como testar o motor do parabrisa

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
renantura
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como testar o motor do parabrisa

Mensagem não lida por renantura »

boa noite.. será que augue sabe como faço para mim testar o motor do lipador do parabrisa se esta funcionado...e se tem agun esquema eletrico para instalar.. o de plug preto.. com 5 fios...
Junior's

Re: como testar o motor do parabrisa

Mensagem não lida por Junior's »

E Aproveitando A Deixa se alguem enteder do assunto, quero saber o que fazer quando o motor do limpador de parabrisa faz um barulho horrivel quando é acionado??? oque causa e como consertar
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Carlos A. Freire
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Re: como testar o motor do parabrisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Junior's escreveu:E Aproveitando A Deixa se alguem enteder do assunto, quero saber o que fazer quando o motor do limpador de parabrisa faz um barulho horrivel quando é acionado??? oque causa e como consertar
Não foi mencionado o ano/modelo do seu Monza e qual é a marca do motor do limpador do seu Monza. Contudo, esse sintoma é comum no Monza de 93 a 95, que usa o motor do limpador Dyna importado (carcaça preta). Esse sintoma no caso desse motor, tem causa com rolamento com problema. Um auto elétrico pode consertar esse problema com facilidade. Para ter acesso a esse rolamento, deve abrir o motor, soltar o porta escova e tudo isso é rebitado, depois deve ser colocado parafusos. Para quem não tem intimidade ou experiência com motores elétrico, melhor deixar para um profissional executar esse serviço.

Abs,

Carlos Freire
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denis.roraima
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Re: como testar o motor do parabrisa

Mensagem não lida por denis.roraima »

Carlos A. Freire escreveu:
Junior's escreveu:E Aproveitando A Deixa se alguem enteder do assunto, quero saber o que fazer quando o motor do limpador de parabrisa faz um barulho horrivel quando é acionado??? oque causa e como consertar
Não foi mencionado o ano/modelo do seu Monza e qual é a marca do motor do limpador do seu Monza. Contudo, esse sintoma é comum no Monza de 93 a 95, que usa o motor do limpador Dyna importado (carcaça preta). Esse sintoma no caso desse motor, tem causa com rolamento com problema. Um auto elétrico pode consertar esse problema com facilidade. Para ter acesso a esse rolamento, deve abrir o motor, soltar o porta escova e tudo isso é rebitado, depois deve ser colocado parafusos. Para quem não tem intimidade ou experiência com motores elétrico, melhor deixar para um profissional executar esse serviço.

Abs,

Carlos Freire
Carlos, tem algum tópico referente a posição da engrenagem do motor? do BOSCH por exemplo. que tem a posição certa para girar devido aso contatos eletricos, caso contrario há a queima do fusivel.

O meu 94 GLS acho que tá feito um adaptação porque o motor é bosch mas é desse plug PRETO. acontece que quando ligo o plug e aciono o LImpador, o fusivel queima. Já tentei inumeras posições e nada. OBS: o motor está girando bem, eu mesmo fiz uma gambiarra pra ele funcionar, só que só funciona uma velocidade e quando desligar a chave ele pára de uma vez ou seja sem o temporizador finalizar e voltar a posição de descanso. Gostaria de informações da Posição da ENGRENAGEM igualmente a dos CONECTORES da mesma.

desculpe-me pela invasão desse assunto mas acredito que seja útil para os demais futuramente.

Abraço.
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Carlos A. Freire
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Re: como testar o motor do parabrisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos, tem algum tópico referente a posição da engrenagem do motor? do BOSCH por exemplo. que tem a posição certa para girar devido aso contatos eletricos, caso contrario há a queima do fusivel.

O meu 94 GLS acho que tá feito um adaptação porque o motor é bosch mas é desse plug PRETO. acontece que quando ligo o plug e aciono o LImpador, o fusivel queima. Já tentei inumeras posições e nada. OBS: o motor está girando bem, eu mesmo fiz uma gambiarra pra ele funcionar, só que só funciona uma velocidade e quando desligar a chave ele pára de uma vez ou seja sem o temporizador finalizar e voltar a posição de descanso. Gostaria de informações da Posição da ENGRENAGEM igualmente a dos CONECTORES da mesma.
Denis,

para colocar a engrenagem no motor, não precisa se preocupar com a posição. Antes de colocar o motor na máquina, conecte o motor e ligue e desligue pela alavanca do limpador, para que fique na posição descanso antes da montagem.

