Olá, boa noite Monzeiros. Gostaria de saber se quando o potenciômetro de CO estraga, ele para de receber voltagem.
Recentemente fiz o teste com meu multímetro, espetei o positivo no fio verde e o negativo no motor e deu nenhuma voltagem. Será realmente defeito só no potenciômetro? Posso trocar sem dor de cabeça? Abraços.
Potencimetro de C.O
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Potencimetro de C.O
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
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Re: Potencimetro de C.O
Bom dia.
Não me lembro de cabeça as cores dos fios, mas tem que verificar se entra a tensão no potenciômetro e dele sai e essa saída consegue ajustar a tensão. É assim que se testa um potenciômetro por tensão. Também é possível testar medindo resistência ohmica.
Quanto às cores de fios entrada, saída e se é de 2 ou 3 fios, é só consultar o esquema elétrico. Alguns esquemas vem inclusive explicando como medir e as tensões.
Não me lembro de cabeça as cores dos fios, mas tem que verificar se entra a tensão no potenciômetro e dele sai e essa saída consegue ajustar a tensão. É assim que se testa um potenciômetro por tensão. Também é possível testar medindo resistência ohmica.
Quanto às cores de fios entrada, saída e se é de 2 ou 3 fios, é só consultar o esquema elétrico. Alguns esquemas vem inclusive explicando como medir e as tensões.
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Re: Potencimetro de C.O
Igor, tenta girar o parafuso de regulagem mais vezes. Ou seja, dar mais voltas para testar algum mau contato. Se isso não resolver, tem que descobrir se está chegando tensão nesse potenciômetro como citou o Carlos Freire. O fio que testa a saída de tensão para regulagem com o multímetro é o do meio azul (apesar do tempo o meu parece verde) positivo, e o negativo do multímetro vai na massa do carro ou no pólo negativo da bateria.
Monza, muito mais que um carro!