Bicos auto limpantes

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 242
Registrado em: 09 Fev 2007, 02:56
Cidade: Duque de Caxias
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Bicos auto limpantes

Mensagem não lida por leeloy »

Só agora que eu dando uma geral no forum vi que voltaram a responder o tópico :smt021.

Legal José Leal a sua iniciativa em entrar em contato com a revista AE, e achei interessante te responderem, o que não é normal no nosso Brasil :smt010, infelizmente ele não respondeu ao seu segundo email que talvez seria conclusivo a nossa dúvida. Então o mistério continua... rsrs :lol: "Fazer ou não fazer a limpeza se o carro não apresenta problemas?"

alquini achei interessante vc dizer isso "E tbm acho que esse boris fala demais e povo diz amem pra ele sem pensar no que ele disse mesmo." e não é a primeira vez que ouço, inclusive a pouco, não sei se foi nesse segundo vídeo que postei, que comenta que "fulano" não é engenheiro mecânico e sim engenheiro de outra área. Na minha opinião pessoal o cara ser formado numa área não quer dizer nada para mim, pois conheço vários Analista de Sistema que não sabem nada, só estou fazendo agora o curso superior de Sistemas de Informação por causa dos concursos público, e para ver se eu aprendo um pouco mais, pois a maioria só quer o canudo para falar que se formou apenas. Resumindo acho que o apresentador, reporte, etc. das mídias não precisam ser experts no assunto até porque deve haver algum setor responsável para fazer as pesquisas do assunto que irão postar ao ar, claro que há casos que essas reportagem são maquiadas para favorecer a mídia responsável, e com isso há a possibilidade de falar alguma "asneira". Não sou defensor de ninguém, não sou nenhum fanboy ou coisa do tipo. Tanto que quase tudo que ouço e me interessa eu procuro pesquisar :smt024 antes assim como vc concluiu "Tem que analizar caso por caso.".

Abrçs. :smt023
Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1136
Registrado em: 30 Nov 2007, 10:36
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Bicos auto limpantes

Mensagem não lida por rogertecmec »

Só pra alimentar um pouco mais a polêmica:
http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/carbon-1.htm
É uma reportagem da BCWS sobre limpeza de bicos injetores.
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
Avatar do usuário
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 242
Registrado em: 09 Fev 2007, 02:56
Cidade: Duque de Caxias
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Bicos auto limpantes

Mensagem não lida por leeloy »

rogertecmec escreveu:Só pra alimentar um pouco mais a polêmica:
http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/carbon-1.htm
É uma reportagem da BCWS sobre limpeza de bicos injetores.
Gostei desse artigo rogertecmec foi bastante esclarecedor para mim. Pena que os exemplos e teste foram usados a gasolina e não se referiram em nenhum momento ao álcool, que é o meu caso, portanto será que os testes teriam outro resultado se fosse o álcool como combustível?!

E algo que achei interessante nesse artigo foi sobre os métodos utilizados para diminuir o entupimento dos bicos, e entre eles o Monza não usa que é esse aqui:

"Enquanto alguns carros ainda os utilizam, a maioria mantém os ventiladores do radiador funcionando de maneira a baixar a temperatura do compartimento do motor o mais rapidamente possível. Isso é conseguido chaveando os ventiladores por um interruptor térmico sensível à temperatura da água."


Engraçado que a Ipanema do meu pai, mas antiga, possui esse sistema :smt017

Para os mais conhecedores podem me responder se o Monza EFI funciona de qual modo...

"No sistema de injeção central (CPI, Central Port Injection) da GM, como no S10 e Blazer V6 até 2002, os injetores são montados no conjunto de dosagem de combustível na câmara plena. Estando o conjunto de dosagem isolado das peças mais quentes do motor, a redução de fluxo por entupimento é bem menos provável de ocorrer. As válvulas do injetor são também válvulas de controle, unidirecionais, de maneira que a pressão do combustível seja mantida nos dois lados dos injetores elétricos mesmo quando o motor está desligado.

As válvulas montadas mais próximas do duto de admissão ainda são sujeitas ao calor, mas as pontas são saídas de borrifo, e não agulhas. Uma saída de borrifo oferece menos oportunidade para entupimento porque a maior parte da área após a sede da válvula fica aberta, e não contida dentro de uma ponta como no sistema de agulha.

Todo injetor lançado nos últimos 10 anos foi projetado para reduzir a possibilidade de entupimento devido ao calor."


Pois o Monza tem mais de 10 anos.

Por essa reportagem eu concluo, até que seja apresentado mais fatos 8) , que não é necessária a manutenção periódica dos bicos, já que cada carro possui um sistema e ficaria difícil desse modo afirmar que é necessário fazer uma limpeza tantos a tantos meses ou KMs. Mas ao primeiro sinal de funcionamento anormal que seja feita a manutenção corretiva, pois para o mesmo não precisa esperar o carro enguiçar né! :smt011 Basta já verificar um consumo excessivo, engasgamento, etc.

Abrçs. :smt023
Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool
Responder