Fotos do meu ex-Vectra, discussões & preparações em geral

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500EF
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

José Leal escreveu: Eduardo, resolveu o problema do marcador de temperatura do painel do seu Vectra?
Arrumei nada... hehehehe

Outro dia eu até cheguei a dar uma olhada rápida, mas não vi onde fica o sensor e como ela tinha acabado de chegar com o carro, estava quente e não tinha como por a mão para procurar melhor... :lol:

Se não for difícil, uma hora dessas você tira uma foto mostrando onde mais-ou-menos ele fica?

Sobre a partida a frio do seu carro, acho que você já viu um dos problemas que eu ia alertar. Sem alguma coisa para interromper o fluxo (solenóide, por exemplo), o vácuo do motor vai puxar toda a gasolina do tanquinho...

E se fosse eu, faria o acionamento por um botão manual mesmo... Simples, prático e eficiente...

Agora, e o ponto de ignição? Conseguiu descobrir mais alguma coisa?
Eduardo Rettore
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

500EF escreveu:Arrumei nada... hehehehe

Outro dia eu até cheguei a dar uma olhada rápida, mas não vi onde fica o sensor e como ela tinha acabado de chegar com o carro, estava quente e não tinha como por a mão para procurar melhor... :lol:

Se não for difícil, uma hora dessas você tira uma foto mostrando onde mais-ou-menos ele fica?
Na hora!
Imagem
Imagem
Sobre a partida a frio do seu carro, acho que você já viu um dos problemas que eu ia alertar. Sem alguma coisa para interromper o fluxo (solenóide, por exemplo), o vácuo do motor vai puxar toda a gasolina do tanquinho...

E se fosse eu, faria o acionamento por um botão manual mesmo... Simples, prático e eficiente...
Eu achei que aquele T em cima do reservatório evitaria de sugar toda a gasolina. O pior é que quando estava andando, sentia o carro ruim, e de vez em quando a luz da IE acendia. Liguei o multímetro, e os valores estavam oscilando entre 500 e 900mV. Depois que andei uns 30km, a leitura estabilizou-se e o consumo instantâneo marcava 0,8, 0,9l/h na marcha-lenta. Quando abri o capô, achando que o chicote que passei para o multímetro estava dando interferência, é que vi o reservatório quase vazio.

Sobre o acionamento, vc iria rir da minha cara quando visse onde coloquei o botão... naqueles botões falsos sobre o rádio, no canto direito, sobre o botão do TC :smt005 . Se eu deixar o acionamento via botão, terei que comprar um igual ao do alarme, que é de pulso, e fazer o desenho da bomba de gasolina com um G dentro, igual aos carros antigos. Mas pensando bem, realmente acaba sendo mais eficiente, pois já vi o pessoal daqui reclamar que o sistema original só injeta gasolina com a temperatura abaixo de 17°C, aproximadamente. E por aqui, raramente a temperatura ambiente chega a esse valor.
Agora, e o ponto de ignição? Conseguiu descobrir mais alguma coisa?
Ainda não mexi, mas certamente a IE já adotou o mapa mais adiantado possível. Como é pouco, o consumo instantâneo está oscilando entre 1,2 e 1,3l/h na marcha-lenta, e a SL continua variando entre 75 e 750mV.

[OFF] Tô com calor? Imagina! Tá fresquinho :lol:
Imagem

Isso pq minha garagem é no sub-solo, onde não pega sol...
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

Valeu pelas fotos, José! :smt023

Agora vai ficar mais fácil de localizar o danado... hehehe

Quanto ao ponto, você tem ainda a opção de colocar um módulo de ignição e abrir as velas... O efeito de abrí-las é comparável ao de adiantar o ponto de ignição... Acredito que com 1,4mm o seu deve melhorar bem o torque...

Existem outros fabricantes, mas se quiser ficar de olho nos classificados do fórum CMRacing, sugiro que faça seu cadastro lá ( http://cmracing-private.takeforum.com/forum/ ). Como eu já disse antes, o que está no Vectra aqui em casa é um módulo para gerenciamento de turbo com ignição embutida que eu comprei usado, por R$ 400,00. O bom de pegar um usado (recomendo pedir para ser revisado pelo fabricante) é que se amanhã ou depois eu resolver tirar, consigo vender pelo mesmo valor que comprei... hehehe :wink:
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

Eduardo, acho que vou ter que comprar um módulo desses. O funcionamento do carro tá perfeito, e até fico receoso em mexer no sistema de IE e ficar problemático.

Farei o cadastro, e vou ver se acho um módulo desses usado mesmo.

Como estou usando velas de 2 eletrodos massa, como é que eu faço para abrir? É no mesmo esquema das de 1 eletrodo (1,4mm do eletrodo central) ou 1,4mm de distância entre os 2 eletrodos massa?
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

José Leal escreveu: Como estou usando velas de 2 eletrodos massa, como é que eu faço para abrir? É no mesmo esquema das de 1 eletrodo (1,4mm do eletrodo central) ou 1,4mm de distância entre os 2 eletrodos massa?
Seria entre o eletrodo central. Mas como o pessoal da CMRacing recomenda velas de 1 eletrodo, eu troquei pela vela com eletrodo de platina (ponta fina).
Na época, comprei no ML, por uns R$ 20,00 cada.

A que estava no carro era BKR6EKC (2 eletrodos) e eu usei a BKR6EGP (G-Power, 1 eletrodo de platina com ponta fina). Mas poderia ser a BKR6ES.

Só que na época a diferença de preço era pequena e eu optei pela de platina mesmo. :wink:
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

Amigos, aproveitando a mensagem do Eduardo, estou postando o resultado que obtive no dinamômetro no sábado 07/11, num encontro do Vectra Clube em Brasília. Os valores foram obtidos em 3ª marcha:

Imagem
clicando na foto, ela abrirá em um tamanho maior.

98,0 Whp @ 5304 RPM
156,3 N.m @3981 RPM
147 km/h @ 6453 RPM

Estou andando somente com os bicos abertos e com 100% de álcool no tanque.

E aí, o que os amigos acharam?
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

como você já sabe, é preciso fazer outros ajustes para render melhor na cana. ;)

você poderia fazer uns testes de retomadas (mais confiáveis na cronometragem manual, pois arrancada varia um bocado) no álcool e depois com gasolina, só pra comparar os tempos. pelo que você diz o carro está funcionando bem, mas talvez não tenha percebido a menor aceleração e força devido à falta de taxa ou mapeamento adequado da IE para o álcool.

o engraçado é como você colocou quase 200 na BR, né? imagina quando estiver mais acertado... :)

ficarei de olho aqui acompanhando suas alterações para melhorar o possante. :smt023

mês que vem passo o meu no dyno também.
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

Diego, talvez o problema de não sentir diferença, é que os bicos originais gasolina estavam podres de sujo. Tanto é que meu carro está com o mesmo consumo no álcool, quando era na gasolina. Na viagem para BSB o consumo ficou em 10,8km/l. O CB está marcando corretamente o consumo.

Na BR foram 220km/h de painel, mas era na descida do Country Clube. E lá vc sabe como ela é... :lol:

Tô vendo primeiramente o chip com o ponto adiantado. Depois verei os pistões com maior taxa. Mas já quero mandar logo os pistões do 2.4 16V flex. Qualquer coisa, postarei aqui.

Um abraço!
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