenta também colocando em 1000 giros.
Quando sai com o carro pela manhã hoje (frio) o giro dele ficou por volta de 1500 giros e mesmo e carro esquentando (andei 14KM) o giro continuou nos 1500, fiz o percurso de volta a tarde e o mesmo aconteceu com apenas um porém durante todo o percurso fui colocando o carro em ponto morto para analizar o giro e so baixou quando estava na porta de casa.
Vou verificar sobre a peça atras do porta luvas hoje e posto o resultado.
Por precaução comprei hoje um sensor novo e vou trocar hoje mesmo (só achei da marca iguaçu).
simpson
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 06 Mai 2009, 10:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo 500 EF

Mensagem não lida por simpson »

Hoje fiz algumas coisas no carro:
1º Troquei o sensor de temperatura (a ligação correta dos fios ja tinha feito durante a semana como dito acima)
2º Verifiquei a peça da bosch atrás do porta luvas (resistor adicional) e todos os fios estam ligados.
3º Tomei coragem e abri o chicote que vem da central ( pra variar achei gambiarras) peguei o esquema eletrico e fui verificando e achei algumas coisas erradas como mostra a foto abaixo:
Imagem Imagem
O MAF (medidor de fluxo de ar) estava ligado no mesmo fio vermelhor que vai para o rele temporizador de injeção, que vem do mesmo pino, o pino 9 na central de onde saem 2 fios vermelhos. Vai fazer alguma diferença?

Aqui foi ligado o fio marrom de acordo com o esquema eletrico.
Imagem Imagem
Nessa peça também entra um fio vermelho que também sai do fio que vai para o rele temporizador de injeção.(pino 9 na central)
Uma curiosidade e que quando eu desligo essa peça com o carro funcionando o giro abaixa dos 1500rpm para 1000rpm, seria essa peça que está fazendo o carro ficar acelerado por mais tempo que deveria? tem como testar ela?


Nessa foto tem um fio em destaque que não achei na central alguém sabe qual a função dele?
Imagem Imagem

Na verdade uma coisa que achei muito estranha e que no fio vermelho que vai para o rele temporizador de injeção estava derivando para o medidor de fluxo de ar e para a peça da segunda foto, por isso liguei o MAF no fio vemelhor que estava desligado dentro do chicote mas tive que deixar a peça na derivação.(apesar de todos virem do mesmo pino da central de onde saem dois fio vermelhos)

Por favor se alguém verificar que fiz alguma caca por favor me fale.
simpson
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 06 Mai 2009, 10:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo 500 EF

Mensagem não lida por simpson »

Com essas mexidas minha acabei achando alguns manuais e documentos para os 500EF logo...logo.... vou armazenar no 4shared e postar aqui.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Consumo 500 EF

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Preto vermelho é pós chave de alguma coisa ai, ou seja, 12V depois q vc vira a ignição... Será que não é do MAF? Com certeza tem algo sem funcionar ai... ou então ligado em um 12V permanente :(

Cara, o ideal é vc ir refazendo o chicote todo (no que precisar) na calma, arranca essa fita isolante ai e vê se não tem mais ocisa partida. Procure fazer as emendas usando solda e depois isolando com termo-retrátil, pois fica como se fosse original! Depois coloque os fios dentro do conduite corrugado, fica perfeito! :smt023

Abraços!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Consumo 500 EF

Mensagem não lida por 500EF »

simpson escreveu: Aqui foi ligado o fio marrom de acordo com o esquema eletrico.
Imagem Imagem
Nessa peça também entra um fio vermelho que também sai do fio que vai para o rele temporizador de injeção.(pino 9 na central)
Uma curiosidade e que quando eu desligo essa peça com o carro funcionando o giro abaixa dos 1500rpm para 1000rpm, seria essa peça que está fazendo o carro ficar acelerado por mais tempo que deveria? tem como testar ela?
Isso aí é o adicionador de ar do ar-condicionado. A função dela é elevar a rotação quando você liga o ar-condicionado, para ele não ficar "querendo morrer".

Ela funciona fazendo um "by-pass" de ar medido (já passou pelo MAF, então não é entrada falsa) pulando a borboleta (a mangueira pega antes dela e devolve depois, pode observar as ligações na TBI e coletor de admissão).

É como se você pisasse um pouquinho no acelerador quando ligasse o ar.

E como ela só deveria receber alimentação quando ligasse o ar. Se você usou um pós-chave, ou um 12v direto, ela deve estar ficando aberta o tempo todo, então isso pode justificar sim a estabilização da lenta em 1.000 rpm com ela fora. Se você não estiver usando o ar-condicionado, deixe desligada por enquanto, para não atrapalhar na busca por outros problemas. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
simpson
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 06 Mai 2009, 10:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo 500 EF

Mensagem não lida por simpson »

Desliguei essa peça por hora, pois o ar nao está funcionando e realmente agora o giro fica normal. Até o fim da semana vou fazer outra media e postar o resultado.

Obrigado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Consumo 500 EF

Mensagem não lida por 500EF »

E quanto ao comportamento do motor? Ainda está dando alguma "embolada" quando acelera, como você havia relatado antes?

O computador de bordo do seu carro está funcionando? Quantos l/h ele marca na lenta, depois de aquecido?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
simpson
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 06 Mai 2009, 10:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo 500 EF

Mensagem não lida por simpson »

Desculpem a demora para responder mas estou muito agarrado.
Bom o motor ainda embola um pouco principalmente depois que desliguei a peça do ar condicionada que estava ligada direito.
Meu computador de borda não está ligado pois comprei ele mas nao achei o chicote para comprar.
Responder