A partir de 1993, todo conector do limpador de para brisas do Monza passou a ser preto e reto, do mesmo tipo usado no farol e injeção eletrônica do Monza de 91 em diante.
Meu Monza GLS 96, utiliza o motor Bosch que veio original de fábrica e, tenho uma máquina completa com motor da Dyna, que deixo para back-up. Essa que era de um Monza GLS 94.

Se precisar, posso colocar a sequência das cores dos fios (mais rápido) ou uma foto do conetor (mais demorado).
Com relação a engrenagem, não se preocupe com posição de instalação no motor, mas, verifique se os contatos estão encostando na carcaça. A chave de limpador (no Monza é separada da chave de seta) em curto também pode apresentar o sintoma.

Abs,

Carlos Freire
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Re: como testar o motor do parabrisa

Mensagem não lida por denis.roraima »

Denis,

para colocar a engrenagem no motor, não precisa se preocupar com a posição. Antes de colocar o motor na máquina, conecte o motor e ligue e desligue pela alavanca do limpador, para que fique na posição descanso antes da montagem.

A partir de 1993, todo conector do limpador de para brisas do Monza passou a ser preto e reto, do mesmo tipo usado no farol e injeção eletrônica do Monza de 91 em diante.
Meu Monza GLS 96, utiliza o motor Bosch que veio original de fábrica e, tenho uma máquina completa com motor da Dyna, que deixo para back-up. Essa que era de um Monza GLS 94.

Se precisar, posso colocar a sequência das cores dos fios (mais rápido) ou uma foto do conetor (mais demorado).
Com relação a engrenagem, não se preocupe com posição de instalação no motor, mas, verifique se os contatos estão encostando na carcaça. A chave de limpador (no Monza é separada da chave de seta) em curto também pode apresentar o sintoma.

Abs,

Carlos Freire

Pois é Carlos. acontece que a chave eu testei sem estar ligado no motor e todas as posições deram sinais de tensão e não queimaram o fusível. No entanto, quando liga o conector preto e reto, como você mencionou, há a queima do fusível. ou seja sinai que alguma coisa no motor está em curto. O motor está bom, eu coloquei para funcionar direto, LIGO a chave na posição maxima e ele gira legal, mas fica ruim quando está chovendo pouco porque fica forçando as palhetas se ficarem direto e logo o desgaste prematuro das mesmas sem fala no inconceniente que é ficar preocupado com isso e toda hora tendo que desligar para evitar somando ainda o fato que tem que esperar ele estar na posição de descanço para não ficar no meio do VIDRO! :P hehhe, o MONZAO não pode ficar passando vexame.heheh

Perguntei sobre a posição da engrenagem porque no meu 92 quando quebrou os dentes dessa engrenagem automaticamente queimou o fusível. Só que ele é daquele outro modelo de conector. se puder postar via ilustrações como você mencionou agradeceria. falow.

abraço galera.
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Carlos A. Freire
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Re: como testar o motor do parabrisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Denis,

fotos do motor do limpador Bosch do meu Monza GLS 96:

Sequência de cores dos fios - amarelo, marrom, verde, violeta/branco e branco.

Imagem

Imagem

Fotos do motor do limpador Dyna (importado) Monza GLS 94 - meu back up:

Sequência de cores dos fios - Amarelo e Branco.

Imagem

Imagem

Abs,

Carlos Freire
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Diego Paiva
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Re: como testar o motor do parabrisa

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Pessoal, hj o motor do meu limpador de parabrisas parou. Parou do nada e ainda por cima tava chovendo meio forte :smt010 . Dei umas batidinhas com um martelo nele, pra ver se "descolava" e nada, saiu so um pouco do lugar, mas parou novamente....
Creio que queimou :( pois ficou fedendo muito a queimado.
O que fazer????
Quero saber como tiro o motor do carro, pois com ele fora do carro, posso levar em algum local e mandar ajeitar, ficando ao menos livre com a mão de obra da montagem e desmontagem. Ou se alguem tiver alguma dica para conserto, também aceito :mrgreen:

Abraços! :smt023

Edit: Ah, meu motor é o da carcaça prateada... creio que seja bosch.
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