Conta-giros oscilando quando motor quente

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
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waldir
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Conta-giros oscilando quando motor quente

Mensagem não lida por waldir »

Carlos Freire e Amigos

Semana retrasada eu tive problema com a VT fechada e andei uns dias com a ventoinha na velocidade 2 que não desligava até descobrir e trocar a VT e dava aceleração (mangueira do MAP rachada (atualmente está difícil achar mangueirinhas que prestem).
Após isso dei uma verificada na bobina impulsora e fiz a troca (nova com 800 ohms), substitui cabos e velas (medi a impedância para ver se estavam dentro do parâmetro). Achei a mangueira do Map (joelho) rachada e 2 mangueiras na Flauta rachadas e a mangueira do coletor de adm. ao servofreio rachada na base na abraçadeira. Dei uma geral e após isso o desempenho ficou redondo ou quase, isto é, apos ligar a ventoinha (motor quente) pela manhã no percurso que faço não apresenta o problema, e quando estou no congestionamento principalmente as 18 horas em marcha lenta percebo o conta-giros oscilando em segundos vai e volta de 900 a 1100 RPM.

Carlos e Amigos, vocês teriam ideia do que pode estar influenciando? Pensei na bobina impulsora que troquei... Será que ainda há alguma entrada de ar falso por dilatação?

Agradeço pistas para achar o defeito.

waldir
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Carlos A. Freire
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Re: Conta-giros oscilando quando motor quente

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Remova e limpe o atuador de marcha lenta e seu local no TBI.
Verifique ainda outros possíveis locais de entrada falsa de ar e, respiro do motor obstruído.

Abs,

Carlos Freire
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waldir
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Re: Conta-giros oscilando quando motor quente

Mensagem não lida por waldir »

Carlos,

Eu limpei o TBI e o Motor de Passo e a impedância do mesmo está dentro dos parâmetros... Vou verificar novamente.

Vou colocar uma cola de silicone no encaixe da válvula do servo freio devido a mangueira ser grossa (não é a original) e pode estar
flexionando a a válvula. O TBI está com as guarnições/juntas novas e bem apertado e com dois anéis na junção da caixa do filtro contra o TBI para evitar entrada falsa.

Vou procurar com calma por que não está interferindo na aceleração, não há 'vazios'.
Estou desconfiado da mangueirinha que vai para a Válvula Thermac.

obrigado
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Carlos A. Freire
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Re: Conta-giros oscilando quando motor quente

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Com vacuômetro graduado, se verifica entrada falsa de ar, assentamento de válvulas, problemas na ignição...
Com scanner, além de testes de funcionamento dos sensores, com valores de tempo de injeção e da relação A/F, se verifica sem tem algo errado com a injeção e ou com a ignição.

Abs,

Carlos Freire
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waldir
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Re: Conta-giros oscilando quando motor quente

Mensagem não lida por waldir »

Carlos,
vou revisar as mangueiras e se não resolver vou procurar uma oficina com scanner
e ver tempo de ignição etc.

Embora o motor tenha aquecido bem devido a VT ele não passou dos 105º pelo menos o que mostrava no painel.

Obrigado, já são várias pistas.
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DÉCO
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Re: Conta-giros oscilando quando motor quente

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Cuidado amigo, a vt travada fechada "pode" causar super aquecimento no cabeçote (danificando válvula, junta... ), o marcador de temperatura não vai indicar a temperatura correta. Queimei uma junta por causa disto, no caso estava com pistola de temperatura e pude averiguar a diferença de valores entre a marcação no marcador de temperatura e a temperatura indicada pela pistola, porém nossos carros são diferentes modelos, etc. Seria sensato isto ser levado em conta.
Outra questão : na minha opinião de semi leigo em EFI, pode tbm ser problema na ignição, algo como o fio que manda a informação de rotação para o marcador estar com algum tipo de problema de contato etc...

abraço
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Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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waldir
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Re: Conta-giros oscilando quando motor quente

Mensagem não lida por waldir »

DÉCO, bom retorno"

A temperatura não passou dos 110ºC fiz o percurso com a ventoinha ligada na segunda velocidade e onde podia eu dava uma esticada para o vento ajudar um pouco. Na verdade a VT abria quase nada uns 2mm no teste da panela depois que eu a substitui. A nova abre o dobro uns 5mm para dar passagem.
Como eu disse antes foi uma somatória de coisas, mangueiras rachadas que substitui e hoje dei uma verificada geral nas mangueiras e substitui a da válvula Thermac que estava ressecada e rachada. Vou ver à tarde no congestionamento como se comporta.

obrigado.
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Gilmar Martins
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Re: Conta-giros oscilando quando motor quente

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Oi Waldir, eu tive problema com alterações na rotação de marcha lenta com o meu Vectra. É verdade que injeção é diferente. No meu caso era leitura errada pela CPU devido ao mau contato com sensor da marcha lenta e descobri também que havia mau contato com o conector da sonda lambda. Quando eu fiz a limpeza nos conectores tudo voltou ao normal. Quase comprei um novo sensor de marcha lenta que na ocasião custava R$380,00 sem necessidade. Nunca mais tive problemas com a marcha lenta. isso foi em 2013.
Pode ser que eu estou falando "abobrinha", mas vi na web que grande parte dos problemas da injeção eletrônica é devido a mau contado nos conectores, principalmente quando ficam "velhos" como é o caso de nossos "possantes".
O interessante é que no caso do Vectra havia momentos que marcha lenta ficava boa, mas principalmente quando o motor estava quente ela ficava em certa de 1.200 RPM.
Pode ser de ajuda dar uma olhada nessa questão dos conectores como estão.
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
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