timm_65 escreveu:Aproveitando o topico, como vcs fazem para tirar o filtro e nao derramar oleo no motor?
Eu coloco um jornal ou uma revista por baixo do filtro, para fazer uma calha direcionada a bacia receptora, que já está com o óleo que escorreu do cárter.
Sempre tomo esse cuidado para não melecar de óleo a suspensão e roda dianteira direita. Se eu trocar o óleo e filtro em elevadores, faço da mesma forma, mas ao invés de usar bacia, uso o captador de óleo (não sei o nome), que é o equipamento que tem um grande funil e vai armazenar o óleo velho em um recipiente.
No meu início com Monza, lambuzava toda suspensão e tinha que lavar logo em seguida, o que me deixava revoltado. Com essa espécie de calha nunca mais sujei o carro com óleo, rsrsrsrsr!!!
Coloco óleo novo no filtro novo e passo óleo na borracha de vedação, para depois colocar o filtro no local, apertado apenas com as mãos. Depois completo o cárter com óleo.
No meu mecanico, todos que trabalham lá fazem o mesmo procedimento de encher o filtro antes de colocar, lubrificam o anel também... sempre achei isso normal em todos carros... no palio que eu tive, eu nem dava muita bola para essas coisas, e nem tinha muito conhecimento... com o monza eu passei a me importar mais com carros, e passei a ter um pouco de conhecimento, mas ainda não é muita coisa.. kkkK!!!
Pelo menos fico tranquilo em saber que meu mecanico que confio tanto, faz da maneira correta, mais um ponto para ele que, ganha mais a minha confiança...
Topico muito bom Dutra!!
TEm um pessoal que gosta de apertar muito o filtro, mas não há necessidade de apertar demais, pois na hora de tirar a pressão aumenta muito com o tempo e o calor dificultando muito, com um aperto da medida com uma simples lixa de parede vc folga para troca e para apertar usar só a mão, fica a dica!!! Isso diminui a chance de fazer grandes bagunças com oleo na hora da troca. KKKKKKKkkkk
Painel Digital, freio a disco na quatro, MPFI VectraA com Pandoo...
Suspensão regularizada.
Um sonho sobre Rodas......
O meu mecanico utiliza uma ferramente que tem uma sinta quando puxado em um sentido ela segura, como a mão de mecanico é sempre lambusada, pode escorregar, então eles usam isso lá... mas eles não apertam muito mesmo...
Analisemos a física da questão de um filtro de óleo estourar.
Qual seria a pressão para um filtro de óleo estourar feito uma flor? Certamente não a fornecida pela bomba de óleo do Monza que possui válvula de alívio, mas no estilo Mythbusters, vamos considerar que a válvula esteja travada e não abra, e que num acesso de imbecilidade total após a troca de óleo liguemos o motor e instantâneamente o coloquemos à 6500 RPM (alguém faria isso?), nesse momento a pressão iria se elevar subtamente, porém o filtro de óleo não é um reservatório de pressão, ele é basicamente um by-pass, uma passagem, assim como tem a entrada de óleo, também tem a saída do óleo, e a pressão iria se dissipar pela tubulação de óleo, mas ainda consideremos que o motor está muito velho e mal cuidado, com a tubulação quase entupida (o motor deve estar uma droga, nem sei se consegueria ainda andar neste estado muito menos chegar a 6500 RPM), mas suponhamos que tenho trocado o filtro e não o óleo, e só neste caso ligando e colocando 6500 RPM, num motor sem válvula de alívio e com óleo velho e contaminado, este subito aumento de pressão consiga furar o elemento filtrante e entupir de vez a circulação de óleo do motor ... o que aconteceria ??? O que é mais provável? Estourar o metal do filtro ou a junta de borracha do filtro com o bloco ceder? Certamente a junta vai ceder.
Isso tudo considerando que o filtro não tenha falhas intrinsecas na moldagem do copo metálico.
Agora falando do real, do que já acontecu comigo, no meu Hatch, trocaram o óleo e filtro, e apertarm o filtro com ferramenta, quando o recomendado é aperto com a mão, o resultado é que depois de uns 10 km a presão sobre o anel de vedação foi tanta, pelo excesso de pressão aplicada sobre ele mais a pressão do óleo que ele cedeu, ouvi um barulho estranho e o manômetro acusava baixissima pressão, mas a luz do óleo apagava, fui conferir e vi um jorro de óleo pelo filtro, meu ouvido mais o manômetro salvaram o motor, depois fiz o posto refazer direito e de graça a troca de óleo, mas tive que rebocá-lo até lá.
Já montei motor depois de retífica de Monza, Escort e Belina (CHT) todos sem óleo no filtro, até porque no CHT a montagem é de lado, e como era de esperar nada de mais aconteceu.
Editado pela última vez por MonzaClub20EFICHZ em 18 Abr 2012, 21:38, em um total de 2 vezes.
vrsilva escreveu:O meu mecanico utiliza uma ferramente que tem uma sinta quando puxado em um sentido ela segura, como a mão de mecanico é sempre lambusada, pode escorregar, então eles usam isso lá... mas eles não apertam muito mesmo...
opa vrsilva, meu mecânico também usa essa ferramenta com cinta pra apertar o filtro mesmo mas não aperta muito também não, somente o necessário pra que não vaze. Abraços