José Leal escreveu:Simpson, essas "bolas" são as bolsas que armazenam o vácuo para abrir/fechar as portinholas de direcionamento do ar.
Por acaso, nesse "chicote" cortado, não seriam as mangueiras que controlam a direção do vácuo? Experimente, com o motor funcionando, colocar o dedo na ponta dessas mangueiras e movimente a alavanca de direcionamento do ar. Se tudo estiver funcionando, em cada uma dessas mangueiras, dependendo da posição da alavanca, haverá vácuo (talvez o barulho de assovio venha daí). Posso olhar a posição dessas mangueiras no Monza do meu amigo Gigante (se ele deixar

). Só que o carro dele é um SLE sem AC. Mas acredito que a posição delas deve ser a mesma.
No dele, pelo que tudo indica, a mangueira principal está isolada lá na saída do coletor. Então não deve ter vácuo em nenhuma saída ali...
Mas não custa testar.
Sobre a bomba, se ela arma durante uns 2 seg. antes da partida, está correto. Se ela fica armada o tempo todo, mesmo sem dar a partida no motor, pode ser que fizeram alguma gambiarra no positivo pós chave até o relé.
No meu MPFI ela só arma junto com o arranque. Não dá aquela "injetadinha" só de virar a chave.
Sei disso porque dá para ver quando ela liga no manômetro de combustível.
O Omega 3.0 do meu pai também só arma a bomba após o arranque.
Sobre o relé verde, eu não posso ajudar, pois meu Monza era EFI e não tinha essa peça.
Naquele pino que vc isolou da peça enferrujada, procure a mangueira que vem do cânister e reconecte-a lá. Fica original e sem gambiarra.
Não sugiro reativar o canister agora (simpson, ele pelo menos ainda está lá?). Porque se a válvula de acionamento dele estiver com problema, vai ser mais uma entrada falsa.
Além disso, para deixá-lo operante, teria que ligar a mangueira (preta, mais grossa) no coletor e a verde (mais fina, que deriva do avanço à vácuo) na válvula de acionamento dele (fica na parte de cima do canister).
simpson escreveu:Será que o ar do meu carro não está funcionando por isso ? quando mexo nas chaves do ar nao da nem sinal de nada...
E aquela mangueira que esta isolada com um parafuso será que ela encaixa em algum lugar atrás do painel mesmo (nessas bolas por exemplo)?
Como eu já tinha dito, eu ainda acho que está faltando a ligação do vácuo para as "bolas" de reservatório que ficam atrás do porta-luvas.
Ela pode ser feita em qualquer uma das saídas DO COLETOR. Só a do avanço é que tem que ser ligada por baixo da TBI, porque ela fica antes da borboleta.
Na parte da ligação no interior do carro já não posso ajudar, porque nunca desmontei isso no meu. Mas o Marcell500EF sim. Tente mandar uma MP para ele aparecer aqui no tópico. :smt023
Simpson, pelo que você está falando, fizeram bastante "gambiarra" no seu carro. Tem coisa isolada e ligada errada para todo lado... Você vai precisar de ter paciência e cuidado para não empolgar e começar a desmontar muita coisa de uma vez só e depois ficar enrolado para voltar tudo para os lugares...
