ventoinha do radiador num funfa

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: ventoinha do radiador num funfa

Mensagem não lida por luiz sle »

Danilo_m85 escreveu:então...pode ser também o motor estava um pouco enfraquecido....já não estava girando como há algum tempo atrás.....hoje comprei outro motorzinho prá ventooinha... troquei....o carro ta trabalhando em temperatura mais baixa...tah refrigernado mais.... pode ser que essse seria o problema de eskentar, pois já havia trocado o porta fusível anteriormente sem sucesso.....
mais ainda continuei com a idéia do disjuntor térmico... hehehe...vamos ver se não vai dar problema.....
abraçosss obrigado!
Não tem nada a ver o motor quente e esquentar o circuito da caixa de fusíveis.

Como o Carlos disse, havia algum mal-contato aí. Como poderia ser erro da montadora, se apenas seu carro apresenta esse defeito? O meu nunca aconteceu!
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Danilo_m85
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 06 Mar 2011, 01:14
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ventoinha do radiador num funfa

Mensagem não lida por Danilo_m85 »

foi refeita a fiação toda e de nada adiantou...ele keimava da mesma forma o fusível...pode ser é claro algum problema no motorzinho da ventoinha que não estava trabalhando corretamente...mais já vi vários amigos que tem monza reclamar do mesmo problema e certa vez eu vi no fórum mesmo alguem se queixando do mesmo erro.....
meu tio tem um monza 89 e o problema foi o mesmo, meu primo tem um monza 93 classic e teve de tomar as mesmas providências, lembro-me de certa vez um cara daqui que trampa na artvel chevrolet me falar que todo problema relacionado com a refrigeração do monza eles faziam esse esquema de optar pelo disjntor térmico....mesmo sem dar problema...mais enfim, talvez um porta fusível novo resolveria o problema tbm... pelo menos por algum tempo....
abraçosss
Imagem

Monza 1.8 SL/E 1985 adquirido em 1991, todo original, motor nunca foi aberto!! além do conforto...excelente carango!!!
Eron Quintiliano
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Out 2011, 15:39
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ventoinha do radiador num funfa

Mensagem não lida por Eron Quintiliano »

primeiramente pessoal desculpas por ressucitar o tópico,sou novo aki no forum e essa e minha primeira postagem!
o meu tubarão 93 modelo 650 está com um problema parecido com esse que encontre aqui nessa pequena pesquisa minha! quando chega a hora dele acionar a ventoinha do radiador as vezes ele nao arma,abri o capô e cosntatei que os fios que ligam na ventoinha estavam envermelhados, superaquecidos evitando assim que a corrente passe por eles chegando ate a ventoinha,!Pergunto agora vocês quando isso ocorre é quando a fiação esta velha de mais ou ela e fina demais? Ou o eletro ventilador esta indo pro pau e está torrando os fios,!? no final das contas cortei os fios e emendei pra chegar em casa seguro!
abraços e obrigado!

OBS: Meu monza não esta acionando a ventoinha pelo modulo e sim pelo cebolão,pois algum ignorante,dono antigo,fez uma chupeta inverntida nele torrando assim o modulo de I.E!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: ventoinha do radiador num funfa

Mensagem não lida por waldir »

Meu monza não esta acionando a ventoinha pelo modulo e sim pelo cebolão,pois algum ignorante,dono antigo,fez uma chupeta inverntida nele torrando assim o modulo de I.E!
Eron, seja bem vindo!

vc tem certeza disso ou lhe disseram?

Vc está se referindo ao Sensor de Temperatura instalado na carcaça da Valvula termostática ou instalaram um Interruptor Termico (cebolão) no radiador ou na mangueira de saida do radiador?

Quanto ao fio pode ser mau contato, fio quebrado, terminais oxidados, motor do ventilador ficando ruim.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Eron Quintiliano
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Out 2011, 15:39
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ventoinha do radiador num funfa

Mensagem não lida por Eron Quintiliano »

nao nao,eu mesmo constatei waldir,a ventoinha esta ligada em referência ao cebolão!, em relaçao ao eletro ventilador,no caso se eu colocar uma fiaçao mais grossa será que resolve,pois os fios que estão la sao meio finos por isso axo q nao guenta muito,e outra se for o eletro ventilador velho qualquer fiaçao(independentemente da espessura) que colocar ali ele vai torrar assim mesmo:?abraços irmao!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: ventoinha do radiador num funfa

Mensagem não lida por waldir »

Eron Quintiliano escreveu:nao nao,eu mesmo constatei waldir,a ventoinha esta ligada em referência ao cebolão!, em relaçao ao eletro ventilador,no caso se eu colocar uma fiaçao mais grossa será que resolve,pois os fios que estão la sao meio finos por isso axo q nao guenta muito,e outra se for o eletro ventilador velho qualquer fiaçao(independentemente da espessura) que colocar ali ele vai torrar assim mesmo:?abraços irmao!
Eron,
quanto ao eletroventilador precisa ser avaliado por uma auto-eletrica, talvez possa ser reparado (escovas ou buchas).
Um novo custa mais ou menos 170 reais (Bosch)

Eron, não ficou claro pra mim.
Se o modulo (IE) está torrado como que o motor funciona sem os sensores e atuadores ( sensor da borboleta, motor de passo, válvula injetora, sensor map, sensor de temperatura, modulo hei) ?

Foi instalado o cebolão no seu Monza 93?

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Eron Quintiliano
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Out 2011, 15:39
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ventoinha do radiador num funfa

Mensagem não lida por Eron Quintiliano »

isso mesmo Valdir foi instalado um cebolão (interruptor) na mangueira mais grossa do radiador aquela que fica ao lado do radiador"! sobre o modulo de IE,com esta funcionando eu nao sei,meu eletrecista disse que tinha queimado!
em relaçao a ventoinha eu vou no eletrecista amanha resolver esse problema ver se e a fiaçao ou eletroventilador!

obrigado irmão!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: ventoinha do radiador num funfa

Mensagem não lida por waldir »

Eron Quintiliano escreveu:isso mesmo Valdir foi instalado um cebolão (interruptor) na mangueira mais grossa do radiador aquela que fica ao lado do radiador"! sobre o modulo de IE,com esta funcionando eu nao sei,meu eletrecista disse que tinha queimado!
em relaçao a ventoinha eu vou no eletrecista amanha resolver esse problema ver se e a fiaçao ou eletroventilador!

obrigado irmão!
Se foi o modulo de Ignição (que é bem possivel na inversão de polaridade ou excesso de voltagem) é o famoso modulo Hei (High Energy Ignition) e que certamente foi substitituido (ele fica acondicionado no distribuidor)

Quando vc mencionou me pareceu que era a Central (ECU) que não estava acionando a ventoinha. Porém vc informou que a ventoinha está sendo acionada pelo interruptor termico/cebolão.

Pra mim está explicado :roll:

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder