Rodas superaquecendo depois de trocar pastilhas
- daviddeylon17
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Rodas superaquecendo depois de trocar pastilhas
Galera instalei as pastilha no meu carro a mais cara da marca Cobrec. Rodei pouco, cerca de uns 40km no bairro e hoje fiz um viagem pequena de 90 km. No meio do caminho, uma região que tem muitos quebra molas e semáforos precisei de reduzir, mas tudo na manhã e nada de freiada brusca. Eu depois de um tempo percebi um cheiro de queimado forte e parei em um lugar seguro para analisar, e percebi que as rodas dianteiras estava fritando e com fumaça. Fiquei com medo e esperei esfriar um pouco para continuar e seguir viagem, sem usar muito o freio, isso pode ter ocorrido por elas serem novas?
- Carlos A. Freire
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Re: Rodas superaquecendo depois de trocar pastilhas
Quando se troca as pastilhas, leva algum tempo para elas se assentarem aos discos. O tempo é maior ainda, quando não troca os discos ou não se faz retífica.
Nesse período, se recomenda maneirar, para evitar o super aquecimento do freio.
Agora que houve super aquecimento, é possível que as pastilhas vidraram.
Abs,
Carlos Freire
Nesse período, se recomenda maneirar, para evitar o super aquecimento do freio.
Agora que houve super aquecimento, é possível que as pastilhas vidraram.
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- daviddeylon17
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Re: Rodas superaquecendo depois de trocar pastilhas
Boa noite Carlos. Os discos estão bom, o que significa que minhas pastilhas vidraram?
- Carlos A. Freire
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Re: Rodas superaquecendo depois de trocar pastilhas
Boa noite daviddeylon17.
Não disse que os discos estão ruins, mas, pode não ter a planicidade de um disco novo ou retificado e, com isso, levar mais tempo para as pastilhas assentarem. Em geral são mais de 100km e trânsito urbano para as pastilhas assentarem completamente.
Vai saber se houve vitrificação das pastilhas se desmontar e conferir. Uma possível indicação dessa condição é os discos estarem espelhados, com brilho e ou reflexo.
Abs,
Carlos Freire
Não disse que os discos estão ruins, mas, pode não ter a planicidade de um disco novo ou retificado e, com isso, levar mais tempo para as pastilhas assentarem. Em geral são mais de 100km e trânsito urbano para as pastilhas assentarem completamente.
Vai saber se houve vitrificação das pastilhas se desmontar e conferir. Uma possível indicação dessa condição é os discos estarem espelhados, com brilho e ou reflexo.
Abs,
Carlos Freire
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- daviddeylon17
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Re: Rodas superaquecendo depois de trocar pastilhas
Blz amanhã vou conferir ei as pastilha estão vitrificadas. Se estiverem pode passar uma lixa sobre uma superfície plana até sair a vitrificação ou terá que trocar as pastilhas novamente?
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Rodas superaquecendo depois de trocar pastilhas
David
O freio a disco é projetado para que, ao se tirar o pé do pedal, as pastilhas recuem e deixem as rodas girarem livremente.
Quando se substitui as pastilhas, como disse o Carlos Freire, demora alguns quilômetros para isso acontecer. Não é aconselhável dar freadas bruscas durante algumas centenas de quilômetros. A não ser numa emergência, claro. Você não vai bater o carro para não estragar as pastilhas.
Quando se usa pouco o carro e as pastilhas chegam ao 'osso", e também quando não se substitui o fluido de freio de tempos em tempos, deixando que o fluido absorva água (o único fluido que não absorve água é o 5), acontece corrosão internamente nos cilindros. Essa corrosão se dá justamente na parte do cilindro onde o êmbolo não atua. Com pastilhas muito gastas, uma parte do cilindro vai apresentar corrosão. Com pastilhas novas, essa parte passa a ser utilizada.
No Monza há outro fator que contribui para o não retorno das pastilhas. É o emperramento daquela parte móvel das pinças de freio.
É aconselhável lubrificar aquela parte, bem como manter em bom estado as polainas de borracha.
Eu tive um Chevette que ninguém conseguia empurrar na mão. A causa eram as pastilhas prendendo. Não prendia o suficiente para aquecer, mas só consegui resolver substituindo as duas pinças dianteiras. Espero que no seu caso não seja tão grave.
Abs
O freio a disco é projetado para que, ao se tirar o pé do pedal, as pastilhas recuem e deixem as rodas girarem livremente.
Quando se substitui as pastilhas, como disse o Carlos Freire, demora alguns quilômetros para isso acontecer. Não é aconselhável dar freadas bruscas durante algumas centenas de quilômetros. A não ser numa emergência, claro. Você não vai bater o carro para não estragar as pastilhas.
Quando se usa pouco o carro e as pastilhas chegam ao 'osso", e também quando não se substitui o fluido de freio de tempos em tempos, deixando que o fluido absorva água (o único fluido que não absorve água é o 5), acontece corrosão internamente nos cilindros. Essa corrosão se dá justamente na parte do cilindro onde o êmbolo não atua. Com pastilhas muito gastas, uma parte do cilindro vai apresentar corrosão. Com pastilhas novas, essa parte passa a ser utilizada.
No Monza há outro fator que contribui para o não retorno das pastilhas. É o emperramento daquela parte móvel das pinças de freio.
É aconselhável lubrificar aquela parte, bem como manter em bom estado as polainas de borracha.
Eu tive um Chevette que ninguém conseguia empurrar na mão. A causa eram as pastilhas prendendo. Não prendia o suficiente para aquecer, mas só consegui resolver substituindo as duas pinças dianteiras. Espero que no seu caso não seja tão grave.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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- daviddeylon17
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Re: Rodas superaquecendo depois de trocar pastilhas
Galera boa tarde. Levei o carro no mecânico e expliquei a ele a situação. Ele me falou que na mecânica dele nem usa está marca Cobrec. Ele falou que a pastilha Cobrec é muito dura ele me indicou a usar Pastilha Fras-le ou Syl ou ainda a Lonaflex. Elas são mais macias e não acontece isto que aconteceu comigo isto procede galera? Comprei esta marca Cobrec pq era mais cara e é original e aconteceu está situação chata.
- Carlos A. Freire
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Re: Rodas superaquecendo depois de trocar pastilhas
Boa tarde.daviddeylon17 escreveu: ↑02 Out 2019, 12:52 Galera boa tarde. Levei o carro no mecânico e expliquei a ele a situação. Ele me falou que na mecânica dele nem usa está marca Cobrec. Ele falou que a pastilha Cobrec é muito dura ele me indicou a usar Pastilha Fras-le ou Syl ou ainda a Lonaflex. Elas são mais macias e não acontece isto que aconteceu comigo isto procede galera? Comprei esta marca Cobrec pq era mais cara e é original e aconteceu está situação chata.
Essa informação não procede... Eu uso a marca Cobreq desde os anos 80 em todos meus carros, carros da família e de amigos próximos, aos quais faço manutenção. Inclusive já mostrei aqui no fórum em vários tópicos sobre o assunto, que tenho preferência pela Cobreq para pastilhas e para lonas de freio.
Meu carro freia muito bem, como ocorre com os dos meus amigos que usam essa marca.
O que ocorreu com seu Monza nós já explicamos, não foi obedecido os procedimentos para assentamento das pastilhas e iria acontecer com qualquer uma dessas marcas, que não colocaria em meus carros nem se eu ganhasse. Talvez a Fras-le e a Jurid, mas as demais, sem chance...
Em geral, quando a pastilha é de material duro, não suja a roda e causa desgaste prematuro dos discos. No meus carros, ocorre justamente ao contrário. Suja muito as rodas e os discos demoram a ser trocados.
Abs,
Carlos Freire
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