Como tensinar a correia dentada do modelo 89?

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Wesley.Bozelli
Modelo: - SELECIONE --------

Como tensinar a correia dentada do modelo 89?

Mensagem não lida por Wesley.Bozelli »

Olá amigos!!!

Estou com uma certa dificuldade em tensionar a correia dentada do meu monza modelo 89. Recentemente efetuei a troca da correia e bomba d' água, porém a correia ficou muito frouxa e está vibrando pra caramba!!!

Já vi em outros tópicos que o tensionamento deve ser feito regulando a posição da bomba d' água, mas no meu caso...se eu mexer no posicionamento da bomba, fica pegando na carenagem.

Fui em duas altorizadas e falaram que se trata do tensionamento, por isso o barulho na parte de cima do motor. Um dos mecânicos até me perguntou se foi tensionado para o lado certo e corretamente...

Alguém poderia me ajudar com este problema, como funciona o tensionador do monza 89 e como faço o tensionamento?

Obrigado.
Abraços.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como tensinar a correia dentada do modelo 89?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O tensionamento da correia dentada do Monza até 95, é feito girando a bomba d´água, e no modelos que tem tensionador, ao movimentar a bomba d´água deve observar a posição do furo no corpo do tensionador para ter um ajuste correto.

Aqui neste fórum tem vários tópicos informado como trocar a correia dentada inclusive com ilustração, ou então baixe o manual de reparações do Monza também disponível neste fórum, para auxiliar neste ajuste.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Wesley.Bozelli

Obrigado Carlos.

Abs.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Weslley, vc está usando a correia correta?

Existem 3 tipos de correia dentada, cada uma delas com comprimento e número de dentes diferentes.

-Até o Monza 88 (sem tensionador), a correia é a de 111 dentes e 1057 mm.
-Do 89 ao 95 (com tensionador passivo), ela deverá ter 125 dentes e 1191mm. Seu carro deve estar nesse caso, certo?
-No 96 (com tensionador ativo), a correia é a de 146 dentes (quadrados) e 1168 mm.

Até o 95, o tensionamento é feito girando-se a bomba dágua no sentido anti-horário (estica a correia) até os furos do tensionador ficarem alinhados (existe um furo de referência na parte fixa e outro na parte móvel do tensionador). Se fazendo isso a correia pega na capa, provavelmente a correia é mais comprida que o previsto.
Pior que esses modelos de Monza usam a correia mais comprida das 3. Será que não lhe venderam uma correia de outro carro da GM? Ou mesmo de outra montadora? :smt017

No 96 o ajuste é feito diretamente no tensionador, que possue marcas de referência para isso.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Wesley.Bozelli

Obrigado pela ajuda primeiramente Luiz.

A correia está correta sim, a que está no carro é de 125 dentes. E a princípio havia feito apenas a troca da correia..cerca de uns 2 meses atrás, fui viajar e tudo, ficou bom. O Problema é que há duas semanas, precisei trocar a bomba d´ água e não reparei como estava a antiga, mas comparei as bombas e são igualzinhas...e agora ficou frouxa, quando tento tensionar através da bomba como o recomendado, a rolamento da bomba e não a correia fica pegando na carenagem...e na carenagem tem o diâmetro certinho do rolamento, ou seja, se eu mexer um pouquinho que seja pra qualquer lado...pega!!!

Já olhei se a carenagem não está amassada...mas aparentemente não...e quando aperto os parafusos da capa protetora, ela encosta no bloco do motor e, mesmo sim continua pegando...
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

E a bomba, tem aplicação correta para esse motor? No Monza 96, além da correia dentada ser diferente a bomba d´água também tem quantidade de dentes diferentes aos do modelos até 95, o mesmo se aplica a motor GM 16V e Corsa. Olhando parece ser tudo igual, mas, não são.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Wesley.Bozelli

Na caixa a especificação está correta, mas vou me atentar a este detalhe...

Assim que verificar, retorno.

Obrigado.
Abs.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Wesley, da mesma forma que a correia, também existem 3 tipos de bomba dágua para o Monza.
Além do tipo citado pelo Carlos Freire, existem mais dois, uma delas possue uma chapa atrás da polia.
Será que a que vc comprou não é essa?

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